Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 20.6.2015 | 5h27m
#Música
Fervura Feira Noise marca aquecimento para a sexta edição do Feira Noise Festival

Fervura Feira Noise marca aquecimento para a sexta edição do Feira Noise Festival
O Fervura Feira Noise anuncia os preparativos para a próxima edição do Feira Noise Festival, evento de artes integradas que chega a sexta edição em 2015. Para marcar o aquecimento para o festival, que em 2014 trouxe cerca de 30 shows para a cidade de Feira de Santana, o Feira Coletivo convida as bandas Maglore, Novelta, o músico Cajat e os gaúchos do Dingo Bells, todas com discos recém-lançados. O evento será realizado em 4 de julho (sábado), a partir das 21h30 no Antiquário Pub. Os ingressos antecipados custam R$ 20. Assim, Feira de Santana entra no circuito da turnê de lançamento do novo disco da Maglore, “III”, que recebe o show antes de Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Já a banda feirense Novelta apresenta o EP, “Quintais Abertos”, e o músico Cajat toca pela primeira vez na cidade, lançando o disco “Noite Fria”, rock brasileiro com forte influência de Barão Vermelho e dos anos 1980. O Fervura traz ainda a banda gaúcha Dingo Bells, que tem percorrido o país com o álbum “Maravilhas da Vida Moderna”. O Feira Noise Festival 2015 está previsto para novembro e trará para Feira de Santana música, dança, mesas redondas, oficinas, entre outras ações.  Realizado pelo Feira Coletivo, o festival tem como objetivo oferecer espaço às produções de artistas independentes, discutindo formas eficazes de sustentabilidade através de uma articulação fundamental para quem constrói e vivencia a cena.
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 19.6.2015 | 20h36m
#Foguetinho
Trio nordestino

Em tempos de São João, nenhuma bomba em vista na política feirense. Muito pelo contrário. Até mesmo os deputados Targino Machado (DEM) e Carlos Geilson (PTN), que supostamente, estariam prestes a soltar um “foguete” na relação com o prefeito José Ronaldo (DEM), parecem ter tomando um tradicional licor de maracujá e relaxado. Os três foram vistos almoçando, nesta sexta-feira (19), em clima de “comadre e compadre” e provavelmente vão continuar formando um afinado "trio nordestino" pra "tocar forró" neste e no próximo São João.   
 
 
 

Enviado por Da Redação - 19.6.2015 | 8h20m
#Tradição
São João na Bahia

São João na Bahia

Quer saber a programação de São João das principais cidades da Bahia? Clique AQUI e escolha seu destino. 

 
 

Enviado por Da Redação - 18.6.2015 | 8h11m
#Brasília
Deputados aprovam possibilidade de professor deduzir do IR gasto com livro

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 222 votos a 199 e 2 abstenções, emenda do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) à Medida Provisória 670/15 que permite aos professores deduzirem da base de cálculo da declaração de ajuste do Imposto de Renda da Pessoa Física as despesas com a compra de livros para si e seus dependentes. Os deputados já aprovaram o projeto de lei de conversão do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a MP, que concede um reajuste escalonado por faixas das tabelas do IR, variando de 6,5% a 4,5%. Os reajustes valem a partir de abril de 2015 e surgiram de negociações do governo com o Congresso para manter o veto ao reajuste linear de 6,5% para toda a tabela. No momento, está em debate emenda do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) que isenta o óleo diesel do PIS/Pasep e da Cofins. Em abril de 2014, o Executivo editou a MP 644/14 com correção linear de 4,5% da tabela, mas o texto não chegou a ser votado pelo Congresso e perdeu validade. O aumento seria somente a partir de 2015. Na votação da MP 656/14, ainda no ano passado, os parlamentares aprovaram um reajuste de 6,5%, que o governo vetou com o argumento de aumento da renúncia fiscal sem previsão orçamentária. Pouco antes da votação do veto pelo Congresso, o governo editou a MP 670/15.
 
 

Enviado por Da Redação - 17.6.2015 | 22h16m
#Câmara de Feira
Projeto que obriga colocação de temporizadores em semáforos é aprovado

De autoria do vereador Ronny (PSDB), foi aprovado por unanimidade e em 1ª e 2ª discussões, em sessão extraordinária na Câmara Itinerante, realizada nesta quarta-feira (17), na quadra do Sesc, bairro Tomba, o projeto de lei de nº 162/2009, que disciplina o funcionamento dos semáforos em Feira de Santana. Pelo artigo 1º projeto, fica o Poder Executivo Municipal, através da SMTT, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, obrigada a colocar temporizador em todas as sinaleiras do município.  Através de uma emenda, o autor acrescenta ao artigo 1º o parágrafo único, que diz que os motoristas que forem multados nos semáforos, que não estiverem adequados com os temporizadores, serão isentos do pagamento da taxa estabelecida por tal infração. A emenda foi aprovada por unanimidade.  No artigo 2º da matéria ressalta que, as despesas decorrentes com a execução da presente lei ocorrerão por contas de dotações próprias da SMTT ou suplementadas se necessárias.  De acordo com o artigo 3º do projeto, o Poder Executivo terá um prazo de 150 dias, após a sansão ou promulgação desta lei, para a instalação dos temporizadores nos semáforos do município de Feira de Santana. E por fim, o artigo 4º afirma que esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições contrárias. O vereador Ronny afirmou que esse projeto beneficiará Feira de Santana, em especial aos condutores de automóveis. “Ao chegarem nas sinaleiras, os motoristas vão observar se dá para passar no sinal, evitando que sejam multados”, disse.
 
 

Enviado por Da Redação - 17.6.2015 | 22h14m
#Feira de Santana
Aceitação popular garante sucesso da Câmara Itinerante

Aceitação popular garante sucesso da Câmara Itinerante
A primeira Câmara Itinerante da 17ª legislatura, realizada nesta quarta-feira (17), na quadra do Serviço Social do Comércio- Sesc, no bairro Tomba, teve excelente aceitação popular, o que garantiu o sucesso do evento. Esta primeira servirá para nortear os trabalhos subsequentes da Casa da Cidadania, que visa levar a Câmara de Vereadores há alguns bairros e todos os distritos de Feira de Santana. Num espaço democrático, a Câmara Itinerante deu a oportunidade de representes e lideranças de bairros utilizarem a tribuna livre para externar os anseios e necessidades de suas comunidades. A quadra do Sesc ficou lotada e a presença marcante de estudantes de três escolas do bairro Tomba foi percebida e registrada pelos parlamentares. A iniciativa da Mesa Diretiva da Câmara foi parabenizada pelos 21 parlamentares que usaram a tribuna. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, vereador Reinaldo Miranda, Ronny (PSDB), ainda não foi escolhido o local onde será realizada a 2ª Câmara Itinerante. “Estou satisfeito com o resultado da 1ª Câmara Itinerante desta legislatura. A população mostrou que aprovou esta iniciativa da Casa. A partir de agora vou me reunir com os colegas vereadores para que possamos decidir onde será realizada a próxima Câmara Itinerante. Garanto a todos que visitaremos alguns bairros, mas estaremos presentes em todos os distritos de Feira de Santana”, pontuou o presidente. 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 17.6.2015 | 0h17m
#Foguetinho
Sem mais

Em ano pré-eleitoral todo mundo se diz candidato e em Feira de Santana não é diferente. O nome da vez para supostamente disputar a prefeitura é o do radialista Dilton Coutinho.  Nome forte na cidade, de prestígio. Mas ele tem voto? Certamente não para ser prefeito, vereador com certeza. O nome do radialista só serve para temperar a disputa pré-eleitoral. Na hora H, se juntará a outra candidatura inventada: a do eterno Rei Momo, Dilsinho Chagas, que se diz candidato a prefeito pelo PRTB. 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 17.6.2015 | 0h01m
#Assembleia
Deputados aprovam cota para forrozeiros

Deputados aprovam cota para forrozeiros
Artistas baianos acompanharam a sessão plenária, na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta terça-feira (16/6), que aprovou por unanimidade a criação de 60% de cotas para os forrozeiros baianos se apresentarem durante o São João. Forrozeiros, Sanfoneiros, Cordelistas e Repentistas, presentes na Casa Legislativa, festejaram a aprovação. “Essa votação é muito importante, e acontece em um período bastante significativo. Atualmente, presenciamos essa invasão de artistas patrocinados com o dinheiro público, e, que nada tem a ver com a nossa festa nordestina”, frisou o deputado estadual Carlos Geilson. A proposta das cotas foi apresentada pelos artistas aos deputados, acatada, e assinada pelos líderes do Governo e da Oposição, os deputados Zé Neto (PT) e Sandro Régis (DEM). A ideia é destinar parte da verba da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo, exclusivamente, para contratação desses artistas. O parlamentar comentou que os forrozeiros baianos aguardam ansiosamente essa época do ano, para realizar um número maior de shows, no entanto muitos gestores estão priorizando a contratação de bandas que não são compromissadas com as tradições locais. “É preciso que estejamos resgatando e valorizando nossa cultura e nossos artistas. Entendo que a ALBA dá um passo importante com a aprovação desse projeto”, afirmou Geilson. 
 
 

Enviado por Da Redação - 16.6.2015 | 17h10m
#Câmara de Feira
Prefeito veta tolerância de dez minutos na Zona Azul

Prefeito veta tolerância de dez minutos na Zona Azul
A Câmara Municipal aprovou, em discussão única, o veto total de nº 001/2015, de autoria do Poder Executivo, ao projeto de lei complementar 01/2014, de autoria do vereador David Neto (PTN), que acrescenta o inciso 3º ao artigo 4º da Lei Complementar nº 78/2015, que tem a seguinte redação: “ficam obrigados, no âmbito do município de Feira de Santana, especificamente na Zona Azul, a oferecer um período de tolerância gratuita de dez minutos no que tange a permanência de um mesmo veículo dentro dos limites da Zona Azul, em virtude de vícios de inconstitucionalidade e ilegalidade”. O veto foi aprovado por maioria dos edis, com votos contrários dos vereadores David Neto, Beldes Ramos (PT), Edvaldo Lima (PP) e Alberto Nery (PT). Segundo o documento, “no que tange a iniciativa, esta compete exclusivamente ao chefe do Executivo, no caso o prefeito, pois é deste a iniciativa de leis que disponham sobre a organização e o funcionamento da Administração, nos termos do artigo 84, inc. VI, al. a, da Lei Organiza do Município”. Ainda de acordo com o veto, “o Governo Municipal está certo que a intenção do legislador foi de tentar aprimorar a implantação do sistema ‘Zona Azul’, mas entende-se que o projeto de lei prejudica a implantação do sistema, sobretudo em relação à dificuldade quanto à fiscalização do tempo de tolerância fixado no projeto. Durante a votação, o autor do projeto do projeto de lei complementar nº 01/2014 afirmou que confia no prefeito José Ronaldo (DEM) e sabe que este não prejudicará as pessoas que estacionarão na Zona Azul. O edil acredita que o chefe do Executivo mandará o procurador geral do Município elaborar leis para administrar estacionamentos na cidade. “Aguardo ansioso que essas leis cheguem logo do Executivo”, afirmou.  Apesar de elogiar o gestor, David afirmou que não votaria no veto por ser uma matéria de sua autoria. O líder do Governo na Câmara, o vereador José Carneiro (PSL), lembrou que quando o projeto de lei foi apresentado se posicionou contrário a matéria, inclusive informando aos colegas que no momento de sua aprovação estaria se inviabilizando a implantação da Zona Azul. “Essa é uma questão de necessidade por parte do comércio, que tem cobrado isso ao longo dos anos e tem esbarrado em ações judiciais”, afirmou, pedindo aos colegas de bancada a manutenção do veto. O líder da bancada de oposição, o vereador Alberto Nery (PT), chegou a acreditar que o projeto do vereador David Neto era uma “trapalhada”. Ele achou incoerente o posicionamento do autor e do Governo Municipal ao permitir que esse direito de isenção de 10 minutos seja dado em estacionamentos privados e não acontecer o mesmo no sistema Zona Azul, que tem por objetivo regulamentar o estacionamento de veículos em vias públicas. “É de extrema importância que essa questão da Zona Azul se estabeleça, o mais rápido possível, na cidade de Feira de Santana, mas não posso admitir que uma matéria com a Zona Azul, de alta relevância, seja publicada apenas no Diário Eletrônico, quando deveria ser publicada em diversos meios de comunicação”, disse o petista.
 
 

Enviado por Da Redação - 16.6.2015 | 16h56m
#Festa
Prefeitura de Feira divulga atrações do São João e São Pedro

Prefeitura de Feira divulga atrações do São João e São Pedro
O sanfoneiro Zé Araújo abre os festejos juninos do município de Feira de Santana. A atração é a primeira da grade oficial do Governo Municipal e se apresenta no distrito de Maria Quitéria, a partir das 20h do dia 21 de junho. No mesmo dia se apresentam J. Sobrinho, Saia Rodada e Chambinho do Acordeon. A festa segue nos dias 22 e 23 de junho em Maria Quitéria. Se apresentam Arquivo Nordestino, Aviões do Forró, Luan e Forrozão Estilizado e Jurandir da Feira; Swtak do Forró, Magníficos, Kixote é Esse e Acarajé com Camarão fecham os festejos. O São João também movimenta o distrito de Tiquaruçu. Lá a festa será entre os dias 23 e 24 de junho. No primeiro dia a animação fica por conta das bandas Pé de Cerca, Timbaúba, Vaqueirama e Axé e Beijo no Forró. No último dia tem Beto Cardoso, No Xote, Xote Garoto, Cheiro Perfumado e Arrocha e Mexe. Com o fim do São João chega o São Pedro e animação muda de endereço: o distrito de Humildes recebe Zé Augusto e Junior, Filomena Bagaçeira, Catuaba com Amedoim e Zezinho da Ema para abrir a festa no dia 26. No dia 27 será a vez de França, Capim Molhado, Kanários do Reino e Pense N’eu. Os festejos terminam no distrito com Michel Teló, Selfinejo, Beijo Roubado e Mister Axé no Forró. Os distritos de Bonfim de Feira e Jaíba também terão comemoração de São Pedro, ambos nos dias 26 e 27. Em Bonfim, no primeiro dia, se apresentam Adriano Reis, Sem Retoque, Seu Maxixe e Nenem do Acordeom. Já em Jaíba, Jaiperi, Roquinho do Forró, João Almeida e Marron Glacê. No último dia Xoxotaí, Os Clones, Waldômio e Forró do Zé animam Bonfim de Feira. Leo e seus Teclados, Caracu com Ovo, Arreio de Ouro, Eletricaz no Forró e Cacique do Forró em Jaíba. Confiram a programação completa no site www.feiradesantana.ba.gov.br .
 
 

Enviado por Da Redação - 15.6.2015 | 16h14m
#Câmara de Feira
“Governo do Estado não tem responsabilidade com a saúde”, afirma vereadora

“Governo do Estado não tem responsabilidade com a saúde”, afirma vereadora
Durante pronunciamento, no tempo do grande expediente nesta segunda-feira (15), a vereadora Neinha (PMN) repercutiu o pronunciamento do parlamentar David Neto (PTN), onde tratou sobre a saúde de Feira de Santana. “Falar de saúde em Feira de Santana está ficando complicado. Saúde virou ‘empurromologia’. Hospital Geral Clériston Andrade empurra para as policlínicas e as policlínicas empurram para o Clériston. A vida das pessoas virou um fax para transferências que não acontecem. Lamentei não ter podido comparecer a audiência pública que tratou do possível fechamento da urgência e emergência do HGCA. Mas, quero dizer que o HGCA recebe pacientes de 127 municípios com apenas 303 leitos. O povo está morrendo das policlínicas porque não tem vaga no Clériston”, pontuou Neinha. A edil disse mais que não pode culpar o diretor do Clériston, José Pitangueiras, pela situação, mas sim o Governo do Estado que até hoje não sabe onde será construído o novo hospital geral prometido em campanha. “Não posso aqui ‘bater’ em Pitangueiras quando o governador e secretário estadual de saúde estiveram em Feira e disseram que ainda não sabem onde será construído o novo hospital geral que prometeram. Eles estão achando que Feira de Santana tem palhaço”, afirmou. Neinha ainda descreveu a realidade do HGCA, em relação à quantidade de leitos e atendimentos realizados diariamente. “O Clériston assiste 127 municípios dispondo de apenas 303 leitos. Faz 400 atendimentos diários só da população de Feira de Santana, fora os pacientes que vêm de outras cidades. O Governo do Estado não tem responsabilidade com a saúde. Se não tem leito o problema é do Estado, quem não pode pagar por isso é a população. É preciso entender que Feira de Santana não é mais fundo de quintal. Saúde é para necessidade do povo e não para fazer política”, finalizou.
 
 

Enviado por Da Redação - 15.6.2015 | 16h04m
#Câmara de Feira
Vereador destaca retorno do Flu de Feira à 1ª divisão e elogia diretor

Vereador destaca retorno do Flu de Feira à 1ª divisão e elogia diretor
A volta do Fluminense de Feira Futebol Clube à elite do futebol baiano foi parabenizada pelo vereador José Carneiro (PSL), em discurso proferido na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta segunda-feira (15). O Touro do Sertão, como também é conhecido, venceu o Atlético de Alagoinhas, por 2 x 1, ontem, no Estádio Joia da Princesa, triunfo que lhe garantiu a vaga para o Campeonato Baiano de 2016. “Ontem, foi um dia de glória para a maioria absoluta dos feirenses. O glorioso Fluminense de Feira consegue voltar ao seu lugar de origem”, comemorou José Carneiro, esperando que o referido clube permaneça para sempre na 1ª divisão do Campeonato Baiano, “local que nunca deveria ter saído, pela sua história, pela sua torcida, pelo patrimônio que o Fluminense representa para esta cidade”, destacou. O edil parabenizou, na pessoa do presidente Gerinaldo Costa, a diretoria do Fluminense de Feira e disse que Gerinaldo deu um “exemplo de inteligência”, ao levar para a diretoria um torcedor fanático e, acima de tudo, que faz o possível para ajudar o clube. “Estou me referindo ao suplente de deputado Zé Chico. Sem a participação de Zé Chico nessa diretoria, eu duvido que o Fluminense tivesse chegado aonde chegou. Parabéns Gerinaldo pela coerência, por não misturar cores partidárias com o Fluminense de Feira”, disse José Carneiro, que parabenizou também o elenco, a comissão técnica e os torcedores.
 
 

Enviado por Da Redação - 15.6.2015 | 13h23m
#Brasília
Projeto aumenta prazo para pagamento de pensão alimentícia em atraso

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 67/15, que aumenta de três para cinco dias o prazo para execução de sentença de juiz para pagamento de pensão alimentícia em atraso. “Com a proposta, o devedor, em vez de três dias, terá cinco dias para conseguir recursos e saldar a dívida, evitando a prisão”, explica o autor, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). O projeto altera o Código de Processo Civil (Lei 5.869/73). A proposta é uma reapresentação do PL 504/99, do ex-deputado Enio Bacci, que foi arquivado ao final da última legislatura. Bacci não foi reeleito. De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 14.6.2015 | 17h35m
#Futebol
Flu na 1ª divisão

Flu na 1ª divisão

Com uma vitória por 2 a 1 contra o Altético de Alagoinhas, o Fluminense de Feira carimbou o passaporte de volta para elite do futebol baiano.  (foto: blog do Velame)

 
 

Enviado por Da Redação - 13.6.2015 | 13h13m
#Política
PMDB recebe Pablo

PMDB recebe Pablo

Em um concorrido evento o vereador Pablo Roberto foi recebido no PMDB por Colbert Martins, Evando Martins, Luciano Ribeiro, Rafael Cordeiro e participação do prefeito José Ronaldo (DEM), dentre outras autoridades.  Pablo, que foi o vereador mais bem votado da história de Feira de Santana deixou o PT recentemente.  

 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial