Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 8.4.2011 | 11h30m
#Sem acordo
Greve na Uefs a partir de segunda-feira

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram no final da tarde de hoje (07/04) em assembleia convocada pela Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), com 160 participantes e por ampla maioria, greve por tempo indeterminado, a partir de segunda (11/04), considerando o prazo de 48 horas estabelecido pela Lei nº 7.783/89. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) a greve terá início amanhã (08/04). Na Uefs, onde mais de sete mil estudantes ficarão sem aulas, a greve será realizada pela retirada da cláusula que congela os salários dos professores até 2015 do acordo salarial apresentado pelo governo e pela revogação do Decreto 12.583/11 e da Portaria complementar 001/11. “A greve é nossa forma de mostrar para sociedade que a Universidade está passando por problemas e que precisamos exigir do governo melhorias. Precisamos defender o direito da nossa sociedade de ter uma Universidade pública e de qualidade. A educação é o maior patrimônio que nosso povo pode ter e o melhor caminho para transformação da nossa realidade social”, justifica o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas.

 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 7.4.2011 | 19h11m
#Homenagem
Fernando Torres quer criar “Comenda José Alencar”

 Fernando Torres quer criar “Comenda José Alencar”
Foto: Blog do Velame

Brasília - O deputado federal Fernando Torres (DEM-BA) revelou ao Blog do Velame a intenção de criar, na Câmara Federal, uma comenda em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, que faleceu recentemente causando comoção nacional.  De acordo com o parlamentar, a “Comenda José Alencar”, seria oferecida para empresários com relevantes serviços prestados ao povo brasileiro.  “José Alencar além de ter sido um grande político é também exemplo a ser seguido no ramo empresarial”, ressaltou Torres. O deputado que também é empresário, ressaltou que o projeto já está sendo preparado por assessores e deverá ser apresentado na próxima semana.  “Tenho certeza que meus colegas deputados serão favoráveis a essa justa homenagem a esse homem que tanto honrou a classe política e empresarial do nosso país’, finalizou.  

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.4.2011 | 21h59m
#Prefeitura de Feira
Daniel Almeida afirma que PCdoB deve lançar candidato em 2012

Daniel Almeida afirma que PCdoB deve lançar candidato em 2012
Foto: Blog do Velame

Brasília - O presidente estadual do PCdoB na Bahia e deputado federal, Daniel Almeida, disse em entrevista ao Blog do Velame, que o partido deve lançar candidato a prefeito em Feira de Santana nas próximas eleições. Segundo ele, é uma determinação do PCdoB trabalhar para construir candidaturas nas principais cidades da Bahia. “Vamos nos apresentar como alternativa, dando prioridade aos municípios que tem 2º turno como: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista”, afirmou. Daniel Almeida contou que serão feitas convenções até final de agosto e nessas conferências serão definidos os nomes que serão apresentados como candidatos. “Em todas as cidades já existem discussões internas e estamos dialogando com as forças políticas de cada lugar”, disse. No caso especifico de Feira de Santana, o deputado revelou estar dialogando com pessoas interessadas em se candidatar pelo PCdoB, mas ainda não existe nada definido. “Em Feira, temos nomes fortes como o de Messias Gonzaga”, argumentou citando o ex-vereador feirense. Sobre uma possível renovação da aliança com o PT, Daniel Almeida foi enfático. “O diálogo do PCdoB com o PT é permanente, mas não existe uma obrigação de nos aliarmos novamente em 2012. Temos diálogo com Zé Neto e Sérgio Carneiro, mas a decisão de quem será candidato é do PT. Vejo em Sérgio Carneiro uma figura leal, dedicada e que nos honrou muito na parceria que fizemos com ele na eleição passada”, ponderou.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.4.2011 | 21h28m
#Brasília
Prefeitos cobram de ACM Neto redução de perdas

Prefeitos cobram de ACM Neto redução de perdas

O líder do Democratas na Câmara Federal, deputado ACM Neto, recebeu, em Brasília, um grupo de 18 prefeitos baianos. O grupo reivindica a votação do Projeto de Lei Complementar 141/2007, que determina que os municípios que tiveram perdas com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) o tenham de forma gradual no período de dez anos, por meio de um reduto progressivo de 10% ao ano sobre os descrécimos resultantes da diminuição da população. Neto encaminhou ao presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-SP), um ofício solicitando a inclusão do projeto na Ordem do Dia do Plenário. "Se depender do Democratas, com seu compromisso municipalista, nós vamos garantir a aprovação desse projeto e de todas as propostas importantes para os municípios", afirmou o deputado. "Com a queda da arrecadação, os prefeitos têm cada vez mais dificuldades de cumprir com suas obrigações. Precisamos garantir que a população tenha acesso aos serviços públicos essenciais com a qualidade que todos os cidadãos merecem", acrescentou o líder.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.4.2011 | 20h24m
#Viagem internacional
Tarcízio encontra Lula nos EUA

Tarcízio encontra Lula nos EUA
Foto: Secom

Na noite de terça-feira (05), o prefeito Tarcízio Pimenta foi cumprimentado pelo ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante jantar oferecido pela Microsoft aos participantes do Fórum Nacional de Líderes de Governo, que acontece em Washington, nos Estados Unidos da América (EUA). Na ocasião, o prefeito Tarcízio Pimenta foi recebido ainda pelos executivos da Microsoft do Brasil, Michel Levy e Paulo Cunha, que fizeram a apresentação dizendo a Lula que está em Feira de Santana o projeto digital mais importante do Brasil. "Feira de Santana foi destacada durante a abertura dos trabalhos do Fórum, nesta quarta-feira. Não apenas todos os executivos que participam do evento tomaram consciência do Programa Cidade Digital como também o ex-presidente do Brasil, Lula", comentou o prefeito Tarcízio Pimenta. O prefeito está nos EUA acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta; do secretário de Planejamento, Carlos Brito; e o secretário da Fazenda, Wagner Gonçalves.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.4.2011 | 2h05m
#Brasília
Lançada a frente parlamentar em defesa dos municípios e dos prefeitos

Lançada a frente parlamentar em defesa dos municípios e dos prefeitos
Foto: Elton Bonfim/Agência Câmara

Deputados e senadores lançaram nesta terça-feira (05) a Frente Parlamentar Mista dos Municípios e de Apoio aos Prefeitos e Vice-Prefeitos do Brasil (Fremaprev). O objetivo dos parlamentares é garantir mais recursos e autonomia para as prefeituras. O presidente da Frente, deputado Júlio Campos (DEM-MT), afirma que, além da divisão dos royalties do pré-sal entre estados e municípios, a Frente quer o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Ele lembra que, na Constituição de 88, estava previsto que 21% do bolo tributário deveriam ser repassados para os municípios. “Depois de algum tempo, apenas 13% dos recursos arrecadados pelo País vão para os municípios, que é onde o cidadão mora”, critica. Na avaliação do deputado, “os menores recursos são para os municípios, que têm as maiores incumbências, como educação, saúde, saneamento, habitação”. O parlamentar propõe “reerguer a potencialidade dos municípios brasileiros”. A Frente dos Municípios também defende o aumento no valor para compras emergenciais com dispensa de licitação e a descentralização das análises de projetos municipais e de emendas parlamentares pela Caixa Econômica Federal, que, segundo a Frente, está sobrecarregada.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.4.2011 | 1h45m
#Foguetinho
Poder x imprensa

Sempre que uma denúncia é feita contra algum governo ou político, acaba sobrando pra quem nada tem a ver. Na maioria das vezes, sobra para a imprensa, que acaba acusada de “tomar partido”. Em Feira de Santana, isso é contumaz. Mas, no programa Acorda Cidade de terça-feira (05), nós profissionais da comunicação, tivemos uma lição de como não se deixar intimidar por pessoas que acreditam serem “donos da verdade”. O experiente radialista Dilton Coutinho, âncora do Acorda Cidade, ao ter sua conduta profissional posta em dúvida por um sujeito ávido em defender seu senhorio, expôs, sem querer, uma lição que somente o tempo é capaz de ensinar: o que importa nesse ramo não é o diploma ou o registro profissional, mas sim, a credibilidade. E isso, ficou claro que Coutinho tem de sobra. Clique AQUI e entenda o caso.
 

 
 

Enviado por Rafael Velame - 5.4.2011 | 11h47m
#Caso Subaé Brasil
A entrevista do “motorista milionário”

O motorista Marcos Paulo acusado de sacar R$ 1,6 milhão, do banco Subaé Brasil enquanto a instituição estava sob intervenção do banco Central, confirmou em entrevista aos radialistas Leon Vanderley e Luiz Santos, que é amigo do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM). “Tarcízio é meu amigo”, disse ao ser indagado sobre sua relação com o prefeito. Apesar de fugir dos questionamentos mais importantes, o motorista, que agora se diz empresário, criticou os que, segundo ele, acusam sem saber. “Se devo alguma coisa vou responder na justiça”, disse aos repórteres. Sobre o fato de não aparecer no gabinete do vice-prefeito onde é nomeado e a quantia milionária sacada do banco Subaé Brasil o motorista-empresário deu a mesma resposta. “Procure meu advogado João Maia”.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 5.4.2011 | 10h58m
#Brasília
Superintendente do Procon busca apoio no Ministério da Justiça

Superintendente do Procon busca apoio no Ministério da Justiça
Foto: Secom

O superintende do Procon em Feira de Santana, Rafael Cordeiro, vai a Brasília, nesta quarta-feira (06), buscar parceria com o Ministério da Justiça visando oferecer mais recursos aos feirenses que precisam do órgão de defesa do consumidor. O órgão federal coordena o serviço a nível nacional, através da Secretaria de Defesa do Consumidor. Rafael Cordeiro ressalta a pretensão de trazer novidades para melhor gerir o Procon, que na cidade passou ao status de superintendência, ganhando mais força e dinamismo, além de independência. “Vamos buscar novidades e orientações, através de parcerias”, ressaltou o superintendente. Durante a viagem ao Distrito Federal, Cordeiro também pretende manter contatos com parlamentares, principalmente os que representam Feira de Santana. “Vamos a todas as portas que forem necessárias para buscarmos novidades e ajuda para melhor funcionamento do Procon em Feira de Santana”, destacou.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 4.4.2011 | 21h43m
#Caso Subaé Brasil
Vereador diz que imprensa deve cobrar apuração do MP

Questionado se as denúncias apresentadas por ele contra Tarcízio Pimenta (DEM) poderiam levar o prefeito à cassação do mandato, o vereador Roberto Tourinho (PSB), confessou não saber.  “Não sei. Cumpri nosso papel. As provas estão aqui, as copias dos cheques, ofício mandando o banco resgatar titulo de capitalização e depositar numa conta não contabilizada da prefeitura, mas cabe naturalmente ao  Ministério Público apurar”, explicou. Para o oposicionista, cabe a imprensa cobrar a devida apuração das denúncias.  “Tudo isso nós estaremos levando as autoridades e a partir daí cabe a imprensa cobrar a solução”, ressaltou.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 4.4.2011 | 21h06m
# Subaé Brasil
Oposição denuncia suposto envolvimento de prefeito com escândalo

Oposição denuncia suposto envolvimento de prefeito com escândalo
Foto: BDF

A tão esperada “bomba” que o vereador Roberto Tourinho (PSB) prometeu explodir durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (04) no hotel Acalanto, ainda não estourou, mas, com certeza, teve o pavio aceso. Na concorrida coletiva, Tourinho, acompanhado dos vereadores Angelo Almeida (PT), Marialvo Barreto (PT) e Frei Cal (PMDB), e com a presença do deputado federal Sérgio Carneiro (PT), fez graves denúncias contra o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta (DEM).  De posse de uma pilha de documentos e copias de cheques, que segundo Roberto Tourinho, comprovam irregularidades cometidas por Tarcízio e o ex-gerente do banco Subaé Brasil, Lourival Nunes, os fatos foram expostos para cerca de 30 jornalistas e radialistas presentes no auditório do hotel. As acusações foram divididas em três partes, e foram reveladas por Tourinho, Frei Cal e Marialvo Barreto, respectivamente. Para começar, Roberto Tourinho revelou que segundo os relatórios que teve acesso, o funcionário da prefeitura Marcos Paulo Silva de Oliveira, com salário de R$ 1,5 mil por mês, além dos conhecidos saques no valor total de R$ 1,6 milhão, também conseguiu adquirir um empréstimo do banco Subaé Brasil, no valor de R$ 270 mil. De acordo com ele, o mais grave é que nos documentos, quem aparece como avalista do empréstimo é o prefeito Tarcízio Pimenta.  “O único documento encontrado de Marcos no banco foi um cartão de autografo. Ou seja: esse cidadão conseguiu pegar empréstimo de 270 mil, com prestação de 15 mil com apenas um cartão de autografo”, disse. Para piorar, o banco tentando maquiar a operação, apagou os dados de Marcos e substituiu pelo nome de Altair Silva de Oliveira, pessoa que segundo Tourinho, não existe. “Interessante é que eles alteraram o nome, mas o CPF e o endereço são os mesmos de Marcos, e a conta já começa com saldo positivo de 1 milhão de reais”, apontou  A parte que coube a Frei Cal denunciar questiona uma operação envolvendo títulos de capitalização comprados pelo Banco Subaé Brasil no Banco do Brasil e que segundo ele, depois foram repassados para uma suposta conta não contabilizada da prefeitura de Feira de Santana. O vereador do PMDB também fez uso da palavra para questionar a desapropriação de um terreno por parte da prefeitura, a qual o relatório do Banco Central considerou como “triangular”. “O terreno desapropriado tinha como uma das sócias Mirela Silva que vem a ser filha do ex-gerente do banco Subaé Brasil. Essa informação a prefeitura omitiu”, reclamou. Por fim, coube a Marialvo Barreto mostrar os cheques administrativos do banco Subaé Brasil nominais ao prefeito Tarcízio Pimenta.  Os 11 cheques somam um valor total de quase R$ 2 milhões e foram depositados em contas pessoais do prefeito.  Conforme Marialvo, os cheques foram emitidos quando o Subaé Brasil já estava sob intervenção e por sorte foram devolvidos pelos bancos onde foram depositados. “Por que a emissão destes cheques? Qual origem desse dinheiro?”, questionou o petista.  Clique AQUI e ouça na seção VIVA VOZ a integra das denúncias feitas pelos vereadores.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 4.4.2011 | 0h55m
#Caso Subaé Brasil
Prefeitura tenta desarmar “bomba” de Tourinho

Antes mesmo do vereador Roberto Tourinho (PSB) começar a soltar as tão prometidas “bombas” contra o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), o governo municipal começou a se explicar. A prefeitura de Feira de Santana divulgou nota neste domingo (03), esclarecendo como foi a desapropriação de uma área para construção de casas para servidores municipais. Prováveis irregularidades nessa transação, que envolveu a prefeitura, a empresa M.S.A. Incorporadora de Imóveis e o Banco Subaé, comenta-se, será um dos assuntos a ser tratados na entrevista coletiva convocada pelo vereador oposicionista para essa segunda-feira (04). Clique AQUI e leia a explicação da prefeitura de Feira na integra.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 3.4.2011 | 22h24m
#Da série
Foguetinhos Velamados

*O vereador David Neto disse e desdisse. Falou em CPI na saúde, mas voltou atrás. Quem tem rabo de palha não acende fogueira. 

*Deus perdoa, o vereador Roberto Tourinho não.

*Numa solenidade, elogios exagerados do deputado Fernando Torres ao secretário Flailton Frankles deixou muita gente com a pulga atrás da orelha. Ta pintando um pretendente a vice-prefeitura em 2012?

*Por que o governador Wagner não gosta de Feira?

*O prefeito Tarcízio Pimenta viajou pros EUA, mas não passou o cargo pro vice, Paulo Aquino. Afinal, o seguro morreu de velho.

*A prefeitura de Feira não cumpriu o luto oficial decretado pela presidente Dilma Rousseff por conta da morte de José Alencar. As bandeiras da Rótula da Cidade Nova e do Portal do Sertão estão totalmente hasteadas.

*Você prefere olhar para cima no fundo do poço, ou olhar para baixo com a corda no pescoço?

*Zé Neto se dizia o candidato aclamado do PT a prefeito em 2012, mas Sérgio Carneiro resolveu entrar na disputa e “quebrou o brinquedo” do petista nervosinho.

*Jamais diga uma mentira que não possa provar.

*Siga-me no twitter: @rafaelvelame

 
 

Enviado por Rafael Velame - 2.4.2011 | 19h01m
#Charge
 
 

Enviado por Rafael Velame - 1.4.2011 | 11h56m
#Feira de Santana
Limpeza Pública ganha prêmio e coloca prefeitura em situação delicada

A empresa Sustentare Serviços Ambientais, antiga Qualix- prestadora de serviços de limpeza pública de Feira de Santana, tem mais um argumento contra o decreto baixado pelo prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), que rescindia de forma unilateral, o contrato entre o governo municipal e a Sustentare sob alegação de má prestação do serviço. Para azar (?) do prefeito, o serviço de limpeza pública da prefeitura ganhou, pela terceira vez, o prêmio TOP of Mind, na categoria serviço ou programa prestado pela prefeitura. Segundo a pesquisa feita pela empresa Painel Brasil, o departamento foi o mais lembrado pelos feirenses, quando perguntados sobre segmentos de serviços e programas oferecidos pela Prefeitura de Feira de Santana. Resta saber, se agora, por conveniência, o prefeito diminuirá a importância da premiação que ele mesmo fez questão de receber de 2009.   

Leia também: Justiça anula decreto da prefeitura

 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial