Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 
Enviado por Rafael Velame - 8.5.2011 | 16h13m
O efeito do afeto

Por Daniele Britto*

Um dia como tantos outros, Cristo, o maior sábio que já viveu – na minha opinião – falava à multidão através de parábolas que também, na minha opinião, é a maior liberdade que se pode dar a um indivíduo para que o mesmo faça juízo ou reflita sobre algo.

E lá estava Jesus, sentado no meio do povo, contando uma história não muito diferente das que ouvimos hoje: um homem plantou uma vinha que arrendara a lavradores com o intuito destes lhes devolverem a parte que lhe era devida no final da colheita. Porém, os lavradores tomados por uma ganância sem igual, feriram e mataram alguns dos funcionários do homem que foram fazer as cobranças da parte dos frutos. Nem seu filho foi poupado, restando-lhe nada além da morte.

Enquanto falava, Cristo percebera que naquele lugar pessoas estavam incomodadas com a sua fala, pois, a parábola feria a reputação de alguns homens que ali estavam. Porém, como estes não possuíam poder de argumentação, chamaram os instruídos fariseus para afrontar o Cristo e tentar pegar o mesmo em contradição, mais popularmente conhecido como a “boca na botija”. E a ele cinicamente perguntaram: “Mestre, sabemos que és homem de verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens, antes com verdade ensinas o caminho de Deus; é lícito dar o tributo a César, ou não? Daremos, ou não daremos?”

Cristo, então, conhecendo hipocrisia dos arguidores, disse-lhes: Por que me tentais? Trazei-me uma moeda, para que a veja. E eles trouxeram. Então Jesus replicou: De quem é esta imagem e inscrição? E eles lhe responderam: De César. Cristo finalizou com a seguinte conclusão: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Creio que o nosso César hoje chama-se Constituição Federal, a qual nos resguarda direitos e deveres perante o Estado e a sociedade. E é justamente o Supremo Tribunal federal que tem o dever de respeitar e proteger a Constituição.

Em 1916, o Código Civil que regia a nossa vida social era extremamente patrimonialista, ou seja: a união entre duas pessoas era pouco além da soma de patrimônios que era transmitida à prole por gerações e gerações. O casamento só existia para acumular bens. Creio que esta seja uma herança feudal ou algo do gênero.

Porém, assim como a nossa sociedade, o conceito de família evoluiu e começou a olhar as partes individualmente, valorizando a dignidade a ética e acreditem, o subjetivo afeto.
E é este afeto que a nosa lei exalta e vê como uma construção cultural e único motivo para que pessoas vivam juntas e constituam família. Para Maria Berenice Dias, especialista em direito homoafetivo, o amor está para o direito de família assim como o acordo de vontades está para o direito dos contratos.

Me frusta ver nas mídias sociais o quanto foi distorcida esta decisão histórica a favor da união estável entre homossexuais. Esta posição do judiciário que mudará para sempre a história dos nossos tribunais e sociedade parece ser nada mais do que a vitória de uma rixa entre colegiais que brigam pelo lanche do recreio.

Reclamamos que o judiciário é atrofiado e cheio de rococós. Quando o Estado se manifesta LEGALMENTE observando as mudanças da sociedade, voltamos em uma máquina do tempo escancalhada para arguir novamente e hipocritamente o Cristo e transformamos lei em fé, que nada mais é do que uma escolha individual e não coletiva.

Espanta-me ver os grupos e indivíduos que defendem os homoafetivos alimentarem esta celeuma de “vencedores e perdedores,” ao invés de pegarem o embalo e lutarem pela tantas outras minorias que compõe o nosso todo. A luta, meus caros (e caras), está longe de acabar. Um cisma agora é retrocesso.

Se eu pudesse entrar nesta máquina do tempo e estar ali ao lado de Cristo durante o seu discurso, pediria a ele um pouco da saliva que curou aquele cego de Betsaída, para que nos fizesse abrir os olhos e ver além do óbvio. Pediria a ele também uma dose extra de AMOR, esta unanimidade que está nas linhas da Carta Magna e na fé, mas que parece estar perdida dentro de nós.

*Daniele Britto é jornalista

 
  Envie Comente Ler Comentários (4) 
rafael@blogdovelame.com
 
 
 
Enviado por Rafael Velame - 31.12.2010 | 16h41m
Flailton Frankles: Zona Azul abrirá 3.500 vagas

Flailton Frankles: Zona Azul abrirá 3.500 vagas
number 8 haircut length pictures plain silver hair clips human hair kinky twists hair hair salons near me that do weaves hair extensions uk best curly clip in hair extensions hair extension tipping service hair wigs uk sensual hair gold and black pack how much are tape in extensions human hair extensions one piece volumizer extension sensual body twist hair price hair extensions

Antes de secretário de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles fez carreira na polícia militar, que lhe assegura o título de capitão. O pulso firme dos militares acabou sendo “emprestado” a nova pasta e tornou-se uma das características mais marcantes da administração de Flailton dentro do órgão, um dos mais polêmicos da administração municipal.

Bacharel em Segurança Pública pela Escola Superior de Segurança Pública, especialista em Direitos Humanos pela UNEB, Gerenciamento de Crises pela UNEB e professor de Legislação de Trânsito, Flailton Frankles foi eleito pela enquete realizada neste blog como o melhor secretário de 2010. Em entrevista, ele fala sobre pontos que com certeza interessam a muitos feirenses, que convivem cotidianamente com os serviços de transporte e o trânsito da cidade.


Blog do Velame – O senhor foi escolhido através de enquete no Blog do Velame o melhor secretário do prefeito Tarcízio Pimenta em 2010, a que atribui essa vitória?

Flailton Frankles – A Secretaria de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, pela sua própria condição e missão, está efetivamente sob observação de toda cidade. Nós transportamos só no modal de transportes públicos, tipo ônibus, mais de 3 milhões de pessoas por mês. Nestes dois anos foram acrescentados à frota mais de 50 ônibus zero km, no início do próximo ano deverão chegar mais 20 carros novos.  No trânsito foram diversas ações realizadas; a criação da SERVTRAN-Serviço de Atendimento Transporte e Trânsito, GETTRAN-Grupo Especial de Transporte e Trânsito; EPTRAN-Escola Pública de Trânsito de Feira de Santana, abertura de diversas artérias, a exemplo da Castro Alves, Barão de Cotegipe, Felinto Marques Cerqueira, dentre outras. Paralelamente a isso, implantamos diversas ações de sinalização vertical e horizontal em várias regiões da cidade e também dos distritos.

Vale ressaltar as diversas intervenções semafóricas realizadas na cidade, a exemplo dos bairros Tomba, Sobradinho, Santa Mônica, Queimadinha, Marajó, Pedra do Descanso, Av. de Contorno, sem falar nos modernos semáforos que foram implantados na região central da cidade e nos radares controladores de velocidade que visam a proteção da vida e a redução de acidentes de maneira em geral.

Enfim, estou feliz pelo resultado da enquete, porém sem qualquer vaidade, vez que a missão do servidor é buscar atender aos anseios e expectativas da comunidade em que está inserido. Atribuo esta conquista  a Deus pelo dom da vida, ao Prefeito Tarcízio Pimenta , pelas diretrizes e orientações diárias, a cada servidor da Secretaria, verdadeiros operários do transporte e do trânsito desta cidade e a meus familiares pela motivação e apoio fundamentais.   


Blog do Velame – Qual é o maior desafio do trânsito de Feira de Santana?

Flailton Frankles – A cidade metropolitana de Feira de Santana, pelo seu porte, pela sua localização geográfica e pela veia extraordinária comercial que tem, apresenta desafios diários, seja pelo número de veículos que aumenta a cada dia na cidade, seja pela própria população flutuante que passa por Feira de Santana diariamente. O maior desafio então é: Realização permanente de ações que possam trazer uma melhor circulação de veículos e pedestres, implantação de passarelas e ciclovias em pontos estratégicos da cidade – o que já foi anunciado pelo Prefeito Tarcízio Pimenta –, mais sinalização horizontal e vertical; e o mais importante: um trabalho forte de educação para o trânsito, buscando conscientizar cada vez mais as pessoas para exercitarem a cidadania, e assim cada um poderá dá sua contribuição para um trânsito melhor na cidade.

Blog do Velame – Qual é o maior desafio do transporte público de Feira de Santana?

Flailton Frankles – O transporte público de Feira de Santana, guardadas as dificuldades próprias dos grandes centros, tem atendido de modo razoável os nossos munícipes, atualmente o município conta com 207 ônibus, 500 moto taxistas, 108 vans distritais, 55 vans alimentadoras dos terminais Sul e Norte, 93 escolares, 1350 taxistas. Entendo que o Sistema Integrado de Transportes de Feira de Santana tem como desafio principal, assim como aconteceu no ano que está se findando. A incrementação de mais ônibus para o transporte de massa vez que este é o modal mais utilizado pela população feirense. Elenco também como desafios o combate a clandestinidade pelo perigo que representa a cada cidadão que inadvertidamente opta por este tipo de transporte, sem falar que combatendo a clandestinidade consegue-se fortalecer o transporte oficial, e, por conseguinte teremos a desoneração da tarifa.  

Blog do Velame – Desde que assumiu o cargo de secretário de Transporte e Trânsito o senhor recebe muitas críticas de alguns setores da imprensa.  Encara isso como perseguição política?

Flailton Frankles – As críticas, as ponderações, as reclamações são na verdade o termômetro, a bússola e o farol para quem tem vontade e desejo de acertar. Recepcionei bem todas elas e funcionaram como um despertar para pontos nevrálgicos, seja de transporte ou de trânsito, que precisavam melhorar. Entendo, além disso, que reclamações servem para reflexão, exercício da humildade e principalmente, o engrandecimento pessoal e profissional.

Blog do Velame – Motoristas e pedestres reclamam da ausência de agentes de trânsito em lugares movimentados nos horários de pico. Como é definido o local que cada agente deve trabalhar? 

Flailton Frankles – Os agentes apresentam-se para as atividades acompanhando o movimento normal da grande Feira de Santana. A cidade movimenta-se com horários de pico e alguns pontos mais congestionados, a cidade movimenta-se para atendimento de pequenos, médios e grandes acidentes de trânsito, além de eventos que ensejam mudança de tráfego. Sem falar nas ações diárias de combate à fila dupla, estacionamento irregular, poluição sonora, operação no Feiraguai, entre outras. Nos primeiros 30 dias que estava à frente da SMTT conclui numa diagnose que precisávamos movimentar os nossos agentes de trânsito e fiscais de transporte para que pudessem alcançar o ritmo acelerado próprio de uma cidade como Feira de Santana, aumentamos então o número de viaturas da SMTT, inauguramos um visual com mais impacto ostensivo e criamos os Potrans (Postos de observação de transporte e trânsito).

Hoje, nós temos equipes de domingo a domingo, inclusive no período noturno à disposição da comunidade. O local definido para os agentes é onde se fizerem necessários, na sede e nos distritos.  
 
Blog do Velame – A prometida implantação da Zonal Azul melhorará de alguma maneira o trânsito de Feira de Santana?

Flailton Frankles – Acredito muito nisso. A equipe de engenheiros que assessora este secretário também tem o mesmo pensamento. Serão 3500 vagas que obedecerão a uma rotatividade importante e necessária há melhor organização no centro comercial e financeiro da cidade.

Blog do Velame – Quais são as metas da secretaria de Transporte e Trânsito para 2011?

Flailton Frankles – A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito para 2011, continuar o cumprimento do Plano Diretor de Trânsito. Neste ano que se inicia por orientação do Prefeito Tarcízio Pimenta, o governo municipal através desta Secretaria dará um banho de sinalização em Feira de Santana serão pórticos, placas, sinalizadores que irão facilitar o movimento das pessoas sejam elas nativas ou de outras regiões do estado e do país.

As principais ruas serão identificadas, os bairros e até mesmo cidades que fazem fronteira com o município terão as placas próprias delimitando até a quilometragem as distanciam de Feira de Santana. No setor de transporte, a principal meta é incrementar a frota trazendo cada vez mais ônibus novos, possibilitando mais conforto e segurança para quem utiliza o transporte público.

Hoje, dos 207 ônibus, 70 já contam com GPS e no ano que se segue todos deverão está dotados com este equipamento para que possamos fazer o acompanhamento e controle imediato da sua localização, cumprimento de horários e itinerários. O pensamento é que cada cidadão desejando se cadastrar possa receber mensagens da posição, localização e o horário em que seu ônibus passará pelo ponto em que se encontra.

Temos como meta para o próximo ano, a distribuição em vários pontos da cidade de abrigos de transporte, mais modernos e confortáveis para atender a população que se utiliza do transporte coletivo. Enfim, a principal meta é continuar motivado, com capacidade de iniciativa e criatividade, e continuar com a inabalável fé em Deus, pois Ele é que direciona os passos de cada um de nós.
 
 

 
  Envie Comente Ler Comentários (8) 
rafael@blogdovelame.com
 
Enviado por Rafael Velame - 30.12.2010 | 1h01m
Gerusa Sampaio: nós vereadores precisamos resgatar a confiança do povo feirense

Gerusa Sampaio: nós vereadores precisamos resgatar a confiança do povo feirense
number 8 haircut length pictures plain silver hair clips human hair kinky twists hair hair salons near me that do weaves hair extensions uk best curly clip in hair extensions hair extension tipping service hair wigs uk sensual hair gold and black pack how much are tape in extensions human hair extensions one piece volumizer extension sensual body twist hair price hair extensions

Simpatia. Sem dúvida essa é um dos adjetivos que melhor define a vereadora Gerusa Sampaio (PDT). Conhecida por ser risonha e atenciosa aos problemas sociais, dentro e fora do plenário da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Gerusa parece ter descoberto a fórmula para o reconhecimento dos eleitores. Simpatia + atuação.  Nos dois anos de seu primeiro mandato a vereadora conseguiu aprovar mais de 20 projetos. Sua fórmula – nada secreta – parece estar dando certo. Com 3162 votos, Gerusa Sampaio foi eleita a melhor vereadora de 2010, em enquete realizada aqui no Blog do Velame. Confira a entrevista.


Blog do Velame - A senhora foi escolhida através de enquete no Blog do Velame a melhor vereadora de Feira de Santana em 2010, a que atribui essa vitória?


Gerusa Sampaio - A livre expressão popular, onde foi  sinalizado o índice de aprovação do nosso trabalho, o que estimula e renova a cada dia as nossas forças, não decepcionando a confiança daqueles que acreditam nas nossas propostas e acompanham o nosso mandato. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que votaram, e ao blog pela iniciativa, esta é mais uma forma de provocar a consciência política e de exercitar a democracia. Parabenizo também o Secretário Flailton Frankles pela votação expressiva.

Blog do Velame - Qual o maior desafio em ser vereadora em Feira de Santana?

Gerusa Sampaio -  Penso que cada dia que me locomovo até a Câmara dos Vereadores é um desafio ímpar. Muitas pessoas acham, equivocadamente, que o vereador apenas cria leis, sem motivações, para preencher o mandato. Na verdade não é assim. Os desafios são diários, O primeiro desafio é observar e ver a aplicabilidade do meu projeto na vida dos cidadãos feirenses. Depois, tenho que saber persuadir meus colegas para aprovar o projeto de lei, mostrando os prováveis benefícios para população de Feira de Santana. Mas, sem dúvida o maior desafio em ser vereadora é fazer com que as leis sejam cumpridas. Muitas leis são sancionadas, contudo não saem da aprovação teórica. Elas precisam ser executadas, postas em prática. Esse é um grande desafio. Vale ressaltar que não nos formamos em vereadores, aprendemos e crescemos no decorrer do nosso mandato sempre buscando com simplicidade “excelência” nas nossas proposições.

Blog do Velame  - Apresentar projetos é uma das missões mais importantes do vereador (a). Quantos projetos a senhora apresentou nesses 2 anos de mandato e quais os mais importantes?

Gerusa Sampaio -  Nesses 2 anos de mandatos submeti muitos projetos, requerimentos e indicações. Acredito que mais de 20 projetos de minha autoria foram aprovados e sancionados pelo Executivo Municipal nesses anos. Considero todas de grande relevância, mas posso destacar algumas; como a inserção dos portadores de visão monocular nos concursos municipais; o fracionamento da hora nos estacionamentos privados; parcelamento do pagamento de multas de trânsito; vagas em apartamentos térreos nos conjuntos habitacionais para idosos e portadores de necessidades especiais; assistência diferenciada a parturientes cujos filhos recém nascidos são portadores de necessidades especiais; instalação de câmeras de segurança em todos os estabelecimentos comerciais e órgãos públicos que possuem caixas de auto-atendimento; enfatizo a colocação do link de Pessoas Desaparecidas nos sites da Prefeitura Municipal e da Câmara dos Vereadores; entre outras. Continuarei comprometida em legislar a favor de melhorias para o município, e ouvindo sempre a comunidade que precisa de uma representatividade na Câmara Municipal. A população pode acompanhar melhor meu trabalho através do blog: http://vereadoragerusa.blogspot.com.

Blog do Velame  - Seu nome chegou a ser cogitado para assumir uma secretaria no governo Tarcízio Pimenta em 2010. As conversas não avançaram ou o convite não foi aceito?


Gerusa Sampaio -  Sabemos que a política é dinâmica, tudo pode acontecer, até então são conjecturas. 

Blog do Velame  - Como a senhora avalia a atual administração do município e quais os pontos que considera positivos e negativos?


Gerusa Sampaio -  O poder Executivo Municipal, representado na figura do Prefeito Tarcízio Pimenta, tem realizado um trabalho muito otimista. A nossa cidade Princesa vem se desenvolvendo sócio-economicamente num ritmo satisfatório quando comparado com outras cidades do interior da Bahia. Vejo muito mais aspectos positivos na Administração atual do que negativos. Nenhuma administração irá conseguir sanar imediatamente todos os problemas de Feira de Santana. Penso que as palavras “empenhos e força de vontade” não faltam à administração municipal, o que é fundamental na conquistas de resultados. Hoje, Feira de Santana tem prestígio e respeito nacional.

Blog do Velame - A senhora foi eleita baseada no trabalho que fazia na área da saúde. Como a vereadora analisa a gestão na saúde municipal?

Gerusa Sampaio - A saúde municipal vem avançando dentro de um cenário esperado, contamos com um prefeito que é da área de saúde e sensível as necessidades pertinentes, mas diante das dificuldades encontradas ainda temos um caminho a percorrer. Um fator importante para o avanço na saúde é a humanização e o acolhimento, e esta depende de cada um de nós, durante a minha trajetória sempre procurei seguir estes princípios e talvez tenha sido a minha mola mestre para ser reconhecida nas urnas.


Blog do Velame - Após alguns episódios lamentáveis ocorridos na Câmara Municipal, os vereadores de Feira de Santana passaram a ser mal vistos pela sociedade feirense. Como lidar com isso?


Gerusa Sampaio - Nós vereadores precisamos resgatar a confiança do povo feirense, que merece o nosso empenho, respeito comprometimento. O político já é estigmatizado, e quem deseja trabalhar honestamente não pode desanimar, deve continuar fazendo a sua parte, sem nenhum sensacionalismo.

 

 
  Envie Comente Ler Comentários (6) 
rafael@blogdovelame.com
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial