Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 20.10.2015 | 1h38m
#Feira de Santana
Helyos: melhor ensino; pior matricula

Helyos: melhor ensino; pior matricula
Um dos melhores colégios particulares do Brasil parece estar precisando tomar umas aulas de humanidade e tecnologia. Para conseguir uma matricula no Helyos, melhor colocado na Bahia na lista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), é necessário passar pelo constrangimento de dormir na porta da instituição. Isso acontece porque o colégio disponibiliza as vagas disponíveis para 2016 por ordem de chegada. O Blog do Velame conversou com pessoas que estavam na fila nas madrugadas de segunda (19) e terça-feira (20). Um homem que não quis se identificar ofereceu um lugar na fila por R$ 160, e afirmou que a maioria dos que se encontravam lá eram funcionários dos pais dos prováveis futuros alunos do premiado colégio. “São motoristas, secretárias que guardam os lugares pra os patrões chegarem somente na hora do atendimento”, contou.   A mensalidade no Helyos pode chegar a R$ 1. 795. “É inadmissível que em tempos de tecnologia esse ainda seja a forma que um colégio dito como tão bom trate quem quer matricular o filho”, lamentou uma senhora que também não quis se identificar, mas revelou estar “guardando a vaga” na fila pra uma amiga. 
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 20.10.2015 | 1h26m
#Câmara de Feira
Lulinha cobra providências para atraso nos salários de vigilantes do Zilda Arns

O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (PEN), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal cobrou do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Zé Neto (PT), que intercedesse  junto ao governador Rui Costa (PT) para que seja efetuado, o mais rápido possível, o pagamento dos salários atrasados e as horas extras dos vigilantes da Casa de Atendimento Socioeducativo Zilda Arns. De acordo com Lulinha, os referidos vigilantes são terceirizados da empresa MRJC, contratada pelo Governo do Estado através da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). O pronunciamento do edil foi acompanhado nas galerias da Câmara por quatro vigilantes do Zilda Arns: Célia, Adriano, Silvestre e Renato. “Os funcionários têm que receber, eles não podem ficar prejudicados, porque eles têm que comprar o pão de cada dia para sustentar e arcar com outras despesas", disse o vereador, recomendando ao Governo do Estado seguir o exemplo do Governo do Município, que, segundo ele,  paga o salário dos trabalhadores sempre na data correta.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 19.10.2015 | 15h43m
#Ficção vs realidade
Diretor baiano usa filme para criticar deputados

Diretor baiano usa filme para criticar deputados
O filme de um diretor baiano promete dar o que falar nos próximos dias. Com estreia prevista para esta terça-feira (20), em São Paulo, o curta-metragem “Bodas do Diabo”, de Ivan Ribeiro, tem como “inspiração” os deputados Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha e Marco Feliciano. No filme, o Brasil vive uma ditadura religiosa e travestis se unem para combater o regime do chanceler Eduardo Feliciano e do general Jair Malafaia. Natural de Sapeaçu, no recôncavo baiano, Ivan Ribeiro, já teve um filme vencedor do Show do Gongo, que acontece no Festival Mix Brasil.  Clique AQUI e leia matéria completa sobre o filme na Folha.   
 
 
 

Enviado por Da Redação - 19.10.2015 | 11h36m
#Cultura
Antologia Rabiscos tem lançamento em Feira de Santana

Antologia Rabiscos tem lançamento em Feira de Santana
Em sua segunda edição, a Antologia Rabiscos tem lançamento no mês de outubro na Bahia. Financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o livro reúne trabalhos de desenho contemporâneo de artistas baianos do interior e da capital. A publicação é impressa em formato 22,5X26cm, contendo 100 páginas e tiragem de 1000 exemplares. O lançamento em Feira de Santana acontece dia 24 de outubro (sábado), às 19h no MAC. Idealizado por Marcelo Lima, Marcio Junqueira e Patrícia Martins, a Rabiscos publica neste segundo volume cerca de oito trabalhos dos artistas baianos Ana Verana, Clara Domingas, Nila Carneiro, João Oliveira, Maristela Ribeiro, Juliana Moraes e Naara Nascimento. O livro conta ainda com a biografia dos artistas e um artigo sobre arte contemporânea. A edição é disponibilizada gratuitamente para leitura no site do projeto, o www.antologiarabiscos.com.br.  No mesmo dia do lançamento, a artista Naara Nascimento ministra a oficina de estêncil e pôster artesanal, e os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site. A Antologia Rabiscos é fruto da parceria entre jovens produtores e artistas da cidade de Feira de Santana e o Museu de Arte Contemporânea, através das Edições MAC. Para descentralizar da capital baiana a produção artística em artes visuais, essa seleção se preocupou em englobar, principalmente, artistas que tenham como origem ou moradia o interior da Bahia. O projeto foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 30/2012, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).
 
 

Enviado por Da redação - 19.10.2015 | 10h58m
#Cachoeira
Flica 2015 supera expectativas e recebe 35 mil visitantes

Com 35 mil visitantes entre quarta-feira (14) e domingo (18), a Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo Baiano, superou as expectativas da organização do evento. A informação foi divulgada pelo curador da Flica, Aurélio Schommer. "O número de visitantes é quase o dobro do ano passado. Demos um grande passo este ano, por vários aspectos, para nos tornarmos a principal festa literária do Brasil. Por qualquer critério, seja pela vendagem de livros ou pela qualidade dos autores, já é a melhor programação de evento literário do Brasil no ano", afirmou o curador. Em relação às atividades oferecidas sem custos aos visitantes, Schommer enfatizou que, através de leis de incentivo, o Governo do Estado e a iniciativa privada apoiam o evento desde a primeira edição, mas este ano a presença ampliada do poder público fez a diferença e contribuiu para atrair ainda mais visitantes. "Este ano, o Governo do Estado teve uma ação muito maior, no sentido de fornecer programação também. Uma programação própria, de altíssima qualidade. Ótimos nomes da literatura, do teatro passaram por Cachoeira. Isso é muito importante". Para encerrar a festa em grande estilo, 17 jovens do Coro Juvenil do Neojiba se apresentaram no Cine Theatro Cachoeirano, fechando a programação da Fliquinha. Já o Grupo de Teatro da Polícia Militar da Bahia ficou responsável pela última apresentação musical da Flica 2015. Na Praça da Aclamação, os policiais encenaram o espetáculo Ópera da Cidadania, que retrata as manifestações populares da Bahia, como o maculelê, samba de roda, capoeira e samba-reggae.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 17.10.2015 | 11h06m
#Brasília
Câmara rejeita proibição de transferência de resíduos sólidos de um estado a outro

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania rejeitou o Projeto de Lei 4337/12, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que determina que o tratamento ou a destinação final de resíduos sólidos terá de ser feita no estado em que se localiza a unidade geradora dos resíduos. A proposta acrescenta dispositivo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). O autor argumenta que há uma lacuna na lei, que não restringe a possibilidade de transferência do resíduo, causando desconforto e risco para a população residente na área receptora. Porém, o parecer do relator, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), foi pela inconstitucionalidade da matéria. “Aprovar o projeto seria um equívoco, pois engessaria as diversas possibilidades de gestão dos resíduos e rejeitos sólidos, configurando assim um retrocesso”, disse. A proposta havia sido aprovada pela Comissão de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável e rejeitada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Com isso, perdeu seu caráter conclusivo e deveria ser votada pelo Plenario. No entanto, o parecer vencedor na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania foi pela inconstitucionalidade da proposta, decisão que é terminativa, e não houve apresentação de recurso contra essa deliberação. Assim, o projeto foi arquivado pela Câmara.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 16.10.2015 | 19h38m
#Foguetinho
Opositores do progresso

O Shopping Popular, solução para o ordenamento do comércio de Feira de Santana é uma verdadeira revolução na atividade de centenas de vendedores ambulantes hoje atuando em precárias condições no centro da cidade, vai iniciar as obras nos próximos dias. Está tudo pronto para isto. Contrato assinado, inclusive. Só esperamos, agora, que deputados e vereadores que dizem amar Feira de Santana não venham criar dificuldade contra um projeto tão grandioso. Vamos ver se dessa vez eles não vão atrapalhar, por capricho e interesse eleitoreiro. Até porque, antes de se meter nisso, deveriam era se engajar em cobrar do Governo Estadual os salários dos prestadores de serviços de diversos órgãos que estão há quase 3 meses em atraso.   

 
 

Enviado por Rafael Velame - 16.10.2015 | 8h27m
#Foguetinho
Jairo Carneiro pode ser novidade da eleição municipal

Jairo Carneiro pode ser novidade da eleição municipal

O governo do Estado está “tramando” um “ataque de galera” na eleição de 2016, em Feira de Santana para enfrentar o prefeito José Ronaldo (DEM). Além de Zé Neto (PT), candidato considerado insuficiente para levar o pleito ao segundo turno, o governador Rui Costa pensa em estimular nomes de partidos aliados para a disputa. Os deputados Irmão Lázaro (PSC) e Fernando Torres (PSD) estão nos planos da “trama” idealizada no Palácio de Ondina. Mas, muita gente do governo tem apostado mesmo é no ex-deputado Jairo Carneiro (PP) como nome mais qualificado para enfrentar o atual prefeito feirense. Político experiente e de reputação ilibada, em tempos de escândalos ligados a corrupção, Jairo Carneiro pode ser a peça que faltava nos planos do governador e a pedra no sapato do prefeito, até então tido como favorito.

 
 

Enviado por Da Redação - 15.10.2015 | 18h51m
#Olímpiadas
Tocha Olímpica vai passar por Feira de Santana

 Tocha Olímpica vai passar por Feira de Santana
O fogo olímpico vai passar por Feira de Santana. O município foi escolhido para ser uma das sedes a receber a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio-2016. Ainda sem a definição da data, o evento já está confirmado e deve acontecer entre os meses de maio e junho do ano que vem. Serão 32 atletas da cidade se revezando na condução da tocha em mais de 7 quilômetros, passando por principais pontos da cidade. Os atletas que vão participar devem ser indicados através do site www.revezamentobra.com.br. Os preparativos para o evento estão sendo realizados por uma comissão do Governo Municipal, composta pelo secretário de Prevenção à Violência, Mauro Moraes; o diretor de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Emerson Brito; e o inspetor da Guarda Municipal, Reginaldo Pinto; além de colaboradores envolvidos no esporte feirense. “É um marco importante. A figura olímpica, representada pela tocha, vai chegar à nossa cidade. Isso prova a importância de Feira de Santana no cenário esportivo de nosso país. Aqui nós temos diversos campeões no esporte. A cidade merece”, destaca Emerson Brito. Na tarde da última quarta-feira, 14, a comissão de organização do evento recebeu a visita de dois agentes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). O encontro foi realizado no gabinete da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência. O objetivo da reunião foi discutir aspectos para garantir a segurança na realização do evento no ano que vem. Os agentes também conheceram o percurso que os atletas farão com a tocha.
 
 

Enviado por Da Redação - 15.10.2015 | 12h56m
#Câmara de Feira
Vereador denuncia descarte de água poluída em nascente de rio

Vereador denuncia descarte de água poluída em nascente de rio
Durante pronunciamento na tribuna da Casa da Cidadania, o vereador Carlito do Peixe (DEM), denunciou que unidades hospitalares estão desaguando água suja na nascente do rio Subaé, local onde está sendo construído o Parque Linear Lopes Rodrigues, obra municipal orçada em mais de R$ 2 milhões. “Estive fazendo uma visita ao Parque Linear, que fica localizado entre o conjunto Luís Eduardo Magalhães e do outro lado fica o Recanto dos Pássaros e bairro Irmã Dulce. Esta é uma obra importante com orçamento superior a R$ 2 milhões, obra que está sendo realizada pela empresa 5M, do senhor Hugo Lima”, informou. O edil chamou atenção para um fato importante que vem acontecendo no local. “Uma situação delicada está acontecendo, pois é necessário canalizar o curso do rio Subaé, no local chamado de ‘piscinão’, onde deságua água utilizada pelos hospitais Lopes Rodrigues, Hospital Estadual da Criança, Hospital Geral Clériston Andrade; água que deveria ser tratada ou canalizada para desaguar em canais. Isso a gente ficou surpreso ao tomar conhecimento. Quanto mais se tira água, mais surge”, lamentou. Para Carlito, as autoridades precisam tomar providências. “É algo que o prefeito vai ter que tomar providências, através da Secretaria de Meio Ambiente, para que essas instituições não joguem águas direto no rio, na nascente do rio Subaé”, cobrou. O vereador disse que desconhecia esses problemas ambientais, mas tomou conhecimento de que já acontecem há muito tempo. “Isso chama nossa atenção. A gente não tinha conhecimento desta ação dos hospitais, o último hospital a fazer isso é o Hospital Estadual da Criança, o mais recente construído. Por isso, estou chamando atenção das autoridades para que tomem providências. Vamos procurar a diretoria desses hospitais para informar o que está acontecendo”, afirmou Carlito.
 
 

Enviado por Da Redação - 15.10.2015 | 12h51m
#Cultura
Ações educacionais ganham destaque na Flica 2015

Ações educacionais ganham destaque na Flica 2015
Pelo quinto ano consecutivo e já consolidada como um dos principais eventos culturais do país, a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), no Recôncavo, nesta edição 2015, conta com novos espaços voltados para a valorização de ações educacionais. Em visita ao evento nesta quinta-feira (15), o governador em exercício, João Leão, e os secretários de Cultura, Jorge Portugal, e da Educação, Osvaldo Barreto, assinaram, no espaço da Fliquinha, o segundo edital para seleção de mais 21 obras de literatura infantil de autores baianos, que serão distribuídas nas escolas municipais dos 417 municípios baianos. A iniciativa é uma das metas de incentivo à leitura previstas pelo programa Educar para Transformar. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura). Também acompanhado do secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, João Leão visitou o espaço Educar para Transformar, onde conheceu trabalhos artísticos feitos por alunos da rede estadual, como os que foram destaque nas edições do Artes Visuais Estudantis (AVE), entre outros.  "Nosso objetivo é suplantar Paraty, Petrópolis e todas as grandes feiras que temos no Brasil. Essa festa literária aqui de Cachoeira, vocês vão ver, vai marcar época. Os secretários de Estado e o governador Rui Costa têm o intuito de transformar a Flica em um dos maiores eventos da Bahia. Cachoeira e o povo baiano merecem isso", afirmou o governador em exercício. Ainda durante a feira, João Leão visitou o Cine Theatro Cachoeirano, onde é realizada parte das atividades da Fliquinha, além da Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon e o Convento do Carmo, onde funciona a livraria da Flica. O governador em exercício aproveitou a oportunidade para conferir de perto as obras do Mercado Municipal de Cachoeira, que está sendo reformado pelo Governo, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com um investimento de mais de R$ 880 mil.
 
 

Enviado por Da Redação - 14.10.2015 | 19h19m
#Vaticano
Governador convida o Papa para visitar as Obras Sociais Irmã Dulce

Governador convida o Papa para visitar as Obras Sociais Irmã Dulce
Foto: Agecom
O governador Rui Costa participou de uma audiência geral com o Papa Francisco, no Vaticano, nesta quarta-feira (14). Na ocasião, ele entregou uma carta ao Papa, assinada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), solicitando que o religioso visite a Osid em Salvador. A carta detalha os serviços que foram prestados por Irmã Dulce em prol dos mais carentes e explica como começaram as atividades das Obras Sociais. O Papa já está com nova visita marcada ao Brasil para 2017, quando completam 25 anos da morte de Irmã Dulce.  Ainda durante o encontro, que teve a presença também do Bispo de Camaçari, dom Giancarlo Petrinni, o governador entregou ao Papa uma imagem de São Francisco de Assis.
 
 

Enviado por Da Redação - 14.10.2015 | 19h17m
#Feira de Santana
José Ronaldo assina ordem de serviço para a construção do Shopping Popular

Principal investimento  de um conjunto de obras e intervenções que o governo municipal vem realizando desde o lançamento do Pacto da Feira, em fevereiro de 2013,  projeto voltado a promover e requalificar o Centro Comercial de Feira de Santana, o Shopping Popular teve a sua ordem de serviço assinada no Paço  Municipal Maria Quitéria, na manhã desta quarta-feira,  14, pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O centro de comércio popular, que acolherá cerca de 2 mil comerciantes ambulantes que atualmente se encontram pulverizados com suas barracas pelas ruas centrais do comércio local, será construído e administrado por um pool de quatro empresas que participaram de licitação pública e que se uniram num consórcio presidido pelo empresário Elias Tergilene, responsável pela implantação de vários empreendimentos similares, no sudeste do país. Tocado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o projeto se constitui numa soma de esforços que abrangeu as demais secretarias de governo,  culminando com uma série de assembleias e reuniões envolvendo todas as classes produtoras, incluindo sindicatos de vendedores ambulantes e do comércio, a Associação Comercial e Câmara dos Dirigentes Lojistas,  cujos representantes referendaram o ato de assinatura do contrato. O secretário do Trabalho, Antônio Carlos Borges Júnior, reconhece que “sem estas instituições não conseguiríamos desenvolver este processo, pois tudo foi viabilizado para atendermos a este ordenamento, e tudo foi possível graças ao diálogo que mantivemos também com toda a sociedade”. Em sua fala, Borges Júnior ponderou que todo o conceito e o know-how que envolvem o equipamento comercial são trazidos pelo empresário Elias Tegilene, cujo sucesso neste modelo de investimento lhe deram o título de “o rei dos shoppings populares”. Agora, disse, “inicia-se a execução do projeto, mas o acompanhamento é de toda a sociedade, porque este é um projeto da cidade”. Visivelmente emocionado, o prefeito José Ronaldo fez uma retrospectiva de todo o processo que envolveu a formatação do equipamento orçado em R$ 55 milhões, e das pressões que sofreu dos vários segmentos relacionados ao projeto.  "A pressão era muito grande, mas as pessoas tinham o direito de falar o que quisessem. Dentro deste processo ouvimos atentamente e debatemos com todos os ambulantes. Mas, nada melhor para vencermos as dificuldades do que o diálogo. O nosso maior trabalho foi respeitar os camelôs e responde-los com educação. São milhares de pessoas que vão tirar a sua sobrevivência deste projeto, que tem de ser bem  tratado  por todos, não apenas pelo poder público". disse Ronaldo.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 14.10.2015 | 19h12m
#Foguetinho
OAB-Feira elege novos membros em novembro

A eleição da OAB subseção de Feira de Santana promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos. A chapa “OAB Mais Forte 222”, encabeçada pelo advogado Marcus Carvalhal já encaminhou, desde a semana passada, ao presidente da Comissão Eleitoral da OAB Bahia, Ademir Ismerim, o Requerimento para registro da candidatura.  Junto com Carvalhal, compõe a chapa os advogados Carlos Wilson  (vice-presidente), Filipe de Abreu Reis (Secretário Geral), Larissa Menezes (secretaria Adjunta) e Raphael Pitombo (Tesoureiro). A eleição ocorrerá no dia 25 de novembro na sede da OAB Feira de Santana.
 
 
 

Enviado por Da redação - 14.10.2015 | 8h19m
#Publi
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial