Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 
Enviado por Rafael Velame - 15.4.2010 | 16h20m
Violência é aumentar a passagem na Micareta

Na tarde do dia 14 de abril aconteceu uma legítima manifestação promovida pelas entidades e movimentos que subscrevem esta nota. Durante a manifestação os manifestantes ocuparam a SMTT, pois a reunião do Conselho Municipal de Transporte acontecia a portas fechadas, contrariando a legislação que regulamenta o conselho.

O objetivo do ato foi impedir que o reajuste da tarifa acontecesse num período de festivo e sem debate. A tarifa do transporte coletivo em Feira de Santana não condiz com a realidade econômica da cidade, muito menos com a qualidade do serviço prestado.

Consideramos que desrespeitar a democracia é aumentar a tarifa sem nenhuma discussão ou debate público com a sociedade. Que motivos levam o secretário de transportes a convocá-lo na véspera da Micareta? Onde está a democracia nisso?

Como agravante, o presidente do Conselho, Flailton Frankles, logo na sua abertura, informou aos conselheiros presentes que não iria acatar a recomendação do Ministério Público da não apreciação do item III da pauta, que dizia respeito a avaliação da planilha tarifária.

Um eventual aumento da passagem beneficiará apenas um grupelho, na realidade os donos das duas empresas que operam na cidade.  Os participantes da manifestação representaram toda sociedade feirense, que não pôde participar do ato devido ao período da reunião.

Reafirmamos o nosso compromisso com o transporte público, acessível e de qualidade. Violentar a democracia é prejudicar toda a população, ao aumentar a tarifa, em beneficio dos empresários do SINCOL.

O acontecimento foi uma vitória da sociedade feirense que poderá brincar a Micareta sem ser surpreendida por passagens mais caras na volta para casa. Mas, deixamos claro que a reunião para debater o aumento ainda vai acontecer. Devido a isso, solicitamos que toda sociedade fique atenda e se manifeste contra o aumento abusivo da tarifa de transporte público da cidade.


Movimento Levante (UEFS), Associação Municipal dos Estudantes (AMES), Grêmios dos Colégios: Gastão, Teotônio, Assis, Luis Eduardo e pelas comissões do ECASSA, Carmem Andrade e Imaculada Conceição; Associação Baiana dos Estudantes (ABES), União da Juventude Rebelião (UJR) e Movimento de Luta nos Bairros (MLB). Com apoio dos vereadores: Angelo Almeida (PT), Marialvo Barreto (PT), Roberto Tourinho (PSB) e Getulio Barbosa (PP). Além do advogado, André Marques.
 

 
  Envie Comente Ler Comentários (2) 
rafael@blogdovelame.com
 
 
 
Enviado por Rafael Velame - 27.2.2010 | 18h34m
O véu de Santana

Por César Oliveira*

Amo quando a cidade desperta vestida de neblina, como uma peça fina e delicada a cobrir seus pudores, a amenizar a dureza de seus contornos e de seu cotidiano, como se, de repente, fosse de céu, apenas, o  horizonte de nosso olhar.

Amo quando estes fiapos de  vento do mar, vindo das bandas da Bahia,  resfriado na evaporação das águas, nos domínios de  Yemanjá, se fazem feirenses, desmanchando-se feito amante no cio nos braços matinais e domadores do calor sertanejo, que  limita seu viajar e o transforma em  vapor esbranquiçado e cerração urbana.

Amo quando esta neblina silenciosa e cedeira  vem e  invade nossos corpos sob as cobertas, feito companheira e amada, cúmplice de sono e sonhos, neste passar sem destino que é o dormir. E quando  empurra a manhã para depois, como se o dia pudesse custar a começar, a vida não fosse o desencanto de ser, e tudo  se fizesse nesta preguiça de coisa alguma, neste tardar de não ir.

Amo quando esta festa de névoa e bruma faz  parecer que  abrir os olhos é inventar um sertão de fantasia, algodão-doce de menino, brincadeira de circo, feitiço de esconde-esconde, das ruas descalças, das cores mal pintadas, dos homens maus, das exigências e ordenações, das obrigações inevitáveis.

É como se fosse possível dançar nu, de nobrezas, títulos e vergonhas, por entre as árvores, até o orvalho mais derradeiro de suas folhas, de suas flores de enfeitar ilusões e flutuar nesta esteira de ar, como quem adormece sobre  a pureza e a ternura depois de uma longa noite de amor.

Amo a cidade disfarçada sob a cor única de seu véu, a Feira, que lava suas dores neste anonimato urbano, como um abraço sem distinção de credos e ruas, todas iguais, como uma redenção do imaginário, sem rudezas, como se tropeiros tangessem, ainda, seus burros com barris e caçuás, suas boiadas, na poeira, e apenas o aboio pudesse nos guiar enquanto o álibi deste vento protetor e liquefeito cerca as lonjuras para quem acorda.

Amo a cidade rodeada de neblina, como se estivesse num cesto ao avesso e o céu fosse chão,  e os bocapius pudessem ser abarrotados de esperanças nestas manhãs que se fazem num tecer de artesão, e não no correr de cavalos encantados, mas na lentidão maturada e musical de um carro de boi.

E, quando o sol  se assume de responsabilidades e lentamente começa a desnudar minha aldeia de sua capa de inocência e serenidade para devolvê-la à agitação cotidiana e  urgente, me desfaço. Mas,  enquanto for este inverno,  viverei de me reinaugurar, ainda que por breve ser, sob o véu de Santana.


*César Oliveira é médico, professor da Uefs, poeta e colunista do jornal Tribuna Feirense.

 
  Envie Comente Ler Comentários (3) 
rafael@blogdovelame.com
 
Enviado por Rafael Velame - 22.2.2010 | 16h00m
Entrevista: Graça Pimenta

Maria das Graças Pessôa Pereira Pimenta é uma primeira-dama digamos, “presente”. Sempre ao lado do marido, o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, a presença de Graça transita entre a mera figuração que cabe às primeiras-damas e a discórdia nas rinhas políticas. Em entrevista ao Blog do Velame, Graça Pimenta, demonstrou estar em sintonia com os projetos políticos do esposo, inclusive no que diz respeito ao seu futuro político. Comedida, Graça Pimenta garantiu que os aliados não têm motivos para ciúmes da sua possível candidatura a deputada e desconversou sobre o “sonho” ser secretária de saúde do município. 

Blog do Velame: O que faz pensar que se elegeria deputada caso se candidate em 2010? 

Graça Pimenta: Qualquer aspiração que uma pessoa venha a ter na vida deve ser voltada  para o  desenvolvimento de projetos e iniciativas que possibilitem o sucesso. Isso não é só quando se vai concorrer a uma eleição, é para qualquer  projeto de vida, seja de natureza pessoal ou profissional. Ninguém consegue chegar ao sucesso sem lutar pelo que almeja. 

Blog do Velame: A senhora já conversou com o prefeito Tarcízio Pimenta sobre a possível candidatura? Qual a opinião dele sobre o assunto? 
 
Graça Pimenta: Questões pertinentes a candidatura ou possibilidades eleitorais deverão ser discutidas em momento oportuno. Qualquer candidatura ou aspiração política que gere discussão envolvendo decisões importantes devem ser analisadas pelo grupo que faço parte. 

 Blog do Velame: A sua candidatura certamente causará ciúmes em alguns aliados do prefeito Tarcízio Pimenta. A senhora está preparada para enfrentar este desgaste? 
 
Graça Pimenta: Não há nenhuma razão, nem motivos para comportamentos dessa natureza. Feira de Santana tem quase 300 mil eleitores, o que dá possibilidade para eleger vários deputados estaduais. As candidaturas dentro de um grupo não podem ser vistas como antagônicas e sim como soma no objetivo de fortalecer o grupo político ao qual se pertence. 

Blog do Velame: Caso seja eleita deputada, qual seria a bandeira do mandato de Graça Pimenta? 
 
Graça Pimenta: Caso venha a disputar a eleição, pretendo defender os princípios básicos de um trabalho voltado para o cidadão com ações no campo de captação de investimentos para os municípios. Desenvolver projetos na área social que contemplem ações de atenção ao cidadão independente de raça, sexo, idade e religião. 

Blog do Velame: Comenta-se que assumir a Secretaria de Saúde é um desejo pessoal seu. Existe a possibilidade de assumir a pasta ainda no mandato de Tarcízio? 
 
Graça Pimenta: A Secretaria de Saúde está sendo bem conduzida, a linha administrativa  tem obtido êxito e o importante é que os reflexos do trabalho empreendido tem surtido efeito junto a  população. Como cidadã, como profissional de saúde, que trabalha no serviço público por opção, e como primeira dama do município de Feira de Santana, procuro dar a minha contribuição com trabalho, com sugestões dadas ao prefeito e equipe de saúde da Secretaria para melhor atender  às necessidades da população. Sou uma pessoa privilegiada, já que trabalho no que gosto, pois sou enfermeira com pós-graduação em Administração dos Serviços de Saúde (Saúde Pública e Administração Hospitalar) e na vida profissional venho aplicando os meus conhecimentos em prol do bem estar da comunidade. Sinto-me feliz com isso, pois tenho um compromisso comigo mesma, com a comunidade e principalmente com Deus. Ele está sempre à frente de tudo em minha vida. 

Blog do Velame: Como a enfermeira Graça Pimenta avalia a atual situação da saúde pública em Feira de Santana
 
Graça Pimenta:
Saúde sempre foi e será um dos problemas enfrentados pelos gestores. Com 20 anos de profissão, desenvolvendo minhas atividades em serviço público, percebo uma melhora substancial após a Municipalização Plena da Saúde, uma vez que os recursos são repassados diretamente aos cofres públicos do município pelo Governo Federal. Isso permite que o gestor municipal aplique os recursos conforme a realidade e reais necessidades  de cada município. O ex-prefeito José Ronaldo soube muito  bem aplicar estes recursos e, atualmente, o prefeito Tarcízio Pimenta que é medico, conhecedor dessa realidade, vem dando continuidade ao trabalho com aplicação e modernização das ações, além de investimentos significativos na área de prevenção. O governo municipal está fazendo investimentos para qualificar melhor as ações e isso tem sido sentido com a satisfação e o reconhecimento do trabalho pela comunidade. Há uma diminuição substancial do número de queixas da população. 

Blog do Velame: A internet deve ser bastante usada na campanha de 2010. Como a senhora vê essa nova ferramenta de se fazer política? 
 
Graça Pimenta: Como uma forma positiva, por ser mais um canal de informação , além dos já existentes, que será utilizado principalmente numa cidade como Feira de Santana que está se tornando “Cidade Digital”, oferecendo maior facilidade de acesso a essa ferramenta.


 

 
  Envie Comente Ler Comentários (12) 
rafael@blogdovelame.com
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial