Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 31.10.2016 | 16h25m
#Câmara de Feira
Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana recebe emendas

Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana recebe emendas
O Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana, projeto de lei de nº 163/16 de autoria do Poder Executivo, recebeu duas emendas na sessão desta segunda-feira (31), na Câmara Municipal de Feira de Santana, uma do vereador Justiniano França (DEM) e outra do edil Edvaldo Lima (PP).  A de Justiniano França (DEM), prevê mudança na redação do art 1º do PL, “onde fica instituído o Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana para o período de 2016 a 2026, e suas alterações constante no Anexo Único da presente Lei”. Já a de Edvaldo Lima (PP) solicita modificação nos artigos 1º e 2º, onde diz em sua redação que os eventos homossexuais não deverão receber verbas destinadas a promover e incentivar a cultura e ainda solicita a retirar da Parada Gay e outros eventos de orientação sexual da composição do orçamento municipal do segmento de cultura.  Recebidas as emendas serão baixadas as comissões, que irão avalia-las e o pl retorna para votação. De acordo com a redação do projeto, fica instituído o Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana para o período de 2015 a 2025, que será acompanhado pelo Conselho Municipal de Cultura (CMC), e sua execução será coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).  Ainda segundo a matéria, os recursos necessários à execução do Plano serão consignados nos instrumentos orçamentários, observada a disponibilidade financeira do Município e o cronograma geral elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal de Planejamento.  A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer manterá sistema de monitoramento das metas, ações e indicadores do Plano aprovado nesta Lei, bem como dará ampla publicidade aos resultados alcançados mediante comunicação institucional permanente. O Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana será também objeto de atualizações a serem aprovadas pela Câmara Municipal de Vereadores, após apreciação do Conselho Municipal de Cultura, precedida de consulta pública. As atualizações ocorrerão a cada quatro anos, mediante consulta pública definida em conjunto entre a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Cultura — CMC, nos anos de 2019 e 2023. 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 31.10.2016 | 16h24m
#Câmara de Feira
Vereador convida população para audiência pública sobre a PEC 241

Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, nesta segunda-feira (31), o vereador Pablo Roberto (PHS) anunciou que a Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher, da qual é presidente, promoverá no próximo dia 18, no plenário da Câmara, a partir das 9 horas, uma audiência pública para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241), que prevê um limite anual de despesas para os três poderes ao longo das próximas duas décadas. De acordo com o edil, dois deputados federais com opiniões divergentes já foram convidados para o evento. Pablo disse também que, por conta do espaço limitado, apenas 100 pessoas serão credenciadas para debater o tema proposto, sendo 50 favoráveis à referida PEC e 50 contrários. Ele informou que os interessados podem procurar o gabinete 205, no prédio anexo da Câmara Municipal, ou telefonar para o número 3321-8700, para fazer o credenciamento. “Acho que será uma boa oportunidade para que nós possamos, de fato, compreender e discutir um pouco mais aqui em Feira de Santana quais são as verdadeiras mudanças que acontecerão no país, caso venha entrar em vigor essa PEC”, disse Pablo, acreditando que o tema ainda não foi amplamente discutido.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 31.10.2016 | 10h30m
#Eleições 2016
Herzem Gusmão é eleito o novo prefeito de Vitória da Conquista

Em segundo turno, Herzem Gusmão (PMDB) superou Zé Raimundo (PT) e foi eleito novo prefeito de Vitória da Conquista neste domingo (30). O pleito foi decidido com cerca de 90,96% das urnas apuradas, indicando 57,86% dos votos válidos para Herzem e 42,14% para Zé Raimundo. No primeiro turno, Herzem já havia liderado a eleição, com 47,82% dos votos válidos, contra 31,60 de Zé Raimundo. Ao longo de toda apuração, o radialista de 68 anos  manteve vantagem de aproximadamente 15% sobre o adversário. Eleito deputado estadual suplente em 2014, ele é pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e também se formou em Direito em Minas Gerais. Vitória da Conquista foi a única cidade baiana em que o prefeito foi definido no segundo turno. Herzem vai substituir Guilherme Menezes (PT) na administrção do município a partir do próximo ano. (Informações do BN)

 
 

Enviado por Agência Câmara - 30.10.2016 | 10h19m
#Brasília
Comissão aprova prioridade para comprador de imóvel receber de construtora falida

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços  da Câmara Federal aprovou proposta que garante aos compradores de imóveis prioridade em receber os valores pagos em caso de falência de construtoras, incorporadoras ou imobiliárias. Pelo texto, os compradores de imóveis receberiam logo após funcionários da empresa falida com dívidas trabalhistas e acidente de trabalho e dos chamados créditos de garantia real (como penhor e hipoteca). A prioridade é válida apenas se o comprador não possuir outro imóvel. Para o relator na comissão, deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), colocar os compradores antes de hipotecas poderia acarretar, ainda que indiretamente, consequências negativas ao setor imobiliário. “A relevância da garantia real poderá ser substancialmente diminuída, prejudicando a realização de negócios que apenas poderiam ser viabilizados com o oferecimento dessas garantias.” A proposta é um substitutivo de Côrte Real ao Projeto de Lei 4032/15, do deputado Marcelo Belinati (PP-PR). O texto original incluía a garantia entre os chamados créditos extraconcursais da Lei de Falências (11.101/05). Esses créditos não estão sujeitos à ordem de preferência de credores, como trabalhadores da empresa falida, e se referem a quem, por exemplo, forneceu produtos ou serviços à empresa já durante a recuperação judicial. Segundo Côrte Real, a lógica da Lei de Falências é priorizar créditos originados durante o próprio período da falência além dos decorrentes de obrigações contraídas pelo devedor durante a recuperação judicial, os créditos extraconcursais. O objetivo é resguardar os credores que assumiram os riscos de contratar com empresas em recuperação judicial. “Caso não houvesse essa previsão, o fornecimento de bens ou serviços durante o período da recuperação judicial acabaria por ocorrer apenas mediante pagamento prévio”, disse.
 
 

Enviado por Da Redação - 29.10.2016 | 10h21m
#Humor
 
 

Enviado por Da Redação - 28.10.2016 | 11h29m
#Bahia
“Desperdício do Centro de Convenções é 10 vezes mais caro do que captação para teleférico”, diz deputado

“Era melhor o governador Rui Costa ficar calado, porque a captação que anunciou de 470 mil euros para realizar o estudo e projeto do teleférico é pouco mais de um décimo do que desperdiçou na reforma do Centro de Convenções que desabou”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia. Com base no anúncio oficial de que a reforma custaria R$ 15 milhões e seria concluída agora em outubro, o parlamentar baiano converteu o montante desperdiçado no Centro de Convenções à moeda europeia pela cotação desta quinta-feira (27) e chegou a cifra de 4,4 milhões de euros. “Com o dinheiro público jogado fora numa reforma que não serviu para nada, dava não só para fazer o projeto, mas construir um ou dois teleféricos também, governador”, observa Aleluia, sem entender a intenção de Rui Costa em propagandear a bagatela que diz ter captado no exterior. Para o líder democrata, se o governador quis assim justificar a sua viagem pela Europa, o tiro saiu pela culatra. “Nesses tempos de dificuldades econômicas, seria melhor que Rui Costa demonstrasse de verdade responsabilidade com os gastos públicos, o que não fez no Centro de Convenções”.
 
 
 

Enviado por Da redação - 27.10.2016 | 17h41m
#Bahia
Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada

Franceses virão à Bahia para implantação de cooperativa de vinhos na Chapada
Nesta quinta-feira (27), o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que integra a comitiva do governador na França, foi até a cidade de Bar de Seine para se encontrar com os representantes da cooperativa vinícola Les Ricey, parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva para fabricação de vinhos em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. Já está prevista a vinda de uma comitiva de produtores da região de Les Ricey à Bahia, em janeiro de 2017, para iniciar a implantação de uma cooperativa na região, nos moldes da francesa.  “Conhecer o trabalho da Les Ricey foi uma experiência única. Eles mostraram para a comitiva como é possível produzir e agregar valor à produção de forma integrada, respeitando os interesses da cada cooperado”, comentou Jeandro Ribeiro. Em março deste ano, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica com a Les Riceys, com validade de dois anos. O acordo tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades vitivinícolas na região da Chapada, criando relações e trocas técnicas entre os participantes, além de identificar e arregimentar empresas interessadas em realizar investimentos na Bahia, com o suporte institucional e operacional do governo. "Essa ideia de fazer um termo de cooperação é fantástica para a gente alavancar o processo de desenvolvimento do estado. A visita foi extraordinária para entendermos a possibilidade de fazermos cooperação", contou Joelson Ferreira, agricultor familiar da Bahia, que também acompanhou a visita. O Projeto de Avaliação Técnica e Econômica de Videiras Viníferas e de Culturas de Clima Temperado em Morro do Chapéu definiu a implementação de duas Unidades de Observação. Uma tem vinhedos experimentais a fim de avaliar o desempenho agronômico de videiras destinadas à produção de uvas para a elaboração de vinhos finos. A unidade foi instalada em 2011, com a escolha de dez variedades para o experimento das videiras: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tannat, Malbec, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Muscat Petit Grain. O objetivo foi identificar o comportamento das variedades, as que melhor se adaptam às condições de solo e clima da região e resultam num melhor vinho.  De acordo com o experimento, as parreiras tiveram excelente desenvolvimento vegetativo, com destaque para as variedades Syrah e Sauvignon Blanc. As uvas colhidas no final de 2012 foram levadas para o Laboratório de Enologia da Embrapa Semiárido, onde foram processadas para a obtenção dos primeiros vinhos. O desempenho desse experimento tem chamado a atenção de técnicos e alguns grupos empresariais ligados à vitivinicultura. A outra Unidade de Observação é voltada às culturas de clima temperado como a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, cerejeira e oliveira.
 
 

Enviado por Da redação - 27.10.2016 | 17h38m
#Futebol amador
TVE transmitirá jogos do Intermunicipal

A TVE Bahia inicia no domingo, 30.10, às 14h40, a maior cobertura já realizada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador da Bahia, através da transmissão ao vivo, e com exclusividade, do duelo entre as seleções de Crisópolis e Feira de Santana. O confronto será disputado no Estádio Municipal de Crisópolis. O jogo terá comentários de Jorge Sanmartin e será transmitido ao vivo na tela da TVE Bahia e também no Portal do IRDEB – tve.ba.gov.br. A maior competição de futebol amador do país e patrimônio do estado, o Intermunicipal 2016 será transmitido pela TVE Bahia graças a uma parceria firmada entre a emissora pública e a Federação Bahiana de Futebol. As partidas do campeonato serão transmitidas até 2018. Feira de Santana tem a 4ª melhor campanha da competição até o momento. Em 10 jogos disputados, a equipe conquistou oito triunfos e dois empates. O ataque marcou 21 gols e a defesa sofreu apenas nove. O time se destaca por ser um dos seis que ainda não perderam no campeonato. Ao lado de Porto Seguro, Feira de Santana tem o 5º melhor ataque. Seu destaque é o atacante Eduardo, que marcou seis gols. A seleção de Crisópolis tem a 13ª melhor campanha da competição até o momento. Foram seis triunfos e quatro derrotas nos 10 jogos disputados. A equipe marcou 20 gols e sofreu 16. Das 16 seleções classificadas às oitavas de final, a seleção de Crisópolis é quem sofreu mais gols. Apesar do problema defensivo, Crisópolis tem o segundo maior artilheiro do campeonato, o atacante Alexandre, que já marcou nove gols. Feira de Santana é tricampeã do Campeonato Intermunicipal. Na década de 70, a equipe conquistou seus três títulos: 1973, 1976 e 1978. A seleção foi vice-campeã em 1971, 1974 e 1983. A seleção de Crisópolis nunca foi campeã, nem chegou a uma final de Intermunicipal. Sua melhor campanha aconteceu em 2008 e 2011, quando conseguiu o 4º lugar.
 
 

Enviado por Da Redação - 26.10.2016 | 17h59m
#Assembleia
Deputado denuncia que Bahia tem 175 cidades sem delegado titular

A falta de delegados nos municípios baianos foi alvo de reclamações do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quarta-feira (26/10). De acordo com o parlamentar, em todas às Coordenadorias o efetivo de delegados é deficitário, não atende inúmeras cidades baianas. Ele ainda explicou que em alguns casos, um único delegado responde por várias cidades, como exemplo, na 9ª Coorpin de Jequié, que abrange 26 (vinte e seis) municípios, apenas 10 (dez) destes tem delegado titular. Assim, cidades como Santa Inês, Planaltino, Itaquara, Irajuba etc., a presença do delegado é esporádica, uma vez por semana no máximo. “É inevitável o acúmulo de trabalho, o atendimento das ocorrências de forma superficial, a prescrição de vários delitos e não menos importante a sensação de insegurança e descaso do Poder Público”, frisou o parlamentar. Geilson também ressaltou a situação das delegacias da região metropolitana, que diariamente não há delegados e escrivães a partir das 18 horas, apenas permanecem após esse horário os investigadores que tomam conta dos custodiados. “Diante da falta de efetivo, a Delegacia Geral direciona um delegado e um escrivão para cobrir toda a região metropolitana. Assim, se houver consumação de um delito após as 18 horas em Madre de Deus ou São Sebastião do Passé e o plantão metropolitano estiver funcionando na Delegacia de Lauro de Freitas, a viatura da Polícia Militar terá que se deslocar até lá. A depender do plantão metropolitano a guarnição da polícia militar pode percorrer até 80 km para efetivar a condução de um preso. Esta é a triste realidade baiana. Atenção, governador! Precisamos de uma solução para ontem”, bradou. A estimativa é de que 175 cidades estão sem delegado titular no Estado da Bahia. Os 95 delegados empossados, não permite designar para cada Coorpin nem três delegados, haja vista que a Região Metropolitana e Salvador também carecem de novos delegados. “Ou o governo acorda pra ontem, ou a situação vai continuar caótica, com delegados indo apenas uma vez por semana em cidades de médio e pequeno porte. É essa realidade enfrentada pela Polícia Civil da Bahia, daí a importância e extrema necessidade de convocar os 60 delegados e 43 escrivães que ainda aguardam a convocação do concurso”, afirmou Carlos Geilson.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 26.10.2016 | 17h33m
#Bahia
Governador Rui Costa recebe em audiência os prefeitos eleitos do PSB

Governador Rui Costa recebe em audiência os prefeitos eleitos do PSB
O governador Rui Costa recebeu em audiência, na segunda-feira (24), os prefeitos eleitos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que foram convidados pela presidente estadual da legenda, senadora Lídice da Mata, em encontro articulado pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. A reunião contou, ainda, com as presenças dos deputados estaduais Marquinho Viana e Fabíola Mansur, e de Alisson Gonçalves, chefe de gabinete do deputado federal Bebeto Galvão. “Os prefeitos saíram satisfeitos da reunião. Foi um bom encontro, onde falamos de trabalho e sobre as demandas regionais. O governador foi bastante atencioso e prometeu ser um parceiro de cada um dos nossos prefeitos”, resumiu a senadora e presidente estadual do PSB, Lídice da Mata. “No encontro com o governador apresentamos nossos prefeitos eleitos e reeleitos e destacamos os temas fundamentais para as administrações socialistas. Agora, vamos estabelecer as prioridades dos municípios para um trabalho em parceria com o Governo do Estado a partir de janeiro do próximo ano”, complementou a senadora Lídice da Mata. A deputada estadual Fabíola Mansur enfatizou a importância dos gestores montarem uma equipe de transição qualificada. “O prefeito se elege para gerir bem a cidade. Temos que aprimorar continuamente o desempenho para conseguir uma boa gestão”, destacou a parlamentar. Na reunião com o governador estiveram presentes 20 prefeitos eleitos pelo PSB: Marco Aurélio Costa (Itaquara), Elmo Vaz Matos (Irecê), José Adriano da Silva (Mundo Novo), Eduardo Vasconcelos (Brumado), João Lúcio Carneiro (Andaraí - PSD), Jairo Magalhães (Guanambi), Carlos “Carlito de Libório” Portela (Oliveira dos Brejinhos), Luiz Sérgio “Sérgio da Gameleira” Almeida (Jequié), Aurelino “Lero” Cunha Neto (Firmino Alves), Leandro “Léo” Santos (Igrapiúna), Aldo Gondim (Caetité), Luciano “da Farmácia” Silva (Boquira), Klédson “Binho de Mota” Mota (Laje), Ricardo Mascarenhas (Itaberaba), Luiz “Professor Léo” de Souza (Barra do Rocha), Gilberto Brito (Paramirim), Wilker Torres (Casa Nova), vice-prefeito Givaldo de Souza, representando o prefeito Fredson Souza (Mulungu do Morro), e Sueli “Suka” Carvalho (Ubaitaba).
 
 

Enviado por Da Redação - 26.10.2016 | 17h30m
#Brasília
Ser contra a PEC 241 é querer aumentar impostos, diz deputado

Ser contra a PEC 241 é querer aumentar impostos, diz deputado
O deputado federal José Carlos Aleluia (Democratas-BA) comentou em entrevista para a Rádio Sociedade Bahia, nesta quarta-feira (26/10), a aprovação em 2º turno da PEC 241.  Para Aleluia, a votação com folga manda uma mensagem positiva para o mercado e para a sociedade: "É muito bom que o próprio governo estabeleça limites para os seus gastos. É um exemplo para toda sociedade que foi incentivada a se endividar nos governos do PT e agora precisa equilibrar as contas", afirmou. O democrata reforçou que a PEC deve incidir nos gastos excessivos do governo resguardando serviços essenciais, como Saúde, Educação e programas sociais. "O governo está mais caro do que a sociedade pode pagar. Essa é a solução mais eficiente de reparar isso sem grandes danos à sociedade ou às áreas da Saúde e da Educação que vão ter um piso mínimo. Quem é contra a PEC 24, só pode ser a favor de, ou aumentar impostos, ou continuar gastando desenfreadamente. Ambos os cenários levariam ao caos", comparou. Durante a entrevista, o deputado Aleluia trouxe um exemplo do comportamento irresponsável que o Congresso tem desempenhado criando novos gastos sob pressão das corporações: "Enquanto aprovávamos a PEC em uma comissão na Câmara, outra comissão votava e aprovava a criação de uma nova Perícia Federal, que seria desmembrada da Polícia Federal. É um exemplo claro da irresponsabilidade com o dinheiro público. Agora com a PEC cada deputado que defender algo assim vai ter que responder a pergunta: ‘o dinheiro vai ser retirado de onde? Da saúde? Da educação? Da Polícia Federal’”, criticou o deputado. A PEC segue agora para o Senado, onde deve ser votada em dois turnos até o início de dezembro.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 25.10.2016 | 18h16m
#Câmara de Feira
Vereador sugere que corruptos sejam perdoados

Vereador sugere que corruptos sejam perdoados
O momento político difícil vivido pelo Brasil devido aos inúmeros casos de corrupção foi tema de um inusitado discurso do vereador Edvaldo Lima (PP), na tribuna da Câmara de Feira de Santana, nesta terça-feira (25). Para o edil, os sucessivos escândalos de corrupção envolvendo políticos têm feito com que a população fique descrente da classe política. “Estou preocupado porque pode acontecer no nosso país o que aconteceu com a Venezuela. Não brinquem, senhores, porque o nosso país está correndo um sério risco, quando o maior Poder Legislativo do nosso país, o Congresso Nacional, está abalado, a divergência está tão pesada que eles não se entendem, enquanto isso o país está descendo a ladeira, milhares de brasileiros estão desempregados por causa dessa situação do Congresso Nacional, da Justiça e do Poder Executivo, brigando entre si e não procuram resolver o problema do nosso país”, criticou. O pepista citou nomes conhecidos da política brasileira que têm sido punidos por conta de irregularidades ou estão sob investigação. “Eu observei o presidente do Senado, Renan Calheiros, que está sendo investigado por quase situação de deslize. Cunha perdeu o mandato pela mesma coisa, assim como a presidente Dilma. Romero Jucá está na mesma situação, mas continua. Delcídio perdeu também pela mesma situação. Se colocar chocalho, não vou generalizar, mas quase todos os políticos do país estão com deslizes”, acredita Edvaldo. O vereador espera que os políticos peçam perdão à população e sejam perdoados, para que fiquem com a ficha limpa. “Vou propor aqui para chegar até o Congresso Nacional, que eles venham a público pedir perdão à população, dar anistia a todos os políticos envolvidos para fazerem uma grande reconstrução da nossa nação, para que possam continuar com a ficha limpa, porque a ficha de 95% dos políticos estão sujas. Está na hora de perdoá-los, para que o país possa caminhar e o povo brasileiro encontre um rumo; não está mais na hora de prender Renan Calheiros, Eduardo Cunha e tantos outros, está na hora do perdão do povo brasileiro, para que o povo e o país possam encontrar um rumo”, disse. Para finalizar, Edvaldo Lima disse se não perdoar faltará cadeia para tanta gente.  “Ou perdoa ou vai virar uma Venezuela, virar um Iraque, porque não tem cadeia para todo mundo não”, argumentou.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 24.10.2016 | 20h39m
#Assembleia
Deputados querem instaurar CPI do Centro de Convenções

Deputados querem instaurar CPI do Centro de Convenções
Com requerimento pronto para colher assinaturas dos deputados para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI com o propósito de investigar responsabilidade do governo do estado no desabamento de parte do Centro de Convenções da Bahia, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa visitou o equipamento na tarde desta segunda-feira, 24, para checar de perto os estragos provocados pelo acidente que chegou a ferir três pessoas, todos integrantes da Polícia Militar que faziam a guarda do local. " Queremos entender e dar respostas à sociedade sobre o que aconteceu com o Centro de Convenções e onde foi aplicado exatamente o significativo volume de recursos públicos destinados à manutenção e reforma do equipamento", disse Sandro Régis (DEM), líder da bancada. O democrata lembrou que as informações publicadas na imprensa dão conta de que o estado havia investido cerca de R$ 60 milhões com a reforma e o que se viu foi o desabamento de parte de sua fachada. "Trata-se de total falta de respeito não apenas com o cidadão baiano, mas também com o dinheiro público", refletiu ponderando que o governo precisa prestar esclarecimentos à população e que a CPI, de caráter apartidário, constitui-se num instrumento eficiente para clarificar os acontecimentos. Ao ver de perto o tamanho do estrago que o desabamento provocou, os deputados mostraram-se perplexos e consideraram "gravíssimo" o fato de um equipamento com tamanha importância turística e econômica para o estado ter chegado a esse nível de abandono e depreciação ao longo dos últimos 12 anos. "Poderia ter acontecido uma tragédia de proporções inimagináveis", comentou o deputado Pablo Barrozo (DEM) mostrando o desabamento bem próximo aos elevadores de acesso principal. Para o deputado Fábio Souto (DEM) o governo até agora não decidiu onde será o novo Centro de Convenções, quando começam as obras e quando a população baiana vai ter de volta um complexo tão fundamental para o  estado. " A Bahia está deixando de faturar importantes somas com o turismo de eventos e negócios. Por isso estamos aqui cumprindo nosso papel e chamando a atenção para que o governo honre seus compromissos e tome providências urgentes".  O tucano Augusto Castro lamentou que um Centro de eventos que contribui para a geração de empregos, de renda, movimentação turística e econômica tenha sido tratado com tanto descaso pelas últimas gestões. "É de uma irresponsabilidade inacreditável", condenou.  O deputado Adolfo Viana foi enfático ao afirmar que é obrigação do governo prestar esclarecimentos à sociedade, como também é obrigação da oposição cobrar e fazer vir à tona esses esclarecimentos através da CPI.  O parlamentar acredita que os deputados governistas também estão imbuídos do seu papel e responsabilidades e, na sua opinião, não haverá dificuldades para o colhimento das assinaturas necessárias para a instalação da comissão de inquérito, que corresponde a mais de um terço dos integrantes da Casa, ou seja, 21 assinaturas. O deputado Carlos Geilson (PSDB) concluiu que assim como os parlamentares, a sociedade quer saber como foi gasto todo o dinheiro que ao longo desses anos foram investidos na reforma do Centro de Convenções. 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 24.10.2016 | 20h36m
#Câmara de Feira
Vereador diz que aluno da UEFS foi agredido por ser evangélico

Vereador diz que aluno da UEFS foi agredido por ser evangélico
Durante discurso na tribuna da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (24), o vereador Edvaldo Lima (PP) denunciou uma “agressão” ocorrida dentro da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) contra o aluno de Pedagogia, Luiz Eduardo Valadares Souza, motivada, segundo ele, por causa da sua ideologia religiosa.
“Eu trago nesta manhã um assunto que nos traz uma preocupação muito grande referente à Universidade Estadual de Feira de Santana, uma instituição respeitosa, uma instituição tem professores que eram vereadores nesta Casa, que sabem do papel fundamental da nossa universidade. Mas o que me traz aqui é para denunciar as irregularidades que estão acontecendo na UEFS. Há uma discriminação, um preconceito, uma humilhação para com a sociedade cristã”, afirmou. Segundo Edvaldo Lima, o estudante teria sofrido agressão física e moral. “O fato é que esse jovem, esse cidadão, que estuda Pedagogia na universidade foi agredido moral e fisicamente, por conta do seu comportamento cristão. Levou um tapa no rosto, porque não concordava com a ideologia que estava sendo implantado naquela sala. Queriam que ele estudasse uma matéria, mas ele se recusou, afirmando que faria o trabalho em cima do que está no texto, e não do que está sendo imposto. Porém, uma aluna, que estava do outro lado da sala, levantou e bateu no rosto daquele cidadão”, informou. O edil disse que já comunicou a direção da instituição sobre as agressões sofridas pelo referido aluno evangélico. “Estive em uma reunião, na quinta-feira da semana passada, com a vice-reitora daquela universidade, professora Norma Lúcia Fernandes de Almeida, para informá-la sobre um aluno daquela universidade que nos procurou aqui nesta Casa e procurou também o doutor Átila Leite, para tomar providências devido à humilhação que está passando dentro da UEFS”. Na oportunidade, Edvaldo Lima apresentou notas de repúdio contra o aluno mencionado, emitidos pelo Diretório Central dos Estudantes da UEFS, Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O edil contestou a reação dessas instituições, ressaltando que o único agredido foi o estudante evangélico.  Para o vereador, Luiz Eduardo está sendo perseguido por ser também seu defensor e ser fã do deputado federal Jair Bolsonaro (PP). “Olha o que circula nas redes sociais: ‘pastor evangélico, fã de Bolsonaro, defensor de Edvaldo Lima. Estudante de pedagogia que agrediu fisicamente a colega de turma na UEFS’”, ressaltou.
 
 

Enviado por Da Redação - 24.10.2016 | 14h33m
#Bahia
Rui inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista

Rui inaugura instalações de hospital e entrega obras em Vitória da Conquista
Diversas obras, que totalizam um investimento de R$ 40 milhões, foram entregues nesta segunda-feira (24) pelo governador Rui Costa, em Vitória da Conquista. Na área da saúde, foram inauguradas as instalações da primeira sala de raio-x do Centro de BioImagem do hospital geral da cidade, mais conhecido como Hospital de Base. A unidade também recebeu um arco cirúrgico, equipamento que possibilita procedimentos cardiovasculares, ortopédicos e neurocirúrgicos minimamente invasivos. De acordo com Rui, a ampliação do hospital e os novos equipamentos têm como objetivo atender melhor a população da cidade. “Tudo o que estamos fazendo é para aumentar a qualidade do atendimento para o povo. Também quero iniciar, em breve, a construção da policlínica, para atender, com diversos exames, as cidades dessa região”.  Ainda no município, o governador inaugurou três sistemas simplificados de abastecimento de água, nas localidades de Baixão do Iguá, Fazenda Paraíso e Assentamento Tigre (Fazenda Maringá); entregou treze tratores com implementos agrícolas para entidades da agricultura familiar e lançou três editais do programa Bahia Produtiva. “Com esses convênios do Bahia Produtiva, ajudamos projetos desenvolvidos e damos mais autonomia à agricultura familiar. Para isso, temos que proporcionar tecnologia para nossa gente. Queremos as associações rurais fortes no estado”, destacou. Na ocasião, Rui Costa também anunciou outros investimentos que contemplam a infraestrutura hídrica e aeroportuária. "A previsão é que, até dezembro, seja assinado o edital para licitação da construção da Barragem de Catolé e, até a próxima sexta-feira, o edital para construção do terminal de acesso dos passageiros no Aeroporto de Vitória da Conquista. As obras da pista, a parte dos aviões já está 98% concluída. A próxima obra é para melhorar o embarque dos passageiros".
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial