Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
Enviado por Rafael Velame - 10.7.2011 | 20h48m
Foguetinho
Dires sem direção

Alguns funcionários da Dires de Feira de Santana estão apreensivos. A divulgação de uma provável mudança na diretoria do órgão estadual pode acabar com mamatas que vem ocorrendo e que são protegidas pela atual diretora Iraci Leite. Na Dires, possuir vínculo de 8 horas por dia e, ainda assim, conseguir a proeza de manter outros vínculos com cooperativas, prefeituras e faculdades é normal, mesmo sendo humanamente impossível – a não ser que sejam funcionários onipresentes. Mas a cara de pau desses maus servidores não para por aí. Um relógio de ponto que o Estado comprou há mais de 1 ano, até agora não saiu da caixa a pedido dessa “turminha da mordomia”. Tudo, com o consentimento da diretora e por tabela do deputado estadual Zé Neto (PT) que a indicou pro cargo.

 
 
 
Envie Comente Comentários
Imprimir 
 
 
Marialvo Barreto escreveu:
As denúncias apresentadas pelo blog são graves. Não resta outra coisa a fazer, para mim, base do governo, senão apurar os fatos.
 
 
Helena escreveu:
Eita mundão bão, com tantas mordomias "nunca antes..."; se há algo q acostuma mal o sujeito, ràpidinho, é mordomia. Agora, é criarem vergonha na cara e baterem o ponto ou peçam prá sair. Apesar de que, qdo o sujeito é esperto além do que se quer prá um func público, êle simplesmente pode encarregar alguém p bater o cartão p êle, né? De alguns anos prá cá, toda esperteza deve ser esperada dessa gente, desde a esfera federal, estadual, até a municipal. Com êsses, tinha q ser com a digital do "cumpanheiro".
 
 
Helena escreveu:
O final de meu comentário ficou, talvez, sem muita clareza, mas o que quis dizer, é que o ponto deveria ser com a digital do funcionário, prá que seja obrigado a aparecer no trabalho, ainda que saia logo após, como álguns funcionários fazem em Brasilia(mostrado pelo Fantástico). Massss...seria mais difícil tanta safadeza. Melhor mesmo o vereador Marialvo investigar, afinal, parece que êle e o vereador Angelo têm mais credibilidade que a maioria dos petistas, na Bahia.
 
 
Antonio escreveu:
É lamentável que, enquanto à nível nacional providências são tomadas a cada denúnica de escândalo, aqui a imprensa local vive no mensalinho (salvo raríssimas exceções), o Ministério Público não existe e a impunidade campeia. O que fazer para o dinheiro público ser respeitado na Bahia?
 
 
luiz anselmo escreveu:
É por isso que os caras de pau encheram a porta da Dires de faixas, se preparem a mamata está com os dias contados.
 
 
carlos eduardo escreveu:
Se encontrassemos Administracao de orgaos publico com responsabilidade e impacialidade a 2 DIRES seria modelo e referencia a nivel estadual. Sim ao cartao de pontos.
 
 
servidora competente e compromissada da 2ª DIRES escreveu:
Com certeza quem fez este comentário , gostaria de estar no lugar da diretora Iraci Leite, não conseguindo resolveu lançar o seu veneno,talvez seja um funcionário que nunca tenha cumprido sua carga horária, competência não se mede por horas trabalhadas. Os funcionários compromissados da 2ª DIRES cumprem com suas obrigações, tanto que a 2ª Diretoria Regional de Saúde é a mais respeitada de todas as Diretorias do nosso estado.
 
 
Maria escreveu:
Concordo que relogio de ponto tem q funcionar,mas ñ concordo com acusações infundadas,pois é fato q a 2ª DIRES na avaliação do Ministerio da Saúde e da SESAB,portanto na avaliação de quem entende do assunto SAÙDE e não de quem só faz acusações sem fundamento, foi a melhor DIRES do estado da Bahia e como disse o vereador Marialvo os fatos devem ser apurados.Portanto senhores leitores apurem junto aos profissionais e órgãos envolvidos diretamente com os resultados desta direção.Sejam sensatos e inteligentes
 
 
Adriana escreveu:
O problema é q quando pessoas esclarecidas se posicionam e ñ aceitam q políticos manipulem sua vidas,isso incomoda meia dúzia de colegas q estão acostumados a viver no tempo do coronelismo,da ditadura,do voto de cabresto.Os tempos mudaram!Já conquistamos o direito de fazer nossas escolhas sem medo.O corpo de funcionários administrativos e técnicos desta Dires além de competente é corajoso e conhece seus direitos.A 2ª DIRES tem se destacado como modelo de Gestão Pública.Os eleitores ñ são tão burros assim.
 
 
Isabela escreveu:
DIREITO DE RESPOSTA Como não convem esqueceram de dizer que A 2 DIRES tambem tem funcionários que trabalham e cumprem horarios levando a serio suas responsabilidades e que tem como unica fonte de renda o trabalho na DIRES mais para pessoas sem escrupulos que por questões pessoais ou politicas preferem denegrir a elogiar e reconhecer o trabalho bem feito dos funcionarios que levam seu trabalho a serio apesar de ganhar pouco isso não interessa não é mesmo?
 
 
Turma do atraso escreveu:
Esta senhora que está na 2ª Dires vem lá de trás, da turma do atraso. Essas práticas de faltar ao trabalho para fazer renda fez escola nos governos do DEM. E sei tb que ela tem um pezinho no Ronaldismo. Grave, grave Velame. Espero que publique!!!
 
 
Alguém escreveu:
Essas coisas na 2ªDIRES não vem acontecendo de hoje isso já é muito antigo, pois tive a oportunidade de ver isso de perto e sentir na pele o preconceito de não ter o Nível Superior e ser humilhado por pessoas que tinha vários empregos e nem o pé colocava na dires; isso não é só desse governo e sim de muitos outros.
 
 
Marlene escreveu:
Tenho certeza de que o movimento de funcionários da Dires pela permanência de Iraci Leite se deve ao fato de que é a primeira vez que alguém com competência técnica e mais de 30 anos de serviço na instituição, dirige o órgão. A Dires sempre serviu aos interesses políticos, uma vez que controlava os recursos financeiros que eram distribuídos aos municípios que compõem a região. Hoje, o cargo já não incorpora poder e dinheiro, mas querem tirar a Iraci por barganha política com vistas à eleição de 2012.
 
 
Marlene (cont.) escreveu:
Acho mesquinharia falar que os funcionários estão com medo do controle da frequência pelo relógio de ponto. Aliás, sabe-se que para o funcionário competente e comprometido, isto é irrelevante. Já para aqueles relapsos, não há ferramenta de controle que os faça ser bons servidores, vão sempre achar um meio de burlar a ordem e a lei. Conheço grande parte dos técnicos da Dires e sei do compromisso de todos com o trabalho de assessoramento técnico-científico aos municípios.
 
 
Maria Melo escreveu:
" Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela: Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa."
 
 
Maria Melo escreveu:
Um pequeno conceito simples e objetivo para o crime de desacato: "Falta de acatamento, por meio de palavras ou atos que redundem em vexame, humilhação, desprestígio ou irreverência, a servidor público, civil ou militar, no exercício da função ou em razão dela".
 
 
Maria Melo escreveu:
"Um pequeno conceito simples e objetivo para o crime de desacato: "Falta de acatamento, por meio de palavras ou atos que redundem em vexame, humilhação, desprestígio ou irreverência, a servidor público, civil ou militar, no exercício da função ou em razão dela".
 
 
Maria Melo escreveu:
"Mas a cara de pau desses maus servidores não para por aí..." Desacato...
 
 
Maria Melo escreveu:
A DIRES tem direção e funcionários competentes e comprometidos com a saúde coletiva e todos ingressaram no serviço público através de concurso e não embaixo das asas de políticos. Não é à toa que a 2ª DIRES é destaque entre as demais regionais do estado.
 
 
Cirilo Morais escreveu:
Os "maus funcionários" e os "caras de pau" da 2ª DIRES têm parentes e amigos que saberão votar certinho nas próximas eleições.
 
 
Maria escreveu:
Acho que esse comentário dessa pessoa que diz que temos mordomia para faculdaddes e outros. Pelo que eu sei por lei temos a nossa carga horária a ser cumprida,e temos o direito de fazer faculdade intependente de carga horária ou não essa pessoa que fez esse comentário deve está com inveja por não ser ou ser um funcinário público e não ter o previlegio das mordomias não é mesmo?E faculdade é direito de qualquer servidor.Cuide-se mais da vida de vocês.Politica DEM,PT PDT etc é uma mistura só kkkkkk
 
 
Mulher trabalhadora escreveu:
Realmente a Diretora da 2ª Dires é competente, mas algumas servidoras de nível superior nunca são encontrados na Regional, basta olhar o Cnes e Faculdades e outros para ver se trabalham la, descobriram se é real.
 
 
Mulher trabalhadora 2 escreveu:
Qualquer funcionário da Saúde pode ter uma CH semanal de até 64h. Por exemplo, quem tem 40h pode ter mais um emprego de 30h e assim por diante pois ele pode trabalhar a noite, finais de semana, depende do é acertado com o empregador. Além disso, os funcionários de nível superior, fazem supervisões frequentes em 22 municípios, participam de atividades e capacitações em Salvador, então não ser encontrado na sede da DIRES todos os dias não é parâmetro prá dizer se ele trabalha ou não.
 
 
Mulher trabalhadora 3 escreveu:
A função da DIRES é supervisionar, avaliar, monitorar, dar apoio técnico institucional, ou seja, trabalhar lado a lado com 22 municípios e isto só é possível com o técnico visitando cada um desses municípios, logo, ele não pode estar ao mesmo tempo na DIRES e em outro município. Sem falar que constantemente alguns técnicos são convidados para participar de ações inclusive em outras regionais. As escalas de viagem podem comprovar.
 
 
Morais escreveu:
Em minha opinião, faltam dados nessa história. Houve alguma denúncia formal? O denunciante apresentou provas? Ou é só uma notícia de blog querendo ampliação de visibilidade? Pelo visto, calúnias contra um serviço público que é prestado de qualidade estão suscetíveis a ocorrer quando estão envolvidos interesses político-partidários.
 
 
Helena escreveu:
Você foi mexer em casa de marimbondo, já viu, né! Quantos ânimos alterados por conta de uma bobagem(prá quem trabalha, claro)!
 
 
COSTA E SOUZA escreveu:
AS PESSOAS QUE SAIRAM A " PEDIR ASSINATURA PARA O DITO DOCUMENTO E QUE FIZERAM AS FAIXAS " TEM LÁ SEUS INTERESSES .TEM MUITA GENTE NA DIRES QUE NÃO TRABALHA , MESMO ESTANDO LÁ SÓ ENROLA . O DOCUMENTO ASSINADO DE BOA FÉ POR MUITOS FUNCIONÁRIOS TINHA UM OBJETIVO NÃO DE AFRONTA AO NOVO DIRETOR , MAS DE APOIO A UMA MÃE QUE TINHA PERDIDO UM FILHO ( A DIRETORA ),NO ENTANTO O DOCUMENTO ANTES DE CHEGAR AO SECRETÁRIO SOLLA , FOI EXPOSTO EM UM OUTRO BLOG ,EXPONDO ASSINATURAS DE SERVIDORES.ISTO FOI MÁ FÉ !!!
 
 
Roberto escreveu:
Realmente, D. Helena, é uma grande bobagem tudo isso: só ratearam os cargos existentes em Instituições importantes como uma forma de angariar votos de quem delas dependem, desacatam de forma vergonhosa e desrespeitosa profissionais sérios, que estudaram, fizeram especializações, mestrado, foram aprovados em concurso público e desempenham com competência suas atividades. Besteira, não é?
 
 
Conceição Santos escreveu:
Todos os funcionários que assinaram as listas de apoio à diretora tinham plena ciência do objetivo do documento. Muita infelicidade do Sr(a) Costa e Souza usar a tragédia que tirou tão precocimente a vida de uma pessoa tão especial quanto Matheus. Desrespeito ao serviço público e seus funcionários já são comuns neste país onde a corrupção e as barganhas políticas falam mais alto. Mas há de se respeitar a dor de uma mãe que perdeu seu bem mais precioso. Lamentável e mesquinho o comentário.
 
 
Janemeire Araújo escreveu:
Por isso que o governo não quer dá escola e educação ao povo. Gente educada é gente que contesta e não engole calado. É isso mesmo: lutem até o fim, afinal não foi a toa que tanta gente sofreu e morreu na Ditadura.
 
 
Eu escreveu:
Não é correto comparar meros funcionários públicos a políticos corruptos (na sua maioria). o que não pode mais acontecer é nomear amiguinhos deles sem compromisso e sem competência para cargos de relevância como esse, simplesmente por troca de voto.
 
 
Jonas escreveu:
Não é correto comparar meros funcionários públicos a políticos corruptos (na sua maioria). o que não pode mais acontecer é nomear amiguinhos deles sem compromisso e sem competência para cargos de relevância como esse, simplesmente por troca de voto.Muito irresponsável o comentário do Sr. Velame.
 
 
Jonas escreveu:
Muito infeliz o comentário do Velame, pois não conhece a verdade nem a realidade. O que estão querendo mais uma vez é indicar um elemento incopetente, simplesmente por ter votado votado num político sem compromisso. A sociedade sempre é penalizada. Cuidado com o que fala imbecil!!!!!!
 
 
Cadu escreveu:
Velame deveria ter investido mais no vale tudo ou na vaqueirama. como jornalista é muito irresponsável e deve responder por agravo.
 
 
Helena escreveu:
Se Velame não mostra prá gente o que rola por trás dos bastidores de governantes tão sacanas, ficamos de pés e mãos amarrados. Não sei porque esta postagem deixou alguns tão irritados,rs...Liga não, Velame. A gente torce por seu irmão, mas vc fica por aqui, no blog,rsrs...
 
 
Maluco escreveu:
Competência se mede com resultados e não horário. Porque será que a MICROSOFT é uma potência mundial?
 
 
Eu... escreveu:
Responderá sim, Cadu. Em nome de todos os funcionários públicos que se respeitam, ele merece um processo e talvez deixará de ser tão leviano e irresponsável. Quanto a Sra. Helena, deveria fazer uma visita à Dires prá conhecer e saber como é que se trabalha com seriedade e a prova disto são os resultados e o destaque que a 2ª Dires tem no Estado.
 
 
cininha escreveu:
Velame , você produziu uma bomba !!! E foi muito bom o debate, mas faltou algo : Carta Aberta ao Governador O que muitos " Loiros e Loiras " ali na Dires não admitem é serem dirigidos por um jovem negro , filho de uma humilde servidora pública , e estão para morrer com isto !!!! Muita dissimulação esta a esconder a realidade dos fatos , ataques e " Repudios ". Senhor Governador , não permita que no Governo Democrático de Todos Nós o Racismo Triunfe .
 
 
Eu 2 escreveu:
Qta apelação! Já desacataram os servidores chamando-os de caras de pau e maus profissionais, usaram covardemente a tragédia sofrida pela família da Diretora, a mentira sobre a falta de cumprimento da carga horária dos profissionais sem saber que nem todos possuem as tão faladas 8 h diárias, o que mostra o desconhecimento do processo de trabalho da Instituição e agora os chamam de racistas. Qual será o próximo argumento falido? Não queiram justificar o que não tem justificativa.
 
 
Mulher trabalhadora escreveu:
Os profissionais podem trabalhar 64 horas, que é 40 semanal e 24 horas hospitalar, é lei, mas que as profissionais não vem trabalhar é fato, e as escalas que são feitas e nem vão com desculpas sem valor, POUCAS VEZES ESTÃO EM SERVIÇO FORA DA DIRES, ELAS MENTEM, E NÃO ASSUMEM, PASSE ALGUNS DIAS VIGIANDO A DIRES E CONFIRMARÃO AS ENFERMEIRAS ESTÃO EM SEUS MÚLTIPLOS EMPREGOS, de coordenação de faculdades e hospitais.
 
 
Maluco escreveu:
Por que você Velame também não abre uma campanha para que os servidores públicos estaduais tenham um salário digno para desenvolvimento das suas atividades. Como podemos termos serviços públicos eficientes com um salário base de 545,05. depois vc pode querer exigir carga horária.
 
 
Maluco escreveu:
Se é prá fazer Lei ser cumprida, vamos começar pela de desacato ao servidor público no exercício das suas funções.
 
 
Cadu, escreveu:
Cininha, O preconceito parte e vc quando diz que o pretenso é um jovem negro. Até o momento ninguem se referiu a ele ou ela como sendo de cor. A competência nãoestá na cor da pele!!!!!!!!!!!!! Paciência......
 
 
cininha escreveu:
Vou pedir para republicar comentário de " Mulher trabalhadora " , fala sobre competência : "Os profissionais podem trabalhar 64 horas, que é 40 semanal e 24 horas hospitalar, é lei, mas que as profissionais não vem trabalhar é fato, e as escalas que são feitas e nem vão com desculpas sem valor, POUCAS VEZES ESTÃO EM SERVIÇO FORA DA DIRES, ELAS MENTEM, E NÃO ASSUMEM, PASSE ALGUNS DIAS VIGIANDO A DIRES E CONFIRMARÃO AS ENFERMEIRAS ESTÃO EM SEUS MÚLTIPLOS EMPREGOS, de coordenação de faculdades e hospitais"
 
 
Mulher Trabalhadora escreveu:
Relamente o salario é muito pouco 545,05, e a GID que o Governador não paga o valor devido, e a URV que não vemos e temos direito.
 
 
Isabela escreveu:
Cininha sua desenformada,bem se vê que você não nos conhece pois na 2ªDIRES tem muitos negros onde me incluindo na lista em mais de 20 anos aqui nunca presenciei este tipo de atitude leviana.você é que deve ser carregada de preconceitos e esta se aproveitando da situação..se liga na nossa Bahia não existe branco somos todos filhos da Africa apesar da pele clara..DESENFORMADA
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 01 - Realmente estou convencida que o objetivo do proprietário do Blog foi aparecer, ser visitado, ter inumeros acessos, assim estaria sendo alcançando a sua meta de publicidade. Lamentaverlmente que seja de forma tão vergonhosa, falou-se em impobridade administrativa, falou-se em responsabilidade do servidor publico, falou-se em negligência no exercicio da função pública, falou-se em inumeros crimes cometidos pelo servidor publico, mas tudo isso realmente deve ser AVERIGUADO.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 02 - Pessoas deveriam saber que são passiveis de serem surpreendidas para responderem na Justiça por acusações infundadas ou mesmo sem provas. Por que agora essa discussão sobre a 2a DIRES? Cargo que sempre foi ocupado por indicação politica partidária e que possivelmente tenha sido a primeira vez que foi ocupado por competência técnica. A Enfermeira Sanitarista Iraci Leite não deve ser tratada da forma como está sendo nesse BLOG, muito menos os funcionários da Regional.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 03 - A atual Diretora é competente, é dedicada às suas obrigações como gestora e somente pessoas maliciosas e sem caráter PERDEM TEMPO tentando macular isso, além do mais a acusação é séria e para aqueles que desconhecem caso a mesma estivesse sendo negligente no exercicio da função pública responderia civilmente, administrativamente e penalmente, SABIAM DISSO??? Fico enojada em ter que acessar um blog deste nivel, acessei por ouvir os comentarios e curiosamente ler, mas confesso que me arrependi.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 04 - Estou vendo aqui pessoas perdendo tempo em tecer comentarios maldosos sem sequer se preocuparem com a responsabilidade que pode ser cobrada pelas suas PALAVRAS. Apesar de ter me apresentado com um pseudonimo gostaria muito de poder me identificar mas como vivemos num país que posso ser perseguida, prefiro nao revelar meu nome e sim meu sentimento. A intenção de alguns funcionários que assinaram o Abaixo-assinado nao foi a de IMPEDIR ou TUMULTUAR a ocupação do cargo pelo profissional indicado.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 05 - e sim que a atual Diretora fosse mantida pela sua competência, por ser do quadro permanente, por ter qualificação para ser mantida no cargo. Não se fez abaixo-assinado para a nao indicação de fulano de tal e sim pela permanência da atual diretora. para aqueles que nao sabem o trabalho desenvolvido pela mesma na direção é reconhecido e valorizado. Independentemente de quem a colocou lá, ela provou que mereceu a indicação. Quanto aos demais servidores da DIRES posso falar por mim.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 05 - Sou funcionaria pública estadual e possuo direitos e deveres, tá lá na lei 6677 de set de 1994, leiam, inteirem-se e depois falem com propriedade. A acusação de nao trabalhar atingindo aos funcionarios deve ser verificada primeiro. Pena que em nosso país se possa criar meios de informação e desconstrução da realidade por meros "escritores" e ou leitores desinformados como também pessoas que se prestam ao papel de falarem o que querem, e ainda terem quem as aplaudam sem medir consequencias.
 
 
INDIGNAÇÃO escreveu:
Parte 07 - A DIRES está lá exercendo o seu papel, há funcionarios comprometidos e responsaveis e dispostos a acionarem a Justiça para reparo de danos que por ventura sejam causados.
 
 
Joana escreveu:
Velame , QUANTA INDIGNAÇÃO !!!!!!!!!!
 
 
Joana escreveu:
VELAME IMAGINE SE EXISTE A CENSURA , POR ENQUANTO VOCÊ SÓ ESTA SENDO AMEAÇADO DE PROCESSO , E A LIBERDADE DE IMPRENSA ONDE FICA ! QUANTA INDIGNAÇÃO !!!!
 
 
 


 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial