A informação de que o jornal Tribuna Feirense deixaria de ser diário e voltaria a ser semanário me pegou de surpresa. Na verdade, me deixou perplexo. Mas, para minha felicidade, o editor e dono do jornal, Valdomiro Silva, me tranqüilizou ao me informar que isso não aconteceria. Entretanto, ele fez uma ressalva: “Por enquanto, não vai mais acontecer”, disse.
O que posso inferir é que chegamos muito próximo de Feira de Santana perder as notícias diárias do melhor jornal da cidade. Me entristece saber que o Tribuna sofre risco eminente de sair de circulação. Pelo que entendi, para continuar sua periodicidade diária, o “Tribuna” depende que a resistência comercial das agências de publicidade e grandes anunciantes seja quebrada. Até onde eu sei, eles só enxergam a Tv Subaé como mídia eficaz, e esse é um dos motivos para a “crise existencial-financeira” do TF. Caso aconteça esse retrocesso na vida do jornal, comandado com excelência por Valdomiro, só quem perde somos nós, os leitores, além de Feira, que ficará sem referência no jornalismo impresso local.
Como bem definiu o médico César Oliveira em seu recém criado Blog, o Tribuna Feirense é um “pequeno jornal, com grandes verdades...”. Por isso, nós que gostamos da verdade, devemos nos engajar de alguma forma para manter viva a chama do jornalismo-verdade, conceito que é uma das marcas do Tribuna. Acabo de aderir a campanha “Quem ama Feira e gosta da verdade, assina a Tribuna Feirense”, postando um banner neste blog, pois eu tenho esperança de escrever um final diferente para essa história.