Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.5.2011 | 16h34m
#Câmara de Feira
Denúncias do Blog do Velame repercutem na Câmara

Denúncias do Blog do Velame repercutem na Câmara
Foto: Arquivo

O vereador Roberto Tourinho (PSB), durante discurso na tribuna da Câmara Muncipal nesta terça-feira (10), voltou a disparar duras críticas contra a administração do prefeito Tarcízio Pimenta, enfatizando duas matérias publicadas pelo Blog do Velame que denunciam supostas situações de descaso em hospitais do Município. Após a leitura das notas “Hospitais vivem dias de caos (parte I e II)”, o vereador Roberto Tourinho disse que “estão metendo a mão de forma deslavada no dinheiro público. Pois é, essa turma, se não tomar cuidado, vai levar a Prefeitura nas costas. Graças a Deus esse governo já está no final. A cada dia que se passa o povo de Feira de Santana conta: é menos um dia de desgoverno, é menos um dia de roubalheira”, afirmou o oposicionista. Na oportunidade, o vereador Lulinha (DEM) recomendou ao presidente da Casa da Cidadania, Ribeiro (DEM), a visita da Comissão de Saúde da Câmara aos hospitais municipais para que esta constate se realmente há veracidade nas denúncias apresentadas. Em seguida, o presidente da referida Comissão, vereador Ailton Araújo Rios – Mô (PSDB), disse que vem acompanhando os fatos nos meios de comunicação. Ele informou que a visita nos Hospitais Municipais da Mulher e da Criança já tem data marcada.

 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.5.2011 | 16h27m
#Assembleia Legislativa
Saneamento em pauta na AL

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e representante da Embasa serão convidados pela Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia para debate sobre o planejamento para saneamento básico no estado. A Comissão, presidida pelo deputado José de Arimateia (PRB), resolveu em uma reunião realizada nesta terça-feira (10), colocar o saneamento como pauta principal no segundo semestre. Até então, a comissão havia definido trabalhar prioritariamente com a saúde pública, fiscalizando hospitais em diversas cidades da Bahia. “A questão da saúde é urgente, por isso a comissão iniciou os trabalhos por esta área. Mas, o saneamento também deve ser encarado como saúde pública”, justificou Arimatéia. A reunião também serviu para agendar novas vistas a hospitais públicos em Salvador, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Xique-Xique. Um relatório será lançado ao final das vistorias.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.5.2011 | 16h08m
#Assembleia Legislativa
Deputado cria projeto de lei para incentivar doação de sangue

Sempre atento aos problemas da saúde em toda a Bahia, o deputado estadual Targino Machado, líder do bloco parlamentar PSC/PTN, na Assembleia Legislativa da Bahia, enviou para votação um projeto de lei, elaborado por ele, que promete incentivar cada vez mais a doação de sangue entre a população baiana. A ideia do parlamentar é oficializar o “Dia Estadual do Doador Voluntário de Sangue do Estado da Bahia” todo o dia 26 de julho, data de fundação do HEMOBA - Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia. Para facilitar a chegada dos doadores aos locais de coleta do sangue, haverá o passe-livre no transporte público. Mas, para que isso seja possível, o voluntário terá que provar sua condição de doador através de uma carteira de reconhecimento, além da cédula de identidade. Segundo Targino, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. "Nós pretendemos incentivar todas as pessoas a se tornarem doadoras e, ao mesmo tempo, queremos conscientizar a população baiana da importância da doação voluntária. Precisamos ajudar quem está necessitando, pois estas pessoas estão aguardando em longas filas de espera para receber uma doação que salvará suas vidas", disse.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.5.2011 | 23h17m
#Feira de Santana
Hospitais municipais vivem dias de caos (parte II)

Hospitais municipais vivem dias de caos  (parte II)

E a triste história da Fundação Inácia Pinto continua. No hospital da Criança, a situação não é diferente da descrita na nota anterior. Teto desabando, banheiros sem funcionar, enfermarias desativadas devido a falta de manutenção, infiltração nas paredes, macas e berços em péssimo estado de conservação. Essa é a realidade do Hospital Municipal da Criança. Uma fonte revelou ao Blog do Velame que já chegou a faltar papel e sabão na maternidade, o que impediu médicos e enfermeiras de trabalharem por um final de semana. Nem a UTI Neonatal escapa da ingerência do hospital. Existem infiltrações no teto da UTI Neonatal, justamente em cima dos berços dos prematuros. As incubadoras e os berços estão todos sem manutenção e muitos estão quebrados, encostadas em um “canto” do hospital. As incubadoras chegaram a ficar meses com os filtros vencidos, facilitando assim o risco de infecção na UTI. A sala de cuidados imediatos do recém nascido,  lugar onde se presta os primeiros procedimentos de higiene e saúde ao bebê, está sem berço aquecido há mais de 1 mês.  O mais intrigante – e revoltante – é que o orçamento do Hospital dobrou nos últimos dois anos. Inexplicavelmente, na mesma proporção, o atendimento piorou. E muito. Esse dinheiro não desceu pelos ralos entupidos do hospital. Então, onde está?

 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.5.2011 | 23h14m
#Feira de Santana
Hospitais municipais vivem dias de caos (parte I)

Hospitais municipais vivem dias de caos (parte I)

A Fundação Inácia Pinto, que administra os Hospitais Municipais da Criança e da Mulher, em Feira de Santana, nunca foi uma referência em atendimento. Contudo, atualmente, a instituição sofre  sofre com a má gestão.  Desde que o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), assumiu o cargo e colocou o ex-vereador Jair de Jesus pra gerir a Fundação, o número de procedimentos realizados nos hospitais despencou drasticamente. Exemplo disso são as cirurgias ligadas a saúde da mulher, como: colpoperineoplastia, laqueadura tubária, coloproctologia e mamoplastia, que deixarem de ser realizados sem maiores explicações. A cirurgia de mamotomia, que é a retirada de cistos mamários ainda é feita, entretanto, num volume bem menor.  A higiene e desinfecção do hospital, antes feitas por uma empresa especializada, minimizava o cheiro de sangue nos corredores.  Atualmente, sem a higienização adequada, o odor é insuportável e nos remete rapidamente a uma câmara de abate animal. Outra queixa relevante dos funcionários da Fundação é em relação aos salários, sempre atrasados. Na gestão anterior, o pessoal prestador de serviços de nível médio e superior recebiam antes do dia 10 do mês subseqüente. Atualmente, o pagamento do prestador raramente é feito antes do dia 15. Cabe ao município respostas, providências e sendo bem otimista, respeito.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.5.2011 | 22h06m
#Artigo
O efeito do afeto

Demorou, mas ela voltou. A jornalista Daniele Britto voltou a brindar os leitores do Blog do Velame com seus prodigiosos artigos. A partir de agora, quinzenalmente, Dani, escreverá sobre os mais variados assuntos. No artigo que selou a sua volta, ela escreve sobre a recente decisão do STF em reconhecer a união estável homoafetiva.  Clique AQUI e leia “O efeito do afeto” na seção EXTRABLOG.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.5.2011 | 10h52m
#Câmara de Feira
Vereador Kamikaze

As vaias sofridas pelo prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), no evento do PSD, realizado em Feira de Santana repercutiram na Câmara Municipal de Feira de Santana. O vereador oposicionista Roberto Tourinho (PSB), leu em plenário a nota do Blog do Velame que relatava as vaias e ouviu do governista David Neto (PMN), uma explicação inusitada. David Neto chamou a responsabilidade pra si e jurou que as vaias foram pra ele e não para o prefeito. “A vaia veio pra mim e não pro prefeito”, disse na tribuna.  Apesar da defesa incondicional feita ao prefeito, a explicação não convenceu Roberto Tourinho que ironizou a atitude do governista e o comparou aos pilotos japoneses que arremessavam seus aviões contra os navios inimigos na segunda guerra mundial.  “David Neto é um vereador Kamikaze, ou seja: se mata para defender o prefeito”, zombou.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.5.2011 | 10h29m
#Brasília
Comissão discute o Plano Nacional de Educação

A comissão especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) realiza audiência pública nesta quarta-feira (11) sobre a qualidade da educação. O debate foi proposto pelo relator da comissão, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR). A comissão é presidida pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA). Foram convidados representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e do Movimento Todos pela Educação. Instalada em 13 de abril, a comissão analisa a proposta de política educacional do governo para o decênio 2011-2020. O projeto estabelece que 7% do Produto Interno Bruto (PIB) será investido em educação ao longo desse período. Esse mesmo percentual já estava previsto no PNE anterior (2001-2010), mas entidades que atuam na área afirmam que a meta não foi cumprida. Pelos cálculos do Ministério da Educação, a implantação do novo plano custará R$ 80 bilhões. A edição de um novo Plano Nacional de Educação a cada década está prevista na Constituição. A reunião será realizada às 14h30 no plenário 10 da Câmara dos Deputados.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 8.5.2011 | 21h07m
#Flagra
Encontro de lideranças

Encontro de lideranças

O deputado Sérgio Carneiro (PT), a presidente municipal do PP, Eliana Boaventura, o vereador Roberto Tourinho (PSB) e o presidente municipal do PDT, Zé Chico, foram flagrados, esse final de semana, pelo Blog do Velame em encontro num restaurante de Feira de Santana.  A pauta do encontro não foi revelada, mas tudo indica que o habilidoso Sérgio Carneiro já esteja em busca de alianças para 2012.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 7.5.2011 | 0h00m
#Inusitado
Wagner tira a barba e recebe doação de R$ 500 mil

Wagner tira a barba e recebe doação de R$ 500 mil
Foto: Agecom

O programa estadual Todos pela Escola recebeu um reforço de R$ 500 mil na manhã deste domingo (8), graças a barba do governador Jaques Wagner (PT).  O montante foi doado por uma empresa da iniciativa privada ao Instituto Ayrton Senna, em cerimônia realizada no Colégio Municipal Tertuliano Góes, no Alto das Pombas, para que, em troca, o governador petista doasse a barba que o caracterizava há 34 anos. “Eu acho que na batalha da educação vale tudo, vale uma barba, vale o sacrifício, vale o investimento que a gente está fazendo, no caso, uma parceria também com a Prefeitura”, afirmou o governador.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 7.5.2011 | 0h00m
#Política
Prefeito diz que vaias foram orquestradas

Em resposta as vaias que recebeu no evento do PSD organizado em Feira de Santana, o prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), respondeu via Twitter, a nota publicada pelo Blog do Velame.  Em postagem no micro-blog, o democrata afirmou que as vaias devem ter partido de correligionários de prováveis candidatos, que segundo ele, vivem a criar factóides. “É provável que tenha sido alguns demitidos da Prefeitura”, bradou.  Tarcízio Pimenta revelou ainda que foi convidado para o evento organizado pelo deputado Fernando Torres, mas que não se fez presente por conta de uma forte gripe.  Por fim, sem citar nomes, Pimenta insinuou que as vaias contra ele foram arquitetadas durante encontro no Feira Palace Hotel. “Esse fato deve ter sido organizado hoje no Palace Hotel no período da tarde”, escreveu. Questionado sobre quem estava no referido hotel, ele foi lacônico: mande pesquisar.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.5.2011 | 22h45m
#Política
Tarcízio Pimenta é vaiado em evento do PSD

O evento do Partido Social Democrático (PSD), organizado pelo deputado federal Fernando Torres que foi realizado nesta sexta-feira (06), em Feira de Santana, ficou marcado por uma situação bastante constrangedora.  Com a presença dos vereadores Bastinho (PRTB), David Neto (PMN), Ronny (PMN), José Carneiro (PDT), Ailton Rios (PSDB) e Zé Curuca (PSDB), da secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, e cerca de 300 pessoas, tudo corria bem até o vereador David Neto conclamar, em seu discurso, os presentes a trabalharem pela reeleição do prefeito Tarcízio Pimenta em 2012. De imediato uma sonora e espontânea vaia foi dada quando o nome do prefeito, que não estava presente, foi citado. O episódio deixou a maioria dos políticos presentes, todos aliados de Tarcízio, constrangidos.  Coincidência ou não, pouco antes das vaias, o ex-prefeito José Ronaldo havia falado, via viva voz de um telefone celular com a platéia e mesmo sem ser nitidamente compreendido por conta da péssima qualidade do áudio, foi bastante aplaudido.   

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.5.2011 | 22h40m
#Assembleia Legislativa
“Estou a favor do povo e contra os pedágios”, diz deputado

“Estou a favor do povo e contra os pedágios”, diz deputado

O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) reagiu durante sessão especial que debateu os pedágios nas estradas da Bahia, contra os discursos dos deputados governistas que tentam atribuir aos governos passados a cobrança para se trafegar nas rodovias estaduais. “Não podemos esquecer que o governo passado fez um pedágio – o da Linha Verde. Este governo construiu mais 13 praças de pedágios. Não é uma contradição porque, no governo passado, quando se implantou o pedágio da linha Verde, o atual governador foi o timoneiro dos protestos contra os pedágios, e agora faz mais praças de pedágios, esquecendo as bandeiras de luta?”, questionou o parlamentar. Segundo Geilson, a base governista ‘jogou a toalha’, rasgou suas bandeiras históricas e hoje defende a implantação dos pedágios. “Isso é contraditório. Não posso ser à favor de quem está massacrando a população. O pedágio na Bahia é caro, as estradas não estão em boas condições de tráfego e cidades estão sendo ilhadas. Para entrar ou sair de Salvador, paga-se pedágio. Para entrar ou sair de Camaçari, paga-se pedágio. Em breve, Feira de Santana também estará cercada por praças de pedágio, e tudo está sendo feito por um governo que, no passado era contra a privatização das rodovias. Agora todos são à favor e querem dar um ‘doce’ pra a população concedendo algum beneficiozinho. Não posso estar de acordo com um governo que massacra o povo. Por isso estou à favor do povo e contra os pedágios”, protestou Geilson. Além de protestar contra as privatizações, Geilson também questionou a forma como os contratos foram feitos. Segundo o parlamentar, antes da cobrança ser efetuada, a população precisava sentir os benefícios que seriam ofertados com a privatização. “Mas, ao contrário do que se esperava, as empresas estão lucrando primeiro para, depois, apresentar os benefícios. As estradas não foram recuperadas. Fizeram um tapa buracos muito mau feito. Não fizeram a sinalização horizontal e vertical. Mau se vê uma limpeza nos canteiros centrais, enquanto os pedágios estão sendo cobrados e não temos benefícios”, enfatizou

 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.5.2011 | 17h40m
#Greve
Professores cumprem promessa e raspam barba em protesto

Professores cumprem promessa e raspam barba em protesto
Foto: Adufs

Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (06) no centro de Feira de Santana marcada por um “barbear coletivo” parodiando a “venda” da barba pelo governador Jaques Wagner (PT). Em greve há 26 dias, os professores estão reivindicando do governo do estado a retirada de uma cláusula do acordo salarial que congela seus salários até 2014 e a revogação do Decreto 12.583/11 que contingencia verbas no serviço público. Durante a manifestação, os grevistas esclareceram a população divulgando a situação do movimento, inclusive a suspensão do pagamento dos salários do mês de abril. A disposição dos professores é de continuar em greve em defesa de melhores salários, de mais verbas e da autonomia universitária. “A UEFS é um importante patrimônio do povo baiano e não deixaremos que o governo a trate com tanto descaso”, afirma a professora Sarah Rios, do Comando de Greve da Uefs.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 5.5.2011 | 22h42m
#Feira de Santana 2012
Geddel mostra simpatia por Zé Ronaldo e descarta apoio ao PT

Geddel mostra simpatia por Zé Ronaldo e descarta apoio ao PT

Em contato telefônico com o Blog do Velame, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, falou sobre a postura do PMDB, referente às eleições municipais de 2012, em Feira de Santana. O peemedebista mor da Bahia afirmou que ainda é cedo para se falar do assunto, mas fez algumas considerações sobre prováveis alianças e candidatos.  Segundo ele, o PMDB tem “porta de entrada” nas eleições que é o ex- deputado Colbert Martins.  “Se Colbert quiser ser candidato terá todo nosso apoio”, disse. Questionado sobre uma aliança com o PT, Geddel não se mostrou receptivo. “Acho pouco provável uma aliança com o PT, até porque o deputado Zé Neto hostiliza muito o PMDB”, ressaltou. Ao contrário da aversão que demonstrou pelo PT feirense,  Geddel foi bastante receptivo quando indagado sobre o ex-prefeito José Ronaldo (DEM). “É possível uma aliança com Zé Ronaldo, não existe nenhuma incompatibilidade. Ele é um político correto, sério e que honra compromissos. Mas Colbert terá peso e importância nessa decisão”, ressaltou. A respeito de uma hipotética interferência do PT nacional na escolha das alianças municipais, já que nacionalmente Geddel e Colbert exercem cargos no governo Dilma Rousseff (PT), o ex-ministro de Lula foi enfático.  “A influencia do PT é nenhuma. Já ouvi isso quando era ministro. É uma historia que a realidade já respondeu caso contrário eu não teria sido candidato ao governo. Vamos decidir o que for melhor pra Feira sem interferências”, finalizou.

 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial