Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da redação - 13.6.2014 | 9h03m
#Fechamento da Yazaki
Secretário diz que aumento do IPTU assusta as empresas

Empenhados e mobilizados em discutir saídas que evitem o fechamento da empresa Yazaki, em Feira de Santana, reuniram-se na Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (SICM) em Salvador, o secretário James Correia, o deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado federal Fernando Torres, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), Cedro Silva, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Fábio Dias, além de representantes dos Sindicatos dos Petroleiros e Rodoviários. A Yazaki, que concedeu desde a última terça-feira (10) licença remunerada pelo período de 20 dias para a maioria dos seus funcionários lotados na fábrica de Feira de Santana, não havia requisitado o governo para dialogar a cerca das insatisfações que levaram à decisão de fechar a unidade. James Correia relata: “Havia nas visitas a Feira de Santana uma preocupação geral das empresas com a conjuntura econômica, mas, principalmente, com o aumento do IPTU que está assustando as empresas. No caso da Yazaki, que tem mercado garantido na fabricação para Ford na Bahia, não faz nenhum sentido ela sair da região”. Sobre a motivação de crise do setor automotivo que levou a fabricante de autopeças a adotar medidas para preservar sua competitividade no país, Fábio Dias afirma que a Yazaki não encontra em Feira de Santana problemas que desencadeiem o fechamento. “O produto deles vem de um sistema de energia da Ford, vendem sem impostos, a operação vem de lá exonerada. Os impostos federais, o que têm aqui terão em Sergipe ou qualquer estado que forem. O sindicato não tem nenhum processo coletivo contra a empresa”, conta o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. O deputado Zé Neto lembra que a empresa sempre teve todo apoio do governo do Estado, inclusive, a fábrica é instalada num prédio do governo estadual de forma gratuita. “As informações que temos é que ela teria transferido suas ações para Sergipe, e nos parece mais uma vez a história dos incentivos fiscais, desse ‘capital Andorinha’, que fica um tempo num canto, um tempo no outro”, revela sobre a situação que considera delicada. James Correia acha que não existe justificativa – IPTU alto, Sindicato combativo ou mesmo a localização fora de Camaçari – para decidirem se deslocar do município. “Feira de Santana é um destino preferencial das empresas que estão chegando à Bahia - de tecnologia, alimentação.Queremos atrair novas empresas, gerar novos empregos e foi uma surpresa esta decisão da Yazaki ”. Também haverá na próxima segunda-feira (16), às 8 horas, mobilização em prol da causa na Prefeitura de Feira de Santana. O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto declara: “Como sempre fizemos, estamos solidários e juntos com o Sindicato dos Metalúrgicos, com a CUT e com os interesses da cidade, que nesse momento converge para evitar essa situação que, com certeza, é um baque em nossa economia e mercado de trabalho”.
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 12.6.2014 | 19h59m
#Foto do jogo
Brasil 3 x 1 Croácia

Brasil 3 x 1 Croácia

#CopanoBrasil 

 
 

Enviado por Da redação - 12.6.2014 | 9h19m
#Brasília
Projeto proíbe pesquisas eleitorais fora dos padrões técnicos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6037/13, do deputado José Stédile (PSB-RS), que proíbe a divulgação de sondagens ou enquetes eleitorais que não sigam os padrões técnicos definidos na legislação.  Atualmente, há apenas uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre divulgação de enquetes ou sondagens eleitorais sem controle de amostra. Nesses casos, de acordo com o TSE, deverá ser informado que não se trata de pesquisa, mas de mero levantamento de opiniões contando apenas com a participação espontânea do entrevistado. De acordo com o deputado, a resolução do TSE necessita de uma base legal clara que proíba a divulgação de consultas desse tipo à opinião pública. Para Stédile, cabe ao Congresso Nacional legislar sobre o assunto e retirando-as do processo eleitoral. O deputado acredita que as enquetes “têm sido utilizadas com muita frequencia para distorcer o processo de formação da vontade do eleitor”. A proposta será apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.
 
 

Enviado por Da redação - 11.6.2014 | 20h54m
#Eleições 2014
Justiça acata denúncia contra antecipação de campanha do PT

O juiz Francisco de Oliveira Bispo, um dos responsáveis pela propaganda eleitoral, acatou a denúncia do Democratas contra antecipação de campanha feita pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Jaques Wagner. Em cerimônias públicas realizadas em Camaçari e Feira de Santana, eles enalteceram e promoveram o nome do pré-candidato petista ao governo do estado. “O PT precisa se conscientizar que a máquina pública não pode favorecer nenhum candidato. A legislação eleitoral é clara quando estabelece a igualdade de condições. É papel da Justiça não permitir o desequilíbrio na disputa. Estamos em alerta para denunciar todo e qualquer tipo de abuso eleitoral”, afirmou o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia.
 
 

Enviado por Da redação - 11.6.2014 | 20h52m
#Finalmente
Governo entrega primeiro trecho do metrô de Salvador

Governo entrega primeiro trecho do metrô de Salvador
Foto: Agecom
Com a viagem inaugural feita pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Jaques Wagner, o Sistema Metroviário de Salvador foi oficialmente inaugurado na manhã desta quarta-feira (11). Acompanhados pela imprensa e outras autoridades, Dilma e Wagner percorreram o trajeto Acesso Norte / Campo da Pólvora / Acesso Norte. A primeira viagem oficial marca o início da operação assistida da primeira etapa da Linha 1, trecho que passa pelas estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte. Com investimento total de R$ 3,6 bilhões do Governo Federal, Estadual e da concessionária CCR Metrô Bahia, a previsão é que todo o projeto do sistema metroviário fique pronto em abril de 2017. Nesta data, será entregue a Linha 2, que sai do Detran até o aeroporto, passando pela Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant e Mussurunga.
 
 

Enviado por Da redação - 10.6.2014 | 16h38m
#Câmara de Feira
Comissão solicita providências sobre poluição do Rio Subaé

O vereador e presidente da Comissão de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Alberto Nery (PT), informou nesta terça-feira (10) que encaminhará ofícios para o governo municipal e órgãos ambientais solicitando providências sobre a rede de esgoto que fica situada na área do 35º Batalhão de Infantaria em Feira de Santana. A tubulação estourou e está poluindo um dos braços do Rio Subaé que passa no local. A Comissão, que tem como membros os também vereadores Correia Zezito e David Neto, visitou a área militar na última quinta-feira (05), acompanhada do Major Aljaciro Balduino de Souza. Durante a visita, os vereadores verificaram a situação da proximidade do paiol – onde é armazenado o armamento –, com as obras do condomínio Fonte das Águas, da construtora MRV.  “O condomínio ficará próximo também da área de treinamento de tiros e o Major nos alertou de que podem ocorrer acidentes. A falha está no poder público em conceder o alvará para que sejam construídas casas em uma área inapropriada”, considerou o vereador. Sobre a poluição do rio Subaé, o vereador afirmou que é necessário mais comprometimento. “Temos vivenciado o descaso com os rios e lagoas do nosso município. Temos diversos exemplos como a lagoa que foi aterrada na Avenida Zé Falcão, mesmo com todo esforço dessa comissão para que a obra fosse suspensa. Infelizmente, o capital venceu”. 
 
 
 

Enviado por Da redação - 10.6.2014 | 9h07m
#Brasília
Sancionado projeto que destina 20% das vagas em concursos para negros

A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto que prevê cota de 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos negros. A medida vai valer pelo período de 10 anos, quando deverá passar por uma reavaliação. O texto sancionado deverá ser publicado na edição desta terça (10) do Diário Oficial da União, quando a lei ganhará um número de identificação. Pelo texto, os candidatos deverão se declarar negros ou pardos no ato da inscrição do concurso, conforme o quesito de cor ou raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Declarações falsas serão punidas. As sanções vão da eliminação do concurso à anulação do processo de admissão ao serviço ou emprego público do candidato que fraudar os dados. A reserva de cotas é válida somente em concursos públicos que disponibilizem mais de três vagas e não se aplicará aos concursos com editais publicados antes da vigência da lei (10 de junho). O texto também determina que os editais terão de informar expressamente o total de vagas correspondentes à cota para cada cargo ou emprego público oferecido. A lei de cotas no serviço público tem origem em proposta de iniciativa do governo, que dividiu opiniões durante a tramitação no Congresso. Em março, durante as discussões e aprovação no Plenário da Câmara, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) não poupou críticas, o que provocou reações do público que lotava as galerias. "Nós temos um projeto racista, separatista, imoral e que gera ódio”, afirmou o parlamentar, sob vaias do Plenário. “Eu já conheço o PT. Dividir para governar. Só podia ser de autoria desta presidenta da República. Se eu morrer hoje junto com outro parlamentar negro aqui, vamos chegar lá, na porta do céu, e São Pedro vai falar o quê? Vai para o céu o negro na cota, o Bolsonaro vai ficar na fila um pouquinho mais. Tem cota para entrar no céu?"
 
 

Enviado por Da redação - 9.6.2014 | 23h29m
#Feira de Santana
Secretário nega "calote" em trios e artistas

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, esclareceu em nota enviada ao Blog do Velame que mais de 90% dos artistas locais que se apresentaram na Micareta 2014 já receberam seus cachês. Segundo ele, o restante que ainda não recebeu por demorarem de emitir nota fiscal, devido a ausência de certidões obrigatórias.  Ainda de acordo com Batista, no caso dos trios elétricos, o pagamento somente não foi liberado ainda porque a empresa vencedora de licitação e responsável pela contratação dos equipamentos sonoros também demorou de emitir nota. "Em princípio, queria que fossem considerados “classe A” trios que não se enquadravam nesta categoria, o que causaria prejuízo econômico ao Município. A Secretaria de Cultura não aceitou", alega.
 
 

Enviado por Da redação - 9.6.2014 | 15h19m
#Setor automotivo
Crise pode fazer Yazaki encerrar atividades em Feira de Santana

A recente crise do setor automotivo está levando a Yazaki, fabricante de autopeças, a adotar algumas medidas na tentativa de preservar sua competitividade no País. Por essa razão, a empresa concede, a partir desta terça-feira (09), licença remunerada pelo período de 20 dias para a maioria dos seus funcionários lotados na fábrica de Feira de Santana. A medida faz parte do processo de reestruturação que a empresa deu início por conta do cenário econômico atual. A Yazaki esclarece que, a despeito dos seus esforços, poderá, devido aos altos custos operacionais que resultam na falta de competitividade, em última instância, encerrar suas atividades industriais em Feira. Os funcionários da Yazaki foram comunicados da decisão da empresa nesta segunda-feira (10), pela direção da unidade de Feira. A mesma decisão foi comunicada, horas antes, à direção Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, com quem abriu um processo de negociação que possa minimizar eventuais prejuízos aos colaboradores, bem como assegurar o direito aos requisitos legais e convencionais de seus funcionários, caso o encerramento da unidade de Feira venha a ser concretizado. A Yazaki procurou ainda tranquilizar os colaboradores das suas outras unidades do País, inclusive os das suas filiais de Lauro de Freitas e Camaçari, ressaltando que o processo de reestruturação se restringe apenas e tão somente à unidade de Feira de Santana.
 
 

Enviado por Da redação - 9.6.2014 | 14h39m
#Feira de Santana
Empresários anunciam construção de shopping na Noíde Cerqueira

 Empresários anunciam construção de shopping na Noíde Cerqueira
Foto: Jorge Magalhães
O Parque Shopping Feira deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2016. O empreendimento, que vai ser construído na avenida Noide Cerqueira, foi anunciado nesta segunda-feira, 9, no Paço Municipal Maria Quitéria, sede administrativa do governo local, por um grupo de empresários – formado por investidores feirenses e Grupo Iguatemi. A previsão de investimento é de R$ 310 milhões. Os investidores feirenses são Edson Piaggio, que foi um dos fundadores do Boulevard Shopping, Luiz Mercês, da rede de lojas Mersan, Francisco Cosmo, da rede Disbal, mais o Grupo Iguatemi. Será o segundo shopping da cidade. O primeiro, o Boulevard Shopping, foi inaugurado há 15 anos, com praticamente metade da estrutura comercial do futuro empreendimento. O Parque Shopping Feira terá, inicialmente, 150 lojas, oito salas de cinema e a mesma quantidade de lojas âncoras – os nomes não foram anunciados porque depende da autorização das lojas. Vai ser administrado pelo grupo Aliansce. O prefeito José Ronaldo de Carvalho destacou os números superlativos apresentados pelos empresários, como a geração de empregos durante a construção, mais de 2,5 mil, e quando da sua entrada em operação – deverá passar de cinco mil postos de trabalho. “Será um empreendimento que vai gerar emprego e riqueza para o nosso município. Neste momento não poderia haver notícia melhor”. Comentou que já há algum tempo ouve comentários de que um novo shopping seria instalado na cidade. “Mas os estudos para um investimento com este perfil demanda tempo”. Ele disse que outros grupos empresariais estudam o mercado local com o objetivo de se instalar na cidade.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 9.6.2014 | 9h41m
#Foguetinho
Festa do calote

A prefeitura de Feira de Santana está anunciando pomposas atrações para o São João, mas ainda nem pagou as dívidas da Micareta, realizada em abril. Segundo uma fonte do Blog do Velame, o prefeito José Ronaldo (DEM) não realizou o pagamento dos trios elétricos que se apresentaram na festa. Os artistas considerados “locais” também estão sem receber os cachês. Por outro lado, bandas como a decadente Chiclete com Banana, receberam cachê de R$ 100 mil adiantado.
 
 

Enviado por Da redação - 9.6.2014 | 9h04m
#Eleições 2014
Rui Costa em Feira de Santana

Rui Costa em Feira de Santana

Dando continuidade as plenárias de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, do pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) ao governo do estado, o deputado federal Rui Costa, esteve em Feira de Santana neste domingo (08). O petista recebeu na casa de eventos Zilas lideranças de diversas cidades da região, além do candidato a vice-governador João Leão e Otto Alencar, candidato ao Senado. 
 
 
 
 

Enviado por Da redação - 8.6.2014 | 5h15m
#Humor
 
 

Enviado por Da redação - 7.6.2014 | 14h45m
#Eleições 2014
Dilma cai de 37% para 34% em nova pesquisa

Pesquisa Datafolha publicada sexta-feira (06) mostra que, no cenário mais provável para as eleições de outubro, a presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 37% das intenções de voto em maio para 34% neste início de junho. Desde fevereiro, a presidente já caiu dez pontos porcentuais. No mesmo período, no entanto, o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, também apresentou queda, de 20% para 19%. O pré-candidato do PSB, Eduardo Campos, oscilou de 11% para 7%. Brancos e nulos somam 17% (ante 16% em maio) e indecisos, 13% (8%)

 
 

Enviado por Da redação - 6.6.2014 | 15h12m
#Bahia
Negromonte toma posse no TCM

O ex-deputado Mário Negromonte (PP) tomou posse, nesta sexta-feira (6) no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia. A solenidade foi realizada no gabinete do presidente do TCM Francisco Netto e contou com a presença dos demais conselheiros, dos procuradores do Ministério Público de Contas e dos auditores da Corte. Até esta quinta-feira (5) Negromonte estava em Brasília onde se despediu dos pares. (Informações do BN)

 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial