Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 22.5.2016 | 17h33m
#Eleições 2016
PT de Feira lança Zé Neto candidato a prefeito pela quarta vez

PT de Feira lança Zé Neto candidato a prefeito pela quarta vez

O diretório municipal do PT em Feira de Santana lançou, neste domingo (22), a pré-candidatura do deputado estadual Zé Neto a prefeito de Feira de Santana. O evento em apoio a quarta tentativa do petista em chegar à prefeitura aconteceu no auditório de eventos do Ville Gourmet e reuniu cerca de 600 pessoas, entre vereadores, sindicalistas, diretores de órgãos públicos estaduais e simpatizantes. O líder do PT na Câmara Federal, o deputado Afonso Florence também compareceu. Na oportunidade, o deputado lançou também um plano de governo participativo, que segundo ele visa ouvir a população para saber do que a cidade precisa. “É um caminho amadurecido e com os pés no chão. Nosso time é animado e tem muita energia, com muita vontade de acertar”, disse. 

 
 
 

Enviado por Agência Câmara - 21.5.2016 | 7h38m
#Brasília
Projeto de Alice Portugal homenageia cineasta criando o Dia do Documentarista

Projeto de Alice Portugal homenageia cineasta criando o Dia do Documentarista
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados que institui o Dia Nacional do Documentarista (PL 2536/15), a ser celebrado no dia 7 de agosto. A data marca o dia de nascimento do cineasta baiano Olney São Paulo (1936-1978), diretor de Manhã cinzenta, filmado em 1969. O filme, misto de documentário e ficção, foi proibido pelo governo militar e ele acabou preso e torturado. Segundo a deputada, ele é o único artista a ser torturado por uma obra durante a ditadura. Ela explica que a sugestão da data comemorativa partiu da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD Nacional), após uma discussão com os núcleos regionais da entidade. O projeto tramita de forma conclusiva nas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Da Redação - 20.5.2016 | 18h13m
#Feira de Santana
José Ronaldo anuncia pacotes de inaugurações no mês de junho

José Ronaldo anuncia pacotes de inaugurações no mês de junho
Dentro dos próximos dias, a Prefeitura de Feira de Santana vai entregar à comunidade mais duas creches. Os equipamentos construídos com recursos próprios estão localizados no conjunto Feira VI e no Alto do Papagaio, na rua Adamantina. A informação foi divulgada pelo prefeito José Ronaldo (DEM) durante entrevista no programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan. As creches possuem padrão arquitetônico moderno, ampla distribuição dos espaços internos contando com salas de aula, secretaria, banheiros, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, cantina, cozinha, despensa, área de serviço, sanitários masculino, feminino e PNE.  Dentro do pacote de inaugurações, no mês de junho, o Governo Municipal vai entregar o Parque Linear Lopes Rodrigues, localizado entre os bairros Jomafa, Irmã Dulce e o 35 BI, bem como a avenida Ayrton Sena, na região do bairro Mangabeira, que será uma das mais importantes vias de acesso para a região leste da cidade.  Segundo o prefeito José Ronaldo, os investimentos do Governo Municipal são resultados de um trabalho árduo diante de um período de crise que o país atravessa. “Mesmo com tantas dificuldades, a Prefeitura tem dado continuidade as obras em andamento com muito esforço. São ações que atendem os bairros e distritos da nossa querida Feira de Santana”. Durante entrevista o chefe do Executivo Municipal respondeu a ouvintes e esclareceu algumas dúvidas com relação ao BRT. Na oportunidade voltou a afirmar que a avenida Presidente Dutra só será fechada para a construção de um túnel, como está previsto no projeto de implantação do BRT, quando o trecho também em obras na avenida Getúlio Vargas for liberado para o tráfego de veículos. Ronaldo também falou da pavimentação asfáltica da rua Quito, cujo serviço está sendo concluído. Ela é uma importante via de ligação entre as avenidas Artêmia Pires, região do bairro SIM, e a Sérgio Carneiro, no Santo Antônio dos Prazeres. 
 
 

Enviado por Da Redação - 20.5.2016 | 7h38m
#Teatro
Espetáculo “Jogo da Memória” em cartaz em Feira de Santana

Espetáculo “Jogo da Memória” em cartaz em Feira de Santana
“E se pudéssemos voltar no tempo?” Esse é um dos principais questionamentos do espetáculo “Jogo da Memória”, da Mimus Companhia de Teatro, com texto de Deborah Moreira e direção de George Mascarenhas, que traz os dois atores aos palcos de Feira de Santana pela última vez, nessa temporada do projeto Feira Mimus, de 27 a 29/05, no Centro de Cultura Amélio Amorim, sempre às 19h, com ingressos a preços promocionais - R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). O público ainda terá a oportunidade de participar de atividades artísticas gratuitas, como oficinas temáticas sobre “Mímica Corporal e Dramaturgia”, dias 27 e 28/05, das 9h às 12h, com inscrições no site www.mimus.com.br, e palestra aberta ao público, dia 28/05, às 16h, sobre “Teatro Físico e Criação Dramatúrgica”. Inspirado em princípios e procedimentos de jogos diversos, o espetáculo “Jogo da Memória” aborda o desejo de controlar o tempo, a partir da metáfora de um acidente de trânsito. A cena é construída como um tabuleiro de jogo, onde os dois atores interpretam oito personagens que compartilham seus pontos de vista e revivem ou tentam reconstituir o acidente, a partir de seus próprios olhares, de modo fragmentado, construindo novas versões do fato. Assim, o espetáculo traz à tona o frequente desejo de mudança daquilo que já passou. A relação entre a lembrança e o esquecimento e o desejo de controlar o tempo estão em foco de discussão da peça, que cria em cena uma reflexão sobre as nossas escolhas, acontecimentos e o próprio jogo da vida, com suas percepções, imagens e memórias. “Brincamos com a lógica do jogo para que o espectador também possa brincar ao tentar recombinar as peças do quebra-cabeça, montado pela história que está sendo contada”, revela George Mascarenhas. Segundo o diretor, a peça trata de questões que permeiam o imaginário de muita gente: a possibilidade ou não de alterar os fatos, a partir das escolhas que fazemos. Com autoria de Deborah Moreira, o texto parte de um acidente de trânsito verídico, que se torna o ponto de ligação entre as oito personagens em cena. “Jogo da Memória brinca com as hipóteses e desejos levantados pela pergunta ‘E se...?’ e isso permite uma grande abertura de espaço para identificar diferentes perspectivas de encaminhamento ou de lembrança de um fato vivido”, explica a artista.   Com uma estrutura dramatúrgica de estética contemporânea, a trama é repleta de reviravoltas engendradas pelas imagens construídas pelos atores, pelo texto e pela encenação, com uma dinâmica poética que permite aos atores explorar em cena o valor do humano, a visão de mundo e de si mesmo, e o sentido da vida.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 20.5.2016 | 1h09m
#Câmara de Feira
Deputada quer atribuir à Polícia Federal a apuração de crimes de preconceito

Deputada quer atribuir à Polícia Federal a apuração de crimes de preconceito
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição 203/16, que atribui à Polícia Federal a apuração dos crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Segundo a autora da proposta, deputada Tia Eron (PRB-BA), as polícias estaduais muitas vezes não têm efetivo, tampouco dispõem de infraestrutura suficiente para atender a todas as ocorrências de crimes. A parlamentar ressalta que, com a crescente popularização das redes sociais, o número de atos de racismo praticados por meio da internet aumentou. “A Polícia Federal conta com aparato especial para investigar infrações de repercussão interestadual e internacional, como é o caso dos crimes cibernéticos”, argumenta. “O combate aos crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor seria realizado de forma mais eficaz pela Polícia Federal”, complementa. A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Caso seja aprovada, será examinado por uma comissão especial criada especialmente para essa finalidade. Em seguida, será votada pelo Plenário.
 
 

Enviado por Da Redação - 20.5.2016 | 1h06m
#Cultura
Feira de Santana na rota da XIV Semana Nacional de Museus

A XIV Semana Nacional de Museus tem como tema “Paisagens Culturais”. Em Feira de Santana, o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo abriu para o público uma mostra da cultura sertaneja, tendo como personagem principal o vaqueiro, um dos patrimonios da cultura nordestina.  A Semana Nacional dos Museus busca colocar em evidência a importância destes espaços para a sociedade, uma vez que eles têm papel fundamental para o conhecimento e a valorização da cultura. A mostra, no foyer do Parque do Saber, estará aberta ao público até o próximo domingo, 22. 
 
 

Enviado por Da Redação - 19.5.2016 | 13h49m
#Feira de Santana
Jovens promovem ato contra Temer

Jovens promovem ato contra Temer
Nesta quinta-feira (19), acontece em Feira de Santana o ato “Temer Jamais”. Organizado pelas redes sociais, em pouco mais de um dia o evento do Facebook já mobilizou mais de 700 pessoas entre confirmações e demonstrações de interesse. O ato, segundo realese enviado à imprensa, é uma demonstração do descontentamento de setores da sociedade com a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma e a administração do presidente em exercício, Michel Temer. A concentração está marcada para as 17h na Praça de Alimentação da Av. Getúlio Vargas. 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 18.5.2016 | 23h36m
#Política
Secretário de Ronaldo se encontra com ministro de Temer

Secretário de Ronaldo se encontra com ministro de Temer

O secretário de relações institucionais de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, não perdeu tempo e está em Brasília dialogando com o novo governo, do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). Carneiro divulgou no Facebook uma foto despachando com o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima.  No post, ele afirmou estar apresentando os primeiros pleitos de Feira ao novo governo, porém, não explicou quais são essas demandas. O secretário feirense também publicou fotos de encontros com os senadores Romário Faria, Randulfe Rodrigues e Agripino Maia. 

 
 

Enviado por Da Redação - 18.5.2016 | 19h47m
#Feira de Santana
Rodoviários de Feira poderão entrar em greve

Rodoviários de Feira poderão entrar em greve
Em assembléia realizada nesta quarta-feira (18) os rodoviários da cidade de Feira de Santana aprovaram o estado de greve. Com a decisão da maioria, caso não haja avanços em negociações com as empresas responsáveis pelo transporte público no município, a categoria pode efetivamente entrar em greve por tempo indeterminado. Uma nova reunião com a classe patronal será realizada nesta quinta-feira (19). “Este é o período adotado pela maioria das empresas para se discutir campanha salarial. O Sintrafs encaminhou à classe patronal no mês de março uma pauta com as reivindicações da categoria. Já estamos em maio e ainda não obtivemos um retorno com resultados práticos. Hoje, apresentamos a situação aos companheiros e se na reunião marcada para amanhã (19_  nada for conquistado, nós poderemos decretar uma greve”, explicou o vice-presidente da entidade, José de Souza.  Segundo o vereador Alberto Nery que também é o presidente do sindicato, as reivindicações são justas. “Estamos reivindicando um reajuste compatível com o da inflação. Direito ao plano de saúde familiar, reposição de hora extra a 100%, também fazem parte  da pauta. As novas empresas ainda não pagaram férias, quinquênio e já alegam dificuldades. Não podemos ser penalizados por falhas da administração pública, que não combate o transporte clandestino, o que  diminui o fluxo de passageiros nos ônibus. Só queremos assegurar o direito do trabalhador, que tem sofrido muito nos últimos meses”, explicou Nery.  Ainda de acordo com o presidente, decretar uma greve é a última alternativa do sindicato. “Uma greve causa muitos transtornos para a cidade e não é o nosso objetivo deflagrá-la. Mas não podemos perder de vista a garantia do direito do trabalhador. Por isso, esperamos que as empresas apresentem propostas positivas, que atendam as necessidade da classe, para que haja um entendimento e tudo se resolva da melhor maneira possível. Não é justo que o trabalhador seja prejudicado, muito menos a comunidade. Vamos torcer para que tudo seja solucionado nesta quinta-feira (19)”, finalizou.
 
 

Enviado por Agência Senado - 18.5.2016 | 14h35m
#Brasília
Pedágio livre para quem mora perto das praças de cobrança será tema de debate

O impacto tarifário da isenção de pagamento de pedágio proposta por meio do Projeto de Lei da Câmara 8/2013 será debatido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta quarta-feira (18) pelo colegiado. O projeto em questão tem como objetivo isentar do pagamento de tarifa de pedágio, nas rodovias federais, o veículo cujo proprietário possua residência permanente ou exerça atividade profissional permanente no município em que esteja localizada a praça de cobrança de pedágio. Para a audiência pública, foram convidados representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); do Ministério dos Transportes; da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR); e da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O pedido foi apresentado pelo senador Wellington Fagundes (PR-MT).
 
 

Enviado por Da Redação - 18.5.2016 | 13h54m
#Esporte
IFC realiza pesagem no América Outlet

A pesagem oficial da edição 9ª edição do Iron Fight Combat, evento de Mixed Marcial Arts (MMA) que será realizado em Feira de Santana, acontece nesta quinta, 19, a partir das 18 horas, no América Outlet. Todos os competidores estarão presentes para confirmar se estão nos pesos adequados para as suas lutas. O evento será marcado pela disputa do cinturão entre o feirense Michel Pânico e o soteropolitano Arivaldo Lima. Destaque ainda para o confronto entre Márcio Velaminho e Matheus Capataz.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 18.5.2016 | 13h35m
#Feira de Santana
Jam na Cuca traz o trabalho de música e caricatura de Borega

Jam na Cuca traz o trabalho de música e caricatura de Borega
O Projeto Jam na Cuca 2016 deste domingo (22) tem como convidado uma prata da casa, o feirense Borega. Além de jornalista e chargista, Borega vem se dedicando à música, como arranjador e compositor do grupo Matita Perê, desde 1999. Sob forte influência jobiniana, seus arranjos já foram elogiados por Dori Caymmi, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta e Toninho Horta, com o qual dividiu o palco em 2001 no Pelourinho, em Salvador. Borega foi produtor e arranjador do primeiro CD de artistas feirenses, como a banda de pop rock Geração Nômade e a compositora Manu Schuartwz. Tem em seu currículo ainda a produção de trilhas para documentários e vídeos, além da participação em júris, como o Festival de Música da Educadora FM. Para este domingo, Borega divide com a banda base da Jam dois dos seus temas instrumentais – Samba dos Alfaiates e Baião Bachiado – e um arranjo que fez para o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O local já estará aberto ao público a partir das 16h, com exposição e venda de trabalhos artesanais, moda, e culinária. Cartunista com mais de 20 anos de ilustrações publicadas, Borega vai ministrar no Cuca uma Oficina de Caricatura no início da tarde. Antes, vai falar para músicos sobre o processo de composição e arranjo. Os interessados em participar da Oficina de Caricatura ou do Workshop de Música com Borega devem solicitar inscrição através do email jamnacuca@hotmail.com, informando: nome completo, número de RG, endereço, profissão (se instrumentista, indicar o instrumento) e número do telefone celular.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 17.5.2016 | 11h43m
#Brasília
Projeto obriga postos a informar diferença de preços entre gasolina e etanol

Projeto obriga postos a informar diferença de preços entre gasolina e etanol
A Câmara dos Deputados analisa proposta que obriga os postos de gasolina a informar a diferença entre os preços da gasolina e do álcool calculada em percentuais. A medida está prevista no Projeto de Lei 4525/16, do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM). De acordo com o texto, essa relação entre os dois combustíveis deve estar exposta em local visível no painel de preços. A ideia, segundo o parlamentar, é que o consumidor possa optar pelo produto mais econômico no momento de abastecer os veículos do tipo flex fuel. “Caso o preço do álcool seja, no máximo, igual a 70 % do preço da gasolina é mais vantajoso o abastecimento do veículo com etanol”, disse Virgílio Bisneto. "Muitas vezes por falta de informação da relação entre os preços dos dois combustíveis, o consumidor acaba optando pelo combustível menos econômico", acrescentou. A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Da Redação - 16.5.2016 | 17h41m
#Assembleia
Deputado tucano diz que continuará contra a volta da CPMF

Deputado tucano diz que continuará contra a volta da CPMF
“Continuarei mantendo a minha coerência. Sou contra a possível volta da CPMF”, frisou o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira (16/5). O parlamentar lembrou que desde que o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) enviou a PEC à Câmara dos Deputados, ele se manteve contra. Geilson fez essa afirmação após a declaração do ministro da Economia, Henrique Meirelles, de que pode recriar a CPMF que está no Congresso, caso a economia não consiga se restabelecer. “É muito fácil. Assume um governo, encontra um rombo e a primeira medida é aumentar os tributos. Assim, qualquer um pode ser ministro da economia. O ministro tem que encontrar meios de revitalizar a economia, sem que os brasileiros sejam penalizados. Porque já não aguentamos pagar tantos impostos nesse país”, ressaltou. O deputado ainda disse que espera que seu partido, o PSDB, mantenha a sua coerência e não aceite, e nem defenda a PEC da CPMF. Ele ainda disse que ninguém mais vai cair no conto de que o imposto é para a saúde, pois está mais do que claro, que é para cobrir o rombo de péssima administração do Partido dos Trabalhadores. “A presidente Dilma fracassou. Ela é incompetente administrativamente, deixa para o seu sucessor uma verdadeira terra arrasada. Bancos oficiais quebrados, mas não somos nós que temos que pagar essa conta. Quem pariu Mateus, que o balance”.
 
 

Enviado por Da Redação - 16.5.2016 | 17h27m
#Câmara de Feira
Vereadora apresenta projeto que obriga presença de bombeiros civis em hipermercados

Vereadora apresenta projeto que obriga presença de bombeiros civis em hipermercados
Durante pronunciamento nesta segunda-feira (16), na tribuna da Câmara, a vereadora Cíntia Machado (PMB) pediu apoio aos seus pares para aprovação do projeto de lei, de sua autoria, de nº 32/2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bombeiro civil em shoppings, hipermercados, lojas de departamento, universidades e casas de shows. “Isso é pensando nos primeiros socorros das pessoas. Acontecem muitas vezes pequenos incêndios que podem ser evitados maiores danos, como já aconteceram em lojas de alimentação e que foram contornados pela presença do bombeiro civil”, argumentou.  Cíntia informou que locais como o Shopping Boulevard já têm a presença deste profissional. “O shopping, por exemplo, tem um bombeiro civil de plantão 24 horas. Locais onde há aglomeração de pessoas se tiverem esses primeiros socorros poderão salvar vidas”, salientou. Para a edil, é imprescindível também a presença de um bombeiro civil para contenção de um princípio de incêndio numa casa de show, por exemplo. “Uma casa de show com 5 mil pessoas, se não tem um bombeiro civil, até que o Corpo de Bombeiros chegue. Isso não quer dizer que na casa de show terá que ter um bombeiro 24 horas, mas no dia do show vai ter que existir o bombeiro civil. Acredito que o projeto é uma evolução para nossa cidade, já é lei em Salvador, é lei nas grandes cidades”, destacou.  A vereadora disse que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu parecer contrário ao projeto supracitado, mas irá rever a decisão. “O parecer foi contrário, a CCJ entendeu que estou legislando sobre direito do trabalho, mas em momento nenhum estou legislando sobre direito do trabalho, não estou dizendo como devem ser contratados, mas apenas que façam parte do quadro, para que saibamos que a comunidade está mais segura”, pontuou.  Cíntia pediu o apoio dos seus pares para aprovação da matéria. “Quero ter o apoio dos colegas, agradecer a comissão, o vereador Justiniano se mostrou solicito e vamos discutir, para que possamos aprovar o projeto. O vereador Welligton Andrade também vai colocar uma emenda na segunda discussão. Tudo que vier dos colegas para melhorar será bem vindo”, ressaltou. 
 
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial