Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 30.5.2015 | 5h26m
#Brasília
Solla defende aumento de verba para pagamento de pessoal da Saúde

Aumentar o teto de gastos com pessoal na área de saúde foi o tema de seminário presidido pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) essa semana, em Brasília. Reiterando a importância de revisão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o parlamentar defendeu a aplicação do Projeto de Lei Complementar 251, de 2005, que eleva de 54% para até 75% a verba destinada à saúde em despesas com os profissionais da área. Conforme destacou o deputado, diversos municípios baianos investiram em saúde nos últimos anos e ampliaram a capacidade de atendimento, mas porque são penalizados pelo Tribunal de Contas por ultrapassarem o limite de gastos com pessoal, acabam cortando serviços. "Estou preocupado com porque tenho visto prefeitos e governos estaduais partindo do pressuposto que não se deve mais investir em saúde, deve-se puxar o freio-de-mão. A melhor alternativa é essa que está sendo analisada aqui na comissão", avaliou. No debate, Solla repudiou o contingenciamento dos recursos da saúde, que teve como consequência a suspensão de alguns programas importantes na garantia ao acesso à consultas e tratamentos. Ele usou como exemplo o Saúde em Movimento e o Rastreamento do Câncer de Mama, que foram paralisados na Bahia. Participaram do seminário representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e Tesouro Nacional, prefeitos de municípios baianos e outros parlamentares.
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 29.5.2015 | 11h26m
#Foguetinho
Por onde anda?

Apesar de ter recusado as tentadoras propostas de Rui Costa para aderir ao governo estadual, o deputado Carlos Geilson (PTN), não parece estar satisfeito com seu atual grupo político, liderado pelo prefeito José Ronaldo (DEM). Geilson não tem sido visto nos eventos oficiais da prefeitura nem em eventos políticos organizados pelo prefeito. No anúncio da chegada de Sérgio Carneiro ao grupo, por exemplo, ele foi a ausência mais notada entre os presentes. 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 29.5.2015 | 11h25m
#Municípios
Ex-prefeito tem contas rejeitadas e fica inelegível

A Câmara Municipal de Sapeaçu reprovou as contas do ex-prefeito George Góes, referentes ao exercício de 2012. A sessão foi realizada nesta sexta-feira (29). Dos 10 vereadores presentes na sessão, 9 votaram a favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado, que pedia a rejeição das contas, por irregularidades fiscais e administrativas, dentre elas o desvio de finalidade de recursos do FUNDEB. Pelo teor de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas, o ex-prefeito entrou no rol dos “Fichas Sujas” sendo ele impossibilitado a concorrer a qualquer cargo eletivo.  Além das irregularidades detectadas pelo TCM, George Goés sofre diversos processos de improbidade e criminal, com bloqueio de patrimônio pela justiça federal.  O vereador Ramon de Sena (PV) costumeiro critico do ex-prefeito foi o único  que não compareceu nem justificou ausência na importante votação.
 
 

Enviado por Da Redação - 29.5.2015 | 0h02m
#Esporte
Corrida atrai atletas de 38 cidades da Bahia

Corrida atrai atletas de 38 cidades da Bahia

A 2ª edição da Corrida de Feira que vai acontecer neste domingo, dia 31 de maio, contará com a presença de corredores de 38 cidades da Bahia. A corrida  terá uma premiação de 12 mil reais na prova de 10 km. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas na sede do Jornal Folha do Estado, na Praça da Matriz, nº 149, Centro- Balcão do Shopping Boulevard e através do site www.jornalfolhadoestado.com. Mais informações pelo telefone: (75) 3021-2772.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 28.5.2015 | 18h43m
#Política
Ronaldo anuncia Sérgio Carneiro como novo aliado

Ronaldo anuncia Sérgio Carneiro como novo aliado

O ex-deputado Sérgio Carneiro é o mais novo secretário de governo José Ronaldo (DEM). Recém-saído do PT, Sérgio assume a secretaria de Relações Institucionais a convite do prefeito. No anúncio, feito nesta quinta-feira (28), no Paço Maria Quitéria, rasgou elogios ao novo aliado e ressaltou que mesmo quando militaram em campos opostos sempre se respeitaram politicamente. “Quero usar dos seus conhecimentos e amizade extra Feira de Santana para conseguir nos ajudar em alguns órgãos dos governos, com algumas instituições”, observou o prefeito. Considerado um dos políticos mais qualificados do país, sendo escolhido “Cabeça do Congresso” pelo DIAP 7 vezes, Sérgio chega ao governo demostrando humildade. “Chego para somar e não para tirar o espaço de ninguém. Se tiver que jogar eu jogo, mas se tiver que ficar no banco não tenho problema nenhum com isso”, disse em tom de jogador de futebol recém contratado. Sobre o futuro partidário, o ex-petista afirmou não ter conversado sobre isso com seu novo líder político, o prefeito José Ronaldo. “Essa decisão ficou para depois”, explicou. Com Sérgio, Ronaldo fecha o grupo de apoio político com a representação das maiores lideranças da história recente de Feira em torno dele. Antes de Sérgio, filho do ex-governador João Durval, já haviam se integrado ao seu time o ex-deputado federal Colbert Filho, filho do ex-prefeito Colbert Martins e o ex-vereador e atual secretário de Meio Ambiente Roberto, filho do ex-prefeito José Falcão.

 
 

Enviado por Da Redação - 28.5.2015 | 14h19m
#Pioneiro
Presidente da Câmara entrega projeto da LDO 2016 ao reitor da UEFS

Presidente da Câmara entrega projeto da LDO 2016 ao reitor da UEFS
Pela primeira na história da Câmara Municipal de Feira de Santana, o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao ano de 2016 foi entregue pelo presidente da Casa da Cidadania, Reinaldo Miranda – Ronny (PSDB), ao reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, professor Evandro Nascimento, nesta quinta-feira (29), no referido estabelecimento de ensino. Participaram também da reunião o procurador da Câmara, Magno Felzemburgh, e a vice-reitora da UEFS, professora Norma Almeida. Inicialmente, o presidente do Legislativo Feirense desejou sucesso ao novo reitor, recém-empossado. “Em nome da Câmara Municipal, quero desejar os parabéns. Ficamos muito felizes e desejamos sucesso”, disse. Em seguida, Ronny entregou o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias e pediu a colaboração da UEFS no processo de discussão da proposição. “Estamos trazendo à UEFS o projeto do Executivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias, que será discutido na Casa e, em vista disso, convidamos a instituição a olhar o projeto, pois é muito importante que ocorra esta colaboração no debate. Vamos propor uma audiência pública para discuti-lo e contamos com a participação da Universidade Estadual de Feira de Santana”, destacou Ronny. O professor Evandro Nascimento se mostrou grato com a atitude do presidente da Câmara e interessado em participar da discussão. “Agradeço a consideração em trazer a matéria para a Universidade. Não sou feirense, sou natural da Paraíba, e cheguei à Feira de Santana através do concurso para a UEFS, mas sempre quis que a instituição contribuísse com a vida da cidade. Temos essa preocupação de participarmos dos debates e estreitar essas relações entre instituições”, afirmou o reitor. O professor Evandro destacou que cópias do projeto da LDO serão entregues à Assessoria de Planejamento da instituição, bem como professores de cursos da UEFS relacionados ao tema.
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 28.5.2015 | 14h12m
#
Livro conta trajetória de legisladores feirenses

Livro conta trajetória de legisladores feirenses

A professora Lélia Vitor lançou nesta quinta-feira (28), no Paço Municipal, o livro "Legisladores Feirenses". O lançamento contou com a presença do prefeito José Ronaldo, do deputado José de Arimatéria e do presidente da Câmara, Ronny, dentre outras autoridades. 

 
 

Enviado por Da Redação - 28.5.2015 | 0h13m
#Brasília
Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 452 votos 19 a e 1 abstenção, o fim da reeleição para mandatos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos), no âmbito da votação da proposta da reforma política (PEC 182/07). O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. Ela não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior. A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.
 
 

Enviado por Da Redação - 27.5.2015 | 23h44m
#Assembleia
Para Geilson, deputados votam reforma conforme seus interesses

“Cada um defende o que melhor se aprouver”, afirmou o deputado estadual Carlos Geilson nesta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa da Bahia, ao falar sobre a votação da proposta de emenda à Constituição da reforma política (PEC 182/07, do Senado). O parlamentar ainda elogiou a coragem do presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), em colocar a reforma em pauta, mesmo sendo derrotado em suas pretensões. Para o deputado, o Partido dos Trabalhadores (PT), por exemplo, defende o voto em lista fechada, porque é o partido que tem um número forte e bastante conhecido, assim seria “beneficiado” com este sistema. O PSDB apoia o voto distrital misto, porque entende que lhe contempla. Já o PMDB, que tem hipoteticamente os políticos mais ricos do congresso, defende o “distritão”, que elege os mais votados. E o menores, por sua vez, apoiam o sistema já instaurado. Par o deputado, nenhum sistema colocado em pauta, ontem, teve maioria, porque cada um era questionado por alguma incongruência. “Todo mundo que clama por mudanças, na hora de votar, opta pelos seus interesses. E não sou hipócrita, também faria o mesmo, pois não iria defender um sistema que não contemplasse meus anseios. Então, por via das dúvidas, melhor continuar como está”, frisou Geilson.
 
 

Enviado por Da Redação - 27.5.2015 | 23h39m
#Feira de Santana
Micareta 2016 será de 28 de abril e 1º de maio

A ideia de antecipar a discussão da Micareta 2016 já começa a dar resultado. Depois de uma reunião geral com representantes de todos os segmentos envolvidos com a festa, na terça-feira, 26, foi a vez do assunto ser debatido pelos dirigentes de entidades do comércio de Feira de Santana. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Temas como data, localização e estrutura do circuito da folia foram discutidos durante a reunião, que foi conduzida pelo secretário Rafael Pinto Cordeiro. “Abrimos a porta para ouvir, primeiro de forma geral e agora de maneira mais objetiva, agora com cada segmento”, explicou o secretário, reafirmando que no próximo ano a festa acontecerá entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Sobre a possibilidade de mudança do local da Micareta, que desde 2000 acontece na avenida Presidente Dutra, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Mercês, sinalizou que toda proposta de mudança gera reação, “mas a resistência acaba quando se muda para melhor”. Segundo ele, o mais importante nesse momento é começar as discussões. A iniciativa da Secel foi aplaudida também pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino. “O comércio deve ser parceiro e não oponente”, disse, frisando que devem ser tomadas medidas para evitar prejuízos para o setor. Uma das sugestões foi iniciar o percurso dos trios e blocos mais próximo ao viaduto do Cajueiro. Também participaram da reunião o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Morais, a superintendente do Boulevard Shopping, Viviane Freire, e o diretor de Eventos da Secel, Naron Vasconcelos. Outros encontros deverão acontecer, envolvendo os mais variados segmentos que participam da Micareta, a exemplo de blocos, trios, artistas e barraqueiros.
 
 

Enviado por Da Redação - 27.5.2015 | 15h20m
#Câmara de Feira
Aprovada, em 1ª votação, declaração de utilidade pública para três entidades feirenses

Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, três projetos de lei que declaram de utilidade pública entidades de Feira de Santana. De acordo com o projeto nº 41/2015, de autoria do vereador Pablo Roberto (PT), fica considerada como de utilidade pública a Primeira Igreja Batista do Feira IX, com sede no município e registrada no CNPJ sob o nº 02.422.773/0001-91. A Igreja fica localizada na rua A, s/n, no conjunto do Feira IX, bairro do Calumbi. “A referida entidade vem atuando desde o dia 28 de janeiro de 1998 e se enquadra nas exigências das leis específicas em relação a sua finalidade social, assistencial e cultural”, diz a proposição. A proposta de nº 52/2015, de autoria da vereadora Eremita Mota (PDT), declara de utilidade pública a Igreja Evangélica Deus é Poderoso, com base na lei municipal nº 1205/89, fundada em 13 de junho de 2008, conforme Estatuto Social. Já a proposição de nº 62/2015, de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (PEN), considera de utilidade pública a União das Entidades Esportivas de Feira de Santana (UNIEFS), fundada em 11 de novembro de 2011, situada à rua Monsenhor Moisés Gonçalves Couto, nº 129, casa 02, 1º andar, no bairro do Campo Limpo.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 26.5.2015 | 17h17m
#Câmara de Feira
Líder do governo e presidente da Câmara se desentendem, mas projeto é aprovado

Líder do governo e presidente da Câmara se desentendem, mas projeto é aprovado
O projeto de lei de nº 101/2014, de autoria do presidente da Câmara, o vereador Ronny (PSDB), que dispõe sobre a instalação obrigatória de “sinalização luminosa piscante” indicando a existência de radares nas ruas e avenidas de Feira de Santana gerou polêmica na sessão desta terça-feira (26). O líder do Governo na Câmara, vereador José Carneiro (PSL), disse ser contra o projeto, porque entende que ele é inconstitucional, uma vez que gera despesas para o Município. “Nós vereadores não temos competência para legislar nessa condição”, afirmou. A atitude do líder irritou o presidente e os dois chegaram a discutir no plenário, com o Ronny chegando a solicitar interferência da corregedoria da Casa. Carneiro desdenhou da suposta interferência da corregedora, a vereadora Cíntia Machado (PSL). “Não faz bulhufas”, observou sobre a atuação da corregedoria. Apesar do entrevero, o projeto foi aprovado em segunda discussão, por maioria dos edis, com voto contrário do vereador José Carneiro (PSL).
 
 

Enviado por Da Redação - 26.5.2015 | 17h11m
#Câmara de Feira
Zé Neto recebeu recursos de empresa investigada na Operação Lava Jato, diz vereador

O vereador Isaías de Diogo (PPS) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (26), para informar que o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT), recebeu para sua campanha política recursos da UTC Participações, uma das empresas investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, por suspeitas de irregularidades na concessão do Aeroporto João Durval Carneiro.   Ele disse que o aeroporto de Feira de Santana, de acordo com publicação do Jornal Folha de São Paulo, foi arrematado por um consórcio liderado pela UTC, “um negócio entre primos”. O contrato foi firmado em maio de 2013, entre a AFS (consórcio que incluiu a UTC e a empresa Sinart) e a Agerba, empresa reguladora do Governo da Bahia, dirigida, desde 2011, por Eduardo Harold Pessoa - primo do empreiteiro baiano, Ricardo Pessoa, dono da UTC, nomeado no governo Jaques Wagner. “O líder do Governo, o deputado Zé Neto, que sempre defendeu o ‘puxadinho’, na prestação de contas dele tem lá que ele recebeu recursos de doação da UTC”, disse o vereador. Segundo Isaías, também foram beneficiados com doações da UTC o ex-governador Jaques Wagner, que recebeu “R$ 2,4 milhões para a sua campanha de reeleição”, e o governador Rui Costa, que foi contemplado com “R$ 2,9 milhões”.
 
 

Enviado por Da Redação - 26.5.2015 | 16h42m
#Bahia
Calote do governo interrompe aulas nas escolas de Feira

A crise da falta de pagamento aos funcionários terceirizados que atuam nas escolas de Feira de Santana, chegou ao extremo de interromper aulas em várias escolas, de maneira que elas serão obrigadas a refazer o calendário escolar, como ocorre em caso de greve de professores. Existem 1.748 funcionários terceirizados atuando em Feira de Santana e eles se queixam de atrasos de até três meses no pagamento do salário, do vale alimentação e do vale transporte. Este pessoal atua como auxiliares de serviços gerais, na secretaria acadêmica, como merendeiras e porteiros. No ano passado, os funcionários terceirizados sofriam com a empresa Delta, que foi substituída pela C&C, mas o problema se repete. Leia notícia completa no Tribuna Feirense. 
 
 

Enviado por Da Redação - 25.5.2015 | 18h33m
#Câmara de Feira
Petista propõe CPI do Transporte Público

Petista propõe CPI do Transporte Público
O vereador Alberto Nery (PT) sugeriu mais uma vez a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a real situação das empresas que operam o serviço de transporte público em Feira de Santana.  A sugestão foi apresentada durante a sessão desta segunda-feira(25), após o edil tomar conhecimento através do programa Acorda Cidade de que as empresas moveram uma ação judicial com o pedido de Recuperação Judicial.  “Se as empresas tiveram um aporte na tarifa de R$ 0,35 que, conforme seus próprios representantes, representou um incremento de R$ 1.300.00,00 na receita, por que somente agora no mês de maio, ela buscam uma recuperação judicial? É preciso rediscutir a possibilidade da instalação de uma CPI para apurar a real situação econômica destas empresas”, afirmou. O pedido de uma CPI do transporte já foi apresentado pelo vereador no ano passado, mas não obteve o apoio e o número de assinaturas necessário para a instalação.  Nery acredita porém, que este é um momento favorável, tendo em vista a situação atual do transporte. “Tenho certeza de que os meu colegas não concordam que a sociedade feirense merece um transporte caótico, sem qualidade como o que temos hoje. É preciso criar uma CPI livre e independente para fazer um levantamento minucioso que aponte a verdadeira situação do serviço para, então, buscarmos as melhorias necessárias”.
 
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial