A Câmara dos Deputados aproveitou um dos maiores eventos de tecnologia do mundo - a Campus Party Brasília – para lançar o portal desafio.leg.br. O objetivo é atrair pessoas interessadas em propor soluções inovadoras para a Casa. Dois editais já estão abertos aos interessados. O primeiro desafio ao público é propor um novo portal na internet que reúna de forma eficiente para o cidadão informações sobre proposições em tramitação, notícias do Parlamento e mecanismos de transparência e de participação popular. As propostas têm que ser apresentadas até o dia 15 de setembro. O primeiro lugar será premiado com R$ 150 mil; o segundo, com R$ 100 mil; e o terceiro, R$ 50 mil. O segundo desafio é a criação de um aplicativo para tablets e celulares que torne o processo legislativo mais atraente à população. Neste caso, a premiação será de R$ 25 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro. A gestora do Portal Desafio, Dryade Shclarman, explica que o objetivo dessa nova modalidade de solução de problemas é permitir atrair talentos por toda a sociedade, e não apenas por meio da licitação tradicional, em que participam apenas empresas. “Podemos receber ideias geniais também de pessoas talentosas”. Doutorando em Administração na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luciano Ataíde ficou interessado em participar dos desafios. Ele já participou de outra competição tecnológica da Câmara – um ‘hackathon’ em que o tema era “Gênero e Cidadania” - ocasião em que criou uma ferramenta para monitorar gastos públicos voltados às mulheres. “A Câmara está praticando algo inovador em termos de gestão ao convidar a sociedade e dar a qualquer cidadão a oportunidade de propor soluções tecnológicas”, afirmou Ataíde. Realizada pela primeira vez em Brasília, a Campus Party recebe um público estimado de 40 mil visitantes, além dos quatro mil “campuseiros” acampados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Durante o evento, que vai até domingo (18), eles participam de palestras, workshops e competições nas áreas de computação, robótica e empreendedorismo.