Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da redação - 24.6.2014 | 22h51m
#Política
Sarney vai se aposentar

Após sessenta anos de mandatos consecutivos, José Sarney decidiu mesmo se aposentar da política. O atual mandato de senador pelo Amapá, que acaba em janeiro de 2015, será seu último. Depois disso, o ex-presidente da República terá dois objetivos: chegar à presidência da Academia Brasileira de Letras e fazer do neto José Adriano o seu novo herdeiro político. O rapaz é filho do ex-ministro Sarney Filho e teve até 2009 uma empresa que concedia crédito consignado a funcionários do Senado, à ocasião presidido pelo avô. Na eleição de 2014, José Adriano será candidato a deputado estadual pelo PV do Maranhão. (informações da Veja)
 
 
 

Enviado por Da redação - 24.6.2014 | 22h48m
#Política
STF abre ação penal contra deputado baiano

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu ação penal contra o deputado federal Oziel de Oliveira (PDT-BA), ex-prefeito do município baiano de Luís Eduardo Magalhães. As investigações do Ministério Público indicaram que ele, como prefeito, autorizou a compra sem licitação de combustível em quantidade suficiente para que os carros da prefeitura dessem uma volta ao planeta diariamente. Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do STF aceitaram a denúncia contra o deputado pelos crimes de desvio de verba pública e dispensa indevida de licitação. Os cálculos feitos pelo MP apontam que a quantidade de álcool, gasolina e lubrificantes permitira que os carros da prefeitura percorressem 12 mil quilômetros diariamente. A prefeitura argumentou que alugou outros 84 veículos para servir ao município. Mesmo com essa frota adicional, os automóveis poderiam percorrer aproximadamente 360 mil quilômetros por mês, conforme o MP.Relator do processo, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou que o então prefeito tinha conhecimento da ilegalidade. Prova disso seria a negativa por quatro vezes de o prefeito encaminhar à Câmara de Vereadores do município documentos referentes à aquisição do combustível. O ex-prefeito era denunciado por outros dois crimes: frustração do caráter competitivo da licitação e falta de prestação de contas à Câmara de Vereadores. Os dois crimes, no entanto, prescreveram ainda em 2011, de acordo com Barroso. Nesta época, o processo era relatado pelo hoje presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. (Infomações do BN)

 
 

Enviado por Rafael Velame - 23.6.2014 | 20h20m
#Copa do Mundo
 
 

Enviado por Da redação - 21.6.2014 | 0h47m
#Salvador
Mais de 100 atrações garantem o arrasta-pé no São João do Pelô

Mais de 100 atrações garantem o arrasta-pé no São João do Pelô
Foto: Agecom
Até o próximo dia 24 o arrasta-pé, forró e o baião movimentam o Centro Histórico de Salvador durante o São João da Bahia no Pelourinho 2014. A edição da festa foi aberta oficialmente na noite de quarta-feira (18) com shows do forrozeiro Virgílio Miranda, Cangaia de Jegue, Cicinho de Assis e da cantora Elba Ramalho, a grande atração da primeira noite. O palco principal montado no Terreiro de Jesus recebeu também a participação dos vencedores do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas deste ano, a quadrilha Capelinha do Forró, do bairro de São Caetano, em Salvador.  A grade de atrações conta com mais de 100 artistas regionais e nacionais e inclui nomes como Targino Gondim, Adelmário Coelho, Flávio José, Zelito Miranda e a banda Aviões do Forró.  Para receber os milhares de baianos e turistas esperados nos sete dias de festa, as ruas e becos históricos foram transformados em um grande arraial, com decoração temática dos festejos juninos e da Copa do Mundo FIFA 2014, que também atrai muitos turistas e baianos.  O policiamento e o clima de tranquilidade também fazem a balconista Diana Pereira optar pela programação do Pelourinho para curtir a festa com a família. “A segurança, a organização e a programação tornam a festa propícia para trazer as crianças e uma ótima opção para aproveitar”, disse. A programação completa está disponível no site do São João da Bahia.
 
 

Enviado por Da redação - 20.6.2014 | 10h22m
#Avanço
Bahia passará a produzir pelo SUS remédio importado da Itália e Argentina

A Unidade Industrial Região Metropolitana de Salvador, da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos, a Bahiafarma, será inaugurada nesta quinta-feira (26), às 9h, no Centro Industrial de Aratu (CIA Sul), em Simões Filho. Na ocasião, haverá a apresentação do primeiro medicamento produzido pela Fundação, a Cabergolina. O remédio, atualmente importado da Itália e Argentina, será produzido na Bahia para o SUS de todo o Brasil, beneficiando pessoas com distúrbios hormonais, como por exemplo, aqueles que interferem na produção do leite. A inauguração da unidade, onde foram investidos cerca de R$ 12 milhões, contará com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da Saúde, Arthur Chioro, e do secretário da Saúde do Estado, Washington Couto.  A nova Bahiafarma, vinculada à Sesab, visa ampliar a atuação do estado no campo farmacêutico, que abrange além da pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, fornecimento e distribuição de medicamentos essenciais e outros medicamentos de interesse social, para órgãos e entidades que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 

Enviado por Da redação - 20.6.2014 | 5h14m
#Copa do Mundo
 
 

Enviado por Da redação - 19.6.2014 | 21h06m
#Eleições 2014
PEN e PRTB lançam Da Luz candidato ao governo

PEN e PRTB lançam Da Luz candidato ao governo
O Partido Ecológico Nacional (PEN), realizou nesta quinta-feira (19) sua convenção estadual onde se decidiu pela coligação na proporcional e na majoritária com o PRTB. A proposta da coligação foi sugestão do secretário geral do partido, Humberto Cedraz, que convenceu os convencionais e candidatos que este caminho será o possível para chegar à eleição de deputados estadual e federal pelo acréscimo no voto de legenda das duas agremiações. A convenção do PEN teve início às 9h30, mesmo horário que acontecia no salão contíguo, a convenção do PRTB que depois da decisão individual de coligação, abriu as divisórias que dividia os dois salões transformando em uma grande festa o evento que animou os candidatos. Do evento participou o presidente estadual do PMN, Carlos Massarollo, acompanhado de pré- candidatos do partido, que celebraram um pré- acordo de coligação nesta chapa onde o candidato escolhido para disputador a eleição de governador será Rogério da Luz (PRTB), ao Senado terá o nome indicado pelo PEN, até o dia 30 de junho próximo e para vice-governador do PMN.  Os escolhidos pelo PEN e PRTB, com as vagas já reservadas para o PMN, ensejarão uma chapa completa com 126 candidatos a deputado estadual e 78 candidatos a deputado federal, com uma expectativa de que se eleja 2 deputados federais e 3 estaduais. O candidato a deputado federal Humberto Cedraz afirmou que "o partido fazia questão de participar da sua primeira eleição, da sua recente história mostrando independência ao construir seu destino sem interferência ou se submetendo a pressões de outros partidos", avaliou. 
 
 
 

Enviado por Da redação - 18.6.2014 | 14h40m
#Eleições 2014
“Quero trabalhar pela Bahia em vez de ficar dando desculpas”, promete Souto

“Quero trabalhar pela Bahia em vez de ficar dando desculpas”, promete Souto
Foto: Assessoria
“Se eleito, não vou ficar procurando desculpas, ou apontando culpados, para as dificuldades que certamente encontrarei pelo caminho. Assumirei a minha responsabilidade com a Bahia e não sossegarei um minuto até que os principais problemas do estado estejam em ordem”, afirmou Paulo Souto (DEM), durante a Convenção Partidária que oficializou a sua candidatura a governador na chapa majoritária da oposição, ao lado de Joaci Góes (PSDB), candidato a vice, e Geddel Vieira Lima (PMDB), a senador, nesta quarta-feira (18), no Espaço Unique, em Salvador. Celebrando a união das forças oposicionistas que aglutinou 17 partidos, podendo ainda ser ampliada, Paulo Souto observou que há dois anos, os cidadãos de Salvador e Feira de Santana deram uma lição em quem achava que essas cidades se curvariam a chantagens e ameaças. “O povo mostrou que é soberano e elegeu ACM Neto e José Ronaldo. Quando o povo quer, não adianta ameaçar, não adianta mentir, não adianta vir com tropa de ministros ou com presidente, porque a vontade popular vale mais do que as ameaças de um partido que está achando que virou dono da Bahia”. Alertando para as promessas do PT a cada véspera de eleição, Souto lembrou que há quatro anos foi a ponte Salvador-Itaparica, o Porto Sul, o novo aeroporto de Ilhéus, e nada disso se transformou em realidade. “Este ano, voltaram a prometer tudo o que prometeram há quatro anos e muito mais. Eles não têm pudor nem limite para a mentira. Mas, como já disseram: ‘ninguém consegue enganar todas as pessoas o tempo todo’. A resposta virá nas urnas. Chega de promessas vazias. Eu só vou prometer o que puder cumprir. E sei que é possível sim fazer mais e melhor do que o que está sendo feito. Para isso, contarei também com o senador Aécio Neves, que se for eleito presidente da República, será um grande parceiro da Bahia”. Paulo Souto assumiu o compromisso de fazer o melhor governo de sua vida. “Vou assumir pessoalmente a responsabilidade de conduzir as principais áreas do meu governo. O governo do estado tem o dever moral de tratar melhor a nossa gente, de cuidar melhor das nossas crianças, de dar mais segurança às famílias de todos os baianos, de oferecer uma educação de mais qualidade, que dê mais oportunidades para nossos jovens, de trabalhar sem cessar por um sistema de saúde mais digno para todos, que respeite cada paciente, que respeite cada vida humana”. Para Souto, chegou a hora de a Bahia ser tratada novamente com respeito e seriedade. “No meu governo, podem ter certeza, melhorar a vida das pessoas vai vir sempre em primeiro lugar. Quero ser governador da Bahia para que nosso estado seja reconhecido por todos, por quem mora aqui e para quem vem de fora, como o melhor lugar para se viver no Brasil. Quero ser governador para que todos os baianos possam viver com menos medo no coração e com mais confiança no futuro. 18 de junho de 2014. Guardem essa data. Hoje, começamos aqui a escrever uma nova história para o nosso estado”.
 
 
 

Enviado por Da redação - 18.6.2014 | 5h12m
#Câmara de Feira
Vereador critica candidatura de cantor evangélico e diz que ex-vereador comete crime

Em pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador David Neto (PTN) defendeu a candidatura de políticos de Feira de Santana, salientando que candidatos de fora, depois de eleitos, geralmente não cumprem as promessas de campanha no município. O edil usou publicações do Jornal Folha do Estado para embasar seu discurso. “No Jornal Folha do Estado tem uma nota chamada ‘Quando a esmola é demais...’, que fala sobre o cantor evangélico Lázaro, que pela primeira vez vai fazer um show gratuito em Feira de Santana, porque é candidato a deputado federal. Quero saber qual a Igreja que o cantor Lázaro frequenta, porque ele vem lesar a confiança dos eleitores. Não queremos aqui um candidato mercenário, que é eleito e, no outro dia, vira as costas para o povo de Feira”, afirmou. David denunciou ainda que um ex-candidato a vereador de Feira de Santana está oferecendo atendimento médico gratuito em troca de votos. O edil prometeu acionar a polícia da próxima vez que presenciar esse fato. “Tem um ex-candidato a vereador que está praticando crime eleitoral em Feira. Ele nunca defendeu os interesses da cidade e, hoje, vem dizer que é de Feira. Ele está saindo com um carro de som de dentro do Minha Casa Minha Vida oferecendo atendimento médico e colocando um carro para levar as pessoas. O povo merece atendimento médico, mas merece durante os quatro anos”, disse.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 17.6.2014 | 20h05m
#Foto do jogo
 
 

Enviado por Da redação - 17.6.2014 | 13h00m
#Brasília
Proposta retira proibição para membro do Ministério Público ser candidato

A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 392/14, do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que retira a vedação para membro do Ministério Público se candidatar a algum cargo público. O texto também estabelece que o candidato deve-se afastar do cargo até seis meses das eleições. A Emenda Constitucional 45 alterou a Constituição para proibir a candidatura de procuradores da República e promotores. Para o deputado, a proibição “mutila” o direito político dos membros do Ministério Público, “proibindo de se candidatar justamente aqueles que devam velar pela ordem democrática”. Fonseca lembrou que vários constituintes, como os então deputados Antonio Mariz (PB) e Ibsen Pinheiro (RS), eram promotores. A proposta terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, segue para uma comissão especial e para o Plenário.
 
 

Enviado por Da redação - 16.6.2014 | 15h54m
#Feira de Santana
Deputado volta a criticar reajuste do IPTU

O deputado federal Fernando Torres (PSD) voltou a criticar o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), proposto pela Prefeitura de Feira de Santana, para o exercício de 2014. O parlamentar é autor de uma Ação Direita de Inconstitucionalidade (Adin) que tramita no Tribunal de Justiça da Bahia. A crítica ao reajuste confronta os dados apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda, na última semana, quando comparados os percentuais aplicados em Feira de Santana e São Paulo, embora não tenha sido revelado o índice de correção no município feirense. Em São Paulo a lei aprovada pela Câmara Municipal prevê reajuste do IPTU de até 20% para imóveis residenciais e de até 35% para os comerciais e industriais. Já em Feira de Santana, em alguns casos, o reajuste de foi até 1.000,00%. Já em Salvador, que é também administrado pelo DEM, um parecer emitido pelo Ministério Público da Bahia considerou o reajuste do IPTU inconstitucional. O promotor público, Paulo Modesto, opinou pela suspensão da cobrança. Na capital baiana a ADIN foi proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Bahia (OAB-BA), mas ainda não foi julgada pelo TJB. Autor da Adin que tramita no TJB, o deputado Fernando Torres (PSD) espera que a ação seja julgada ainda neste mês de junho.  “Os autos do processo estão conclusos para o desembargador relator, Osvaldo de Almeida Bomfim, desde o dia 19 de maio. O pedido de informações sobre o reajuste do IPTU foi solicitado à Câmara Municipal e a Prefeitura, no prazo de 5 dias, que já foi cumprido. O MP também deve ser ouvido”, revelou o parlamentar.  
 
 
 

Enviado por Da redação - 16.6.2014 | 12h49m
#Sapeaçu
Município distribui tablets para agentes comunitários de saúde

Município distribui tablets para agentes comunitários de saúde
Foto: Assessoria
O município de Sapeaçu deu um grande passo rumo à preservação da vida e da saúde pública. Nesta semana, o prefeito Jonival Lucas entregou aos agentes comunitários de saúde da cidade, 45 tablets conectados ao Programa AtendSaúde, que interligam os agentes ao Ministério da Saúde de forma muito mais rápida e segura. Sapeaçu é o primeiro município do Brasil a utilizar o Programa AtendSaúde através da ferramenta digital. O programa consiste na informatização e automatização das atividades dos agentes através da utilização dos tablets para a coleta de informações em campo. Desta forma, todas as fichas que o Ministério da Saúde preconiza para o trabalho estarão replicadas nos tablets, de forma digital, possibilitando uma coleta de informação muito mais rápida. Do gabinete, tanto o prefeito Jonival Lucas quanto o secretário de saúde, Raul Molina, poderão ter o controle do número de atendimentos e cadastros realizados através do programa. “É inevitável que a tecnologia venha caminhar lado a lado com a saúde, é indispensável. Esse investimento na saúde só tende a beneficiar a nossa população”, disse Jonival.
 
 

Enviado por Da redação - 14.6.2014 | 18h35m
#Eleições 2014
Aécio Neves é oficializado candidato a presidente

Aécio Neves é oficializado candidato a presidente

Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a tira colo, o senador mineiro Aécio Neves foi oficializado neste sábado (14) como candidato do PSDB para a eleição à Presidência da República durante convenção nacional do partido em um centro de convenções na zona norte de São Paulo. Leia mais no Portal IG. 

 
 

Enviado por Da redação - 14.6.2014 | 5h37m
#Brasília
Proposta regulamenta a profissão de técnico em biblioteconomia

A Câmara dos Deputados analisa projeto do deputado João Stédile (PSB-RS) que reconhece a atividade de técnico em biblioteconomia como profissão (PL 6038/13). Atualmente, apenas aqueles que possuem curso superior na área tem sua atividade regulamentada. A proposta estende essa regulamentação àqueles que possuem diploma em nível médio, expedido por cursos técnicos reconhecidos. De acordo com o projeto, o técnico em biblioteconomia é o profissional legalmente habilitado para executar, em bibliotecas ou em outros serviços de documentação e informação, atividades relativas ao processamento, conservação e divulgação de documentos. Cabe a ele organizar a informação nos acervos, prestar serviços de atendimento aos usuários e participar do desenvolvimento de atividades que ampliem as atividades socioculturais dessas instituições. Para Stédile, a iniciativa pretende somar-se aos esforços do Governo Federal de viabilizar a implementação de uma biblioteca em cada cidade brasileira até o ano de 2020. No entanto, a legislação vigente (Lei 12.244/10) exige que o responsável por essas instituições tenha formação universitária em biblioteconomia. Segundo o deputado, “a meta do governo não será viável se não houver uma mobilização de incentivo de cursos técnicos em biblioteconomia, tendo em vista que nem todos os Estados possuem curso universitário na área”. A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e de Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial