Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 31.1.2013 | 18h16m
#Nesta sexta
 
 
 

Enviado por Da redação - 31.1.2013 | 18h03m
#Feira de Santana
Ronaldo cria comissão para diagnosticar condições das casas de shows

O prefeito José Ronaldo (DEM) criou uma comissão formada por secretários de diversas áreas para realizar um diagnóstico sobre as condições em que funcionam casas de eventos e espaços que recebem aglomerações em Feira de Santana. A comissão fará nesta sexta-feira (1), a primeira reunião de trabalho. O encontro acontece às 10h na Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev). Às 11h, o secretário Mauro Moraes concede coletiva sobre o assunto.  

 
 

Enviado por Da redação - 31.1.2013 | 13h26m
#Política
Vereador rebate ex-secretário

O ex-secretário de Educação de Feira de Santana, José Raimundo de Azevedo, perdeu a “linha do tempo”, diz o vereador Justiniano França. Presidente da Câmara, ex-secretário de Educação e homem de fortes ligações políticas com o prefeito José Ronaldo, o vereador contesta o ex-secretário, que disse ter encontrado a Educação sem merenda escolar e papel ofício em 2009, ao assumir o cargo. Com essa declaração, o ex-secretário quis atribuir o fato ao segundo governo José Ronaldo, encerrado no ano anterior. “Ele está relatando sobre algo que não teve, nem poderia ter conhecimento, pois sequer estava no cargo quando se iniciou aquela administração. Deve estar com algum problema de memória”, ironiza Justiniano. “José Raimundo nem mesmo era secretário, quando se iniciou a administração seguinte a de Ronaldo. Ele só foi nomeado no dia 30 de março. A secretária nomeada no dia 1º de janeiro de 2009 foi a professora Anaci Paim, que não constatou nada dessa estória que, só agora, quatro anos depois, José Raimundo está contando”, afirma o vereador.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 30.1.2013 | 9h50m
#Política
Petista questiona ação da Secretaria de Meio-Ambiente

O vereador estreante Pablo Roberto (PT) não esperou a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal para começar o seu trabalho de oposicionista. Em nota distribuída à imprensa, o petista fez críticas ao modus operandi da Secretaria de Meio-Ambiente, comandada pelo secretário Roberto Tourinho. Segundo Pablo, ele foi procurado por trabalhadores do Centro de Abastecimento que se disseram ameaçados por funcionários da secretaria que caso não desligassem os equipamento de som, dvd ou Tv de seus estabelecimentos. “Ouvi o desabafo dos comerciantes e barraqueiros que acusam um senhor identificando como Delorme, que chegou aqui acompanhado de soldados da Guarda Municipal, alegando ser da Secretaria de Meio Ambiente, espalhando terror entre os trabalhadores, dizendo que se os aparelhos de som não fossem desligados que os equipamentos seriam recolhidos e os proprietários multados”, contou. Pablo revelou ainda que entrará em contato com o secretário Roberto Tourinho para pedir que os prepostos da secretaria tratem os comerciantes do Centro de Abastecimento sem ameaças. “Tentarei falar com o Secretário Roberto Tourinho, para que ele possa da melhor forma possível orientar essas pessoas e não proibir o uso do som e sim ensinar como eles podem se adequarem as normas do município de forma ordeira e sem ameaças”, disse. 
 
 
 

Enviado por Da redação - 30.1.2013 | 9h22m
#Brasília
Projeto reduz exigência para a atividade de mototaxista

O Projeto de Lei 4584/12, do deputado Jorginho Mello (PR-SC), que tramita na Câmara dos Deputados reduz as exigências para o exercício das atividades de mototaxista, motoboy e moto-frete. Pelo texto, esses profissionais deverão ter 18 anos e possuir habilitação na respectiva categoria. A proposta altera a lei que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte via motocicleta (Lei 12.009/09), que exige que o profissional tenha 21 anos completos e pelo menos dois anos de habilitação na categoria. Segundo o autor, a exigência de experiência tem impedido que muitos jovens ingressem no mercado de trabalho. “Cria-se um círculo vicioso: se não tem experiência não tem trabalho, se não tem trabalho não tem experiência. Este tipo de argumento só os prejudica, e apesar de termos um dos menores índices de desemprego dos últimos anos, os que tentam ingressar no mercado de trabalho ainda encontram muita dificuldade para conseguir o primeiro emprego”, afirma. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 29.1.2013 | 12h04m
#Foguetinho
Ex-secretário alfineta Ronaldo

O ex-secretário de Educação do governo Tarcízio Pimenta (PDT), José Raimundo Azevedo, alfinetou a gestão do prefeito José Ronaldo (DEM), no que diz respeito a educação. Em entrevista ao programa Subaé Notícias, o ex-secretário afirmou que quando assumiu o cargo em 2009, pós-segundo mandato de Ronaldo, o município não tinha merenda escolar nem papel de ofício para o início do ano letivo. Segundo ele, a situação é diferente do que a nova secretária, Jaiana Ribeiro, encontrou agora quando foram deixados recursos para aquisição de seis ônibus escolares, merenda escolar comprada e papel ofício em quantidade suficiente pra o início das aulas.  Raimundo é o primeiro ex-secretário a defender e comparar publicamente as gestões de Tarcízio e Ronaldo. 
 
 

Enviado por Da redação - 29.1.2013 | 9h25m
#Brasília
Proposta torna inelegíveis usuários e dependentes de drogas

De autoria do deputado Dr. Grilo (PSL-MG), o Projeto de Lei Complementar 220/12 que tramita na Câmara dos Deputados torna inelegíveis usuários e dependentes de drogas. Pelo texto, são consideradas drogas substâncias entorpecentes especificadas em lei ou relacionadas em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo. Ainda pela proposta, os critérios de inelegibilidade estabelecidos pela Lei Complementar 64/90 – a ser alterada pelo texto – passam a valer também nas eleições dos membros de órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Dr. Grilo argumenta que a medida já encontra respaldo na legislação nacional. Segundo ressalta, o Código Civil (Lei 10.406/02) “estabelece, expressamente, que são incapazes, relativamente a certos atos, os viciados em tóxicos”. Tramitação O projeto tramita em regime de prioridade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive no mérito) e pelo Plenário.
 
 

Enviado por Da redação - 28.1.2013 | 8h34m
#Salvador
ACM Neto determina inspeção em casas de espetáculos e camarotes de Carnaval

O prefeito ACM Neto determinou à  Sucom (Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo) a realização de uma inspeção em todas as casas de espetáculo de Salvador (boates, casas de shows e eventos, espaços para festas infantis, buffets em geral, etc) para verificar se todas as normas de segurança exigidas pela legislação estão sendo cumpridas.  A medida inclui também uma vistoria mais rigorosa nos camarotes que estão sendo construídos para o Carnaval de Salvador. “Quem não estiver enquadrado nos padrões e normas técnicas será interditado”, disse o prefeito. ACM Neto afirmou, ainda, que neste domingo entrou em contato com o superintendente da Sucom, Sílvio Pinheiro, para que as providências fossem adotadas imediatamente. “A tragédia de Santa Maria, que ganhou repercussão mundial, serve de alerta para todos nós. Todos nós somos solidários às famílias das vítimas, mas temos de tomar as providências necessárias para evitar que fatos semelhantes aconteçam”, disse Neto. De acordo com o prefeito, os engenheiros e técnicos da Sucom vão iniciar o reforço na fiscalização pelos camarotes. "Em seguida, a medida será ampliada para todas as casas de espetáculos da cidade."
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 28.1.2013 | 8h24m
#Feira de Santana
Advogado vai pedir lista com alvarás de casas de shows

A tragédia em Santa Maria chamou a atenção para a falta de alvarás e equipamentos de segurança em casas de show em todo Brasil. Pensando nisso, o ex-superintendente do Procon de Feira de Santana, o advogado Rafael Cordeiro, afirmou em sua página no Facebook que baseado na Lei de Acesso à Informação vai fazer um requerimento ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para que seja publicada uma lista de todos os alvarás de funcionamento das casas de show em Feira de Santana. “O objetivo é que essa informação possa servir como instrumento ao cidadão para colaborar com a fiscalização do regular funcionamento das casas de espetáculos”, escreveu. 

 
 

Enviado por Rafael Velame - 27.1.2013 | 8h36m
#Da série
Frases de efeito

"Feira de Santana é a Nova York do Nordeste", Jailton Batista, secretário de Cultura Esporte e Lazer em entrevista ao jornal Tribuna Feirense

 
 

Enviado por Da redação - 26.1.2013 | 7h00m
#Copa do Mundo
Secretário-Geral da FIFA e governador inspecionam Arena Fonte Nova

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, faz uma visita de inspeção à Arena Fonte Nova, nesta terça-feira (29), a partir das 9h30. O governador Jaques Wagner, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, os ex-jogadores Ronaldo Nazário e Bebeto Gama, integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo FIFA 2014, e autoridades locais acompanham Valcke, que também receberá uma atualização sobre os preparativos na Bahia para a Copa das Confederações FIFA 2013 e Copa 2014. Valcke chega ao Brasil neste domingo (27), para a primeira parte de um tour em todas as cidades-sede da Copa do Mundo FIFA ao longo de 2013. Acompanhado do ministro Aldo Rebelo, do presidente do Comitê COL, José Maria Marin, dos integrantes do Conselho de Administração do COL, Ronaldo e Bebeto, e do membro do Comitê Executivo da FIFA, Marco Polo Del Nero, ele fará a parada inicial em Fortaleza, onde participará do primeiro evento-teste de uma sede em uma arena do Mundial – duas partidas da Copa do Nordeste que serão disputadas em um Estádio Castelão totalmente reformado. "Durante esta viagem, celebraremos dois marcos: o primeiro evento-teste oficial para a Copa das Confederações da FIFA e os 500 dias para o jogo de abertura (da Copa do Mundo da FIFA) em 13 de junho de 2014. Na realidade, já entramos na reta final dos preparativos para esses eventos tão importantes no país dos pentacampeões mundiais. Estou muito entusiasmado de poder vivenciar esses momentos especiais pessoalmente no Brasil", afirmou Valcke, referindo-se particularmente ao dia 28 de janeiro (esta segunda-feira), data da comemoração dos 500 dias, que acontecerá em Brasília com a presença da presidente Dilma Rousseff. Nessa ocasião, o último símbolo visual da Copa do Mundo da FIFA 2014 – o cartaz oficial – será revelado, dando mais um grande exemplo da criatividade brasileira.
 
 
 

Enviado por Da redação - 25.1.2013 | 17h04m
#Brasília
Regulamentação da meia-entrada pode ser votada em 2013

A regulamentação da meia-entrada para estudantes e idosos em cinemas, teatros, eventos esportivos e culturais volta à discussão na Câmara em 2013. Projeto de lei do Senado (PL 4571/08) que trata do assunto já está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde aguarda parecer final. A regulação das carteirinhas hoje é feita, principalmente, por leis municipais e estaduais. Apenas os idosos contam com uma norma federal, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03). Um dos pontos mais polêmicos da proposta que está na CCJ é a reserva de um percentual máximo de ingressos destinado à meia-entrada. Enquanto a Comissão de Defesa do Consumidor votou pela exclusão de uma cota de bilheteria, as comissões de Seguridade Social e Família; e de Educação e Cultura optaram por manter o percentual de 40% proposto pelo Senado. Segundo a relatora do projeto na Comissão de Educação, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o limite é importante para trazer equilíbrio ao setor. (Leia mais)
 
 

Enviado por Da redação - 25.1.2013 | 9h31m
#Brasília
Câmara instala tablets no Plenário

A Câmara dos Deputados instalou 539 tablets nas bancadas do Plenário para facilitar o acesso dos deputados aos textos das propostas legislativas. Os aparelhos são fixos e vão atualizar a pauta de votações em tempo real. O custo dos equipamentos foi de R$ 609,7 mil, valor que poderá ser compensado a longo prazo com a redução dos gastos com papel. O 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), afirma que esse avanço na tecnologia da informação foi um objetivo da Mesa Diretora dos últimos dois anos: "O objetivo é que a Câmara ganhe um novo ritmo nas suas votações, no conhecimento das matérias, mas que haja também uma economia muito grande de papel utilizado por ano, cerca de 3 toneladas e meia." Eduardo Gomes destaca ainda que os deputados poderão assinar proposições eletronicamente. É o caso das propostas de emenda à Constituição (PEC), que precisam das assinaturas de apoio dos parlamentares. Como há 513 deputados, Gomes lembra que esse processo costuma ser tumultuado. Atualmente, a pauta eletrônica já é adotada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Segundo Eduardo Gomes, já existem recursos separados para que os tablets sejam instalados nas outras comissões da Câmara.  Em 2011, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou um projeto de resolução (PRC 96/11) estabelecendo a pauta eletrônica para as votações em Plenário e nas comissões. A proposta está em análise pela CCJ. "Espero que a diretoria-geral do novo biênio tome providências com a nova Mesa para extinguir a pauta física, de papel, que não faz mais sentido", argumenta Teixeira.
 
 
 
 

Enviado por Da redação - 24.1.2013 | 15h01m
#Brasília
Projeto permite nomear bens públicos com nomes de pessoas com mais de 70 anos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4568/12, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que permite a atribuição de nomes de personalidades vivas, com mais de 70 anos, a bem público da União e da Administração Indireta. O projeto altera a Lei 6.454/77, que proíbe, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público. Segundo o autor, o objetivo é que o homenageado possa ter, ainda em vida, o reconhecimento por suas contribuições e pela relevância dos serviços prestados à nação. “É frequente, no nosso País, o debate acerca da memória curta do brasileiro, que descarta, com certa facilidade, acontecimentos importantes da sua história e as personalidades que deles participaram. Nesse sentido, é de fundamental importância a homenagem àqueles que prestam serviços relevantes à nação”, defendeu Fagundes. O projeto foi apensado ao PL 1949/11 e será analisado conclusivamente pelas comissões de Educação e Cultura e Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Da redação - 24.1.2013 | 8h40m
#Transporte
Feira poderá ter Trem regional de passageiros

Feira poderá ter Trem regional de passageiros
Foto: Silvio Tito
Feira de Santana deverá ser incluída em um projeto do Ministério dos Transportes com o objetivo de operacionalizar um serviço regional de trem de passageiros envolvendo Salvador e Alagoinhas. O projeto está sendo elaborado, no Estado, pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Nesta quarta-feira, 23, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário de Convênios e Gestão, Arcênio Oliveira, participaram de reunião na capital baiana para discussão do assunto. Além do prefeito e do secretário, estiveram presente ao encontro a coordenadora do Projeto Trem Regional, pela Ufba, Ilce Marilha Dantas Pinto, representante do Ministério dos Transportes Euler Sampaio, e  representantes da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan) e Secretaria Estadual de Infra-Estrutura, Antonio Alberto Valença e Maria Amélia, respectivamente. As autoridades presentes ao encontro, tendo em vista o parecer dos técnicos envolvidos no projeto, defenderam que Feira de Santana seja inserida. Nesse caso, substituiria Conceição da Feira. No dia 28 de fevereiro haverá mais uma reunião para tratar do tema, desta feita em Feira de Santana. O prefeito José Ronaldo está otimista: “Feira de Santana, pela sua localização estratégica e pelo importante pólo regional que representa, sendo séde de uma região metropolitana, seria importante para o projeto. São os técnicos, com seus conhecimentos, que defendem a inclusão da cidade na rota do trem de regional de passageiros. No que depender do nosso Governo, tudo será feito para que o Município possa participar”.
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial