Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 9.3.2018 | 15h58m
#Feira de Santana
IPTU 2018 com desconto pode ser pago até 12 de abril

IPTU 2018 com desconto pode ser pago até 12 de abril
Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) dos moradores de Feira de Santana já estão sendo encaminhados para seus respectivos contribuintes. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de abril terá desconto de 20% em cima do valor cobrado. Após esse período, acréscimos de 1% ao mês e de 0,33% ao dia, até alcançar 10%, limite máximo. A expectativa é que todos os carnês sejam entregues até o fim de março. De acordo com o secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto), foram feitas mudanças no que diz respeito à entrega dos carnês de moradores de condomínios. “A gente já observou que há uma quantidade gigante desses carnês não sendo entregues, quando utilizado o serviço dos Correios. O porteiro tenta entrar em contato, às vezes cometem enganos, em outras a pessoa não quer receber. Aí chegam moradores aqui dizendo que não receberam seus carnês. Para evitar esse tipo de situação, a Prefeitura passará a entregar os carnês pessoalmente no caso dos moradores de condomínios”, afirma. Os contribuintes que se encontram com imposto de anos passados em pendência podem dirigir-se ao Fórum Filinto Bastos e entrar em contato com o Núcleo de Conciliação Tributária, no quarto andar, para tentar resolver suas situações. Nas dependências do Núcleo, eles  poderão analisar caso a caso, ver o que pode prescrever e o que pode ser reduzido, dentre outros fatores. Não só o IPTU, como também assuntos relacionados a outros impostos podem ser tratados lá. As informações do IPTU estarão disponíveis na internet. Os contribuintes que desejarem quitar seu débito com antecedência podem encontrar esses dados - tanto sobre o pagamento de 2018 quanto de anos anteriores - sobre seu imposto através do endereço eletrônico: www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br.  O secretário da Fazenda, Expedito Eloy (foto), ressalta a importância de se manter atento nesses casos. “Se o pagamento for efetuado via site, ainda há a probabilidade do carnê ser entregue e, por engano, o contribuinte, ou um parente desavisado, efetuar esse pagamento pela segunda vez. Ainda que haja a total possibilidade de reaver o dinheiro ou de abatê-lo do próximo imposto, é importante fazer o lembrete”, orienta.
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 8.3.2018 | 17h49m
#Entrevista do dia
Fabiana Andrade: a defensora de mulheres

Fabiana Andrade: a defensora de mulheres

Na entrevista deste 8 de março, dia Internacional da Mulher, o Café das 6 conversou com Fabiana Andrade, uma ex-empregada doméstica, alfabetizada com 19 anos, que tinha um sonho: ser alguém na vida e ajudar outras mulheres.  Ela conseguiu realizar esse sonho, hoje é formada em direito, faz parte da comissão de direitos da mulher da OAB da Bahia e está a frente do projeto "Versos de Mulher" que ajuda mulheres que sofrem agressão física e psicológica. 

Clique AQUI e ouça na integra.

90.5 Rádio Globo 

 
 

Enviado por Rafael Velame - 8.3.2018 | 17h34m
#Foguetinho
Novos melhores amigos

Novos melhores amigos
Com a proximidade do prazo final para a desincompatibilização do prefeito José Ronaldo (DEM), que pretende ser candidato ao Senado Federal, novos “melhores amigos” começaram a brotar numa sala do prédio da Secretaria da Fazenda, mais precisamente no gabinete do vice-prefeito, Colbert Filho (MDB). Pessoas que antes, sequer, consideravam o emedebista alguém a ser incluído no círculo de amizade, agora o tratam como melhor amigo.  Até o dia 7 de abril muitos novos amigos ainda devem aparecer, até porque a perspectiva de poder, muitas vezes supera o próprio poder....
 
 

Enviado por Da Redação - 8.3.2018 | 8h00m
#Câmara de Feira
Vereador denuncia poluição na Lagoa Grande

Em pronunciamento, na sessão ordinária nesta quarta-feira (07), na Câmara Municipal, o edil Luiz Augusto de Jesus, Lulinha (DEM) denunciou que a Lagoa Grande está sendo depósito de esgoto e pediu a fiscalização da Vigilância Sanitária no local. “Estão jogando esgoto na lagoa e dizendo que estão fazendo a drenagem. O Governo do Estado gastou milhões naquela obra e não faz a rede de esgoto daquelas residências, permitindo que os dejetos sejam descartados na lagoa. De dia é tudo lindo, mas à noite é um mal cheiro que ninguém aguenta. Como fazem uma obra tão bonita sem drenagem? Nossa lagoa está sendo contaminada”, denunciou Lulinha. Em aparte, o edil Isaías de Diogo (PSC) elogiou o discurso do colega e sugeriu que ele pedisse a Embasa para rever a situação. “Já que Vossa Excelência tem amizade com o diretor da Embasa, peça que ele reveja a situação, pois o que a empresa está fazendo não é conveniente. Entendo também que esta Casa forme uma comissão para visitar o local e checar as informações que estou trazendo”, pediu. Também em aparte, João Bililiu (PPS) disse ter ficado feliz com o discurso de Lulinha e que a obra já deveria estar pronta. “Era para ficar pronta em menos de dois anos e já se foram cinco. Zé Neto disse que a obra estava quase pronta, mas não sei como se até o momento não foi construída nenhuma bacia, como prometido”, pontuou.   Para finalizar, Lulinha lembrou que a Bacia do Pojuca, que agregaria os bairros vizinhos à lagoa, não saiu do papel.
 
 

Enviado por Da Redação - 7.3.2018 | 19h55m
#Câmara de Feira
Vereadores visitam obras de reforma e ampliação do HGCA

Em virtude de críticas proferidas por vereadores na tribuna da Câmara sobre atendimento do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), o presidente do Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), nesta quarta-feira (07), designou a Comissão de Saúde da Casa, formada pelos edis Cadmiel Pereira (presidente), Zé Curuca (vice-presidente) e Luiz da Feira (membro) para fazer uma visita in loco as obras de reforma e ampliação da referida unidade de saúde, atendendo solicitação do edil Alberto Nery (PT). A Comissão de Saúde, que contou também com a presença da vereadora Aldney Bastos Marques – Neinha (PTB), inicialmente, se reuniu com o diretor do Hospital Geral Clériston Andrade, José Carlos Pitangueira, que informou que, com a reforma e ampliação da Emergência do HGCA, serão construídos 72 novos leitos. “Ou seja, vamos sair de um total de 286, para 358 leitos”, destacou Pitangueira, acrescentando que ainda este ano será iniciado o projeto para construção do Hospital Geral Clériston Andrade II, para ampliação do atendimento de média e alta complexidade. Na oportunidade, ele afirmou que não procede a denúncia de que o aparelho para fazer tomografias (tomógrafo) não esteja funcionando. Para comprovação do fato, o diretor do HGCA solicitou ao coordenador de Manutenção da unidade hospitalar, Valter Oliveira, que mostrasse aos edis o equipamento em pleno funcionamento.  
 
 

Enviado por Agência Câmara - 7.3.2018 | 5h29m
#Brasília
Projeto insere na lei permissão para usar habilitação como documento de identidade

Tramita na Câmara proposta que insere no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de junho de 2017, permitindo que a Carteira Nacional de Habilitação seja utilizada como documento de identificação em todo o território nacional. Esse uso poderá ocorrer ainda que em momento posterior à data de validade inscrita no documento. A medida consta no Projeto de Lei 8416/17, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ). Segundo ele, a data de validade do documento refere-se apenas ao prazo de vigência do exame de aptidão física e mental do condutor do veículo automotor. “A decisão do Contran resolve controvérsia sobre a validade da Carteira Nacional de Habilitação como documento de identidade, que é distinta de sua validade como documento comprobatório da capacidade de condução de veículo automotor”, disse. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.3.2018 | 15h48m
#Câmara de Feira
Comissão de vereadores irá visitar hospital para avaliar se obra é “puxadinho”

Comissão de vereadores irá visitar hospital para avaliar se obra é “puxadinho”
Um pronunciamento do vereador Lulinha (DEM) na Câmara de Feira de Santana desencadeou uma polêmica. O democrata cobrou do Governo do Estado mais investimentos para a saúde de Feira de Santana e a construção de um novo hospital regional para o município. Mas foi a resposta do petista Alberto Nery que suscitou uma dúvida a ser tirada: puxadinho ou não?. O vereador afirmou que o Governo do Estado não está construindo um “puxadinho” no Hospital Geral Cleriston Andrade, como os vereadores costumam afirmar. Para confirmar, ele solicitou a formação de uma comissão para visitar a reforma da unidade. “Solicito que o presidente desta Casa designe uma comissão para visitar a obra que está sendo feita naquele hospital e convido o vereador Lulinha a estar presente”, disse. O vereador Cadmiel Pereira (PSC) jogou lenha na fogueira. “O puxadinho que está sendo construído no Clériston Andrade é uma justificativa do Governo do Estado para não construir o novo hospital que o governador prometeu ao povo de Feira de Santana”, alfinetou. Diante da discussão, o presidente do Legislativo feirense, José Carneiro (PSDB), designou os vereadores Neinha Bastos (PTB), Alberto Nery (PT) e Cadmiel Pereira (PSC) para compor a comissão que irá visitar a intervenção no HGCA.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 6.3.2018 | 15h22m
#Câmara de Feira
Presidente da Fundação Hospitalar recebe Comenda Maria Quitéria

Acontece nesta,  terça-feira (06), na Câmara Municipal a solenidade de entrega da maior honraria do Legislativo feirense, trata-se da Comenda Maria Quitéria, para a Presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas. O autor é o vereador e líder do governo Luiz Augusto de Jesus - Lulinha (DEM), através de Projeto de Decreto Legislativo n° 50/2017, aprovado por unanimidade. Uma justíssima homenagem afirma o autor. "Com as destacáveis virtudes profissionais e serviços prestados ao município de Feira de Santana, pelo trabalho de excelência realizado pelo Hospital da Mulher no atendimento às parturientes, será uma justíssima homenagem conceder à Gilberte Lucas, a valorosa honraria, tendo em vista sua biografia demostrar toda dedicação e aptidão no que diz respeito sua vida e seus critérios em destaque na Princesa do Sertão", disse.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 6.3.2018 | 15h14m
#Entrevista do dia
Camilla Gadelha fala sobre nutrição saudável

Camilla Gadelha fala sobre nutrição saudável

A entrevista do dia no Café das 6 foi com a nutricionista Camila Gadelha (@nutrigadelha). Clique AQUI e ouça a entrevista completa. 

Ouça 90.5 

Siga @rádiogloboFeira @cafedas6fsa 

 
 

Enviado por Da Redação - 6.3.2018 | 7h57m
#Política
Salvador realiza encontro do PSD

Com o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB) lotado, o Partido Social Democrático (PSD) realizou o Primeiro Encontro do PSD 2018 em Salvador, com a participação do governador Rui Costa, dos principais dirigentes e políticos do partido, de moradores de diversos bairros e lideranças políticas e sociais de todo o estado. Durante o evento, foram debatidos os rumos da legenda sob a liderança do senador Otto Alencar, o fortalecimento do PSD na capital, filiações partidárias para 2018, além do incentivo a participação da mulher na política. Foram realizadas, inclusive, homenagens às mulheres que lideram o partido, como a deputada estadual Ivana Bastos e a suplente de vereadora, Débora Santana. Em seu pronunciamento, o governador Rui Costa recordou que foi o presidente municipal do partido, vereador Edvaldo Brito, como prefeito interino, quem assinou o convênio intermunicipal que transferiu o metrô do município para o Estado. “Se o povo da Bahia hoje anda de metrô, tem que agradecer ao senhor por assinar este documento, que foi o primeiro passo”, declarou. Já o senador Otto Alencar destacou que crescimento do partido no Estado: “O PSD cresce por ter nomes que acreditam na força do trabalho como forma de beneficiar a todos os baianos”, afirmou o presidente estadual do partido. Por sua vez, Edvaldo Brito, citou a renovação do partido com Antonio Brito e Otto Filho. “Vejo esses dois jovens que, juntamente com o governador Rui Costa, serão o futuro da política na Bahia”, disse. Compareceram ao evento o deputado federal mais votado do partido na capital, Antonio Brito, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel, o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e diversos deputados estaduais, prefeitos e vereadores.  
 
 

Enviado por Da Redação - 5.3.2018 | 20h05m
#Política
Universalização da internet foi discutida com representantes do setor

A conectividade foi o tema da reunião que aconteceu na manhã desta segunda-feira (05), na Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTI). Durante o encontro que teve como pauta a efetivação de políticas públicas para democratização da internet de qualidade, o sindicato e associação dos provedores de internet na Bahia debateram o tema com o secretario da pasta, José Vivaldo; a senadora Lídice da Mata e o deputado estadual Angelo Almeida, além do chefe de gabinete da secretaria Rodrigo Hita e a equipe técnica da mesma. A redução da carga tributária como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que hoje é de 26% está entre os pontos apresentados como críticos pelos representantes dos provedores de internet. “Os pleitos dos provedores apresentados aqui hoje são urgentes e necessários, pois garantirá ao povo baiano mais acesso à web”, afirmou a senadora Lídice da Mata. O secretário Vivaldo Mendonça acredita que o debate ampliado “trará bons resultados para avançar na interlocução desta agenda estratégica para inovação, o desenvolvimento econômico e a inclusão social em todo estado”.  O deputado estadual Angelo Almeida ressaltou a importância do diálogo para que seja possível avançar na área, principalmente nas cidades do interior baiano. “Estamos confiantes em exercer o papel mediador convencendo a SEFAZ e o Governo do Estado que internet para acessibilidade, inclusão e avanços educacionais é artigo de primeira necessidade para todos”, pontuou. Durante o encontro o deputado Angelo Almeida e a senadora Lídice da Mata discutiram também sobre o pleito da internet de alta conectividade na Universidade Estadual de Feira de Santana que será custeada através de emenda parlamentar da senadora. A expectativa é que ainda essa semana seja realizada uma reunião com o reitor da instituição para dá encaminhamento ao processo de implantação.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 5.3.2018 | 11h21m
#Brasília
Frente Parlamentar do Imposto Único será lançada na Câmara

Será lançada nesta terça-feira (06) a Frente Parlamentar Mista do Imposto Único Federal. Coordenada pelo deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE), a frente já reúne 215 deputados. Bivar critica o atual sistema tributário nacional e espera que com a ajuda do colegiado consiga realizar estudos para a implantação de um imposto único no País. Ele avalia que a iniciativa é um passo importante no Legislativo para que seja aprovada uma alternativa à proposta que propõe um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) discutido na Comissão de Reforma Tributária. Segundo Bivar, a ideia do imposto único defendida pela frente parlamentar é simples: sobre as transações efetuadas no sistema bancário incidirá uma alíquota de 2,29% sobre cada débito e crédito. Os tributos arrecadatórios federais seriam todos extintos (IRPF, IRPJ, CSLL, IPI, Cofins, contribuições previdenciárias patronais, IOF, ITR e outros). “As vantagens do imposto único são inúmeras. Além da redução individual da carga tributária e do combate à sonegação e à corrupção, esse tributo simplifica o complexo sistema tributário brasileiro, aumenta a produtividade das empresas, eleva salários, aumenta o poder aquisitivo dos consumidores e elimina a progressividade fiscal que vigora no país”, argumentou o Luciano Bivar.
 
 

Enviado por Da Redação - 4.3.2018 | 18h16m
#Feira de Santana
Mais de 20 municípios já estão inscritos para o Fórum de Cidades Digitais

A primeira edição do encontro de cidades digitais no Centro-Norte baiano para tratar de tecnologia, visando promover melhorias no atendimento aos cidadãos, já tem grande adesão por parte dos gestores públicos da região. Até o momento, representantes de mais de 20 municípios estão inscritos para o I Fórum de Cidades Digitais da Região de Feira de Santana, que será realizado no dia 22 de março, no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Feira de Santana. Gratuito para servidores públicos, o evento, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, tem como objetivo principal levar informações e soluções voltadas à modernização das administrações públicas. Conforme destaca o diretor da RCD, José Marinho, a necessidade de se ter maior controle de gestão é o que tem motivado cada vez mais as Prefeituras a investirem em sistemas e infraestrutura de rede. “Não existe outro caminho para gerar receitas, reduzir custos e atender melhor a população se não pelo uso estratégico da tecnologia. O Fórum vem no sentido de promover a troca de experiências, facilitando o contato também com fornecedores interessados em levar inovações para essas localidades”, afirma Marinho. A programação completa do Fórum, que inclui a apresentação de projetos em andamento nos municípios, políticas públicas e soluções de mercado, está disponível pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/. A iniciativa tem o patrocínio da 1Doc e apoio do Sebrae-BA. Salvador sediou no final do ano passado evento direcionado para a região metropolitana da capital, reunindo representantes de 30 municípios. Em 2018, a RCD realiza, em parceria com Prefeituras e Associações de Municípios, encontros semelhantes, direcionados principalmente para pequenos e médios municípios, nos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. “É a demanda social por municípios mais conectados, transparentes e eficientes. As cidades digitais e inteligentes também são mais atrativas para receber investimentos público e privado”, completa o diretor da RCD.
 
 

Enviado por Da Redação - 3.3.2018 | 18h15m
#Música
Dopesmoke promove primeiro show em Feira de Santana

No próximo dia 10 de março, às 21 horas, será realizado no espaço Cúpula do Som, em Feira de Santana, o primeiro evento organizado pela Dopesmoke Heavy Music Productions, que nasce com a pretensão de movimentar ainda mais a cena da música pesada feirense. Nesta estreia, o público poderá conferir o som de três bandas baianas, duas de Heavy Metal e uma de Stoner / Doom Metal.  Os feirenses da GaiaBeta farão neste evento a sua segunda apresentação. A banda de Heavy Metal tradicional foi formada no ano passado. Contudo, o pouco tempo de estrada não reflete a experiência e os anos dedicados ao Metal de alguns dos integrantes, como é o caso do vocalista Markus di Avlis.  A Drearylands completará a jornada pelo Heavy Metal nesta noite. Os soteropolitanos, que dispensam apresentação, executam há décadas um Heavy / Power Metal tecnicamente impecável, envolto numa atmosfera melancólica carregada de temas existenciais. O mais recente full, “No poetry lasts” (2017), é prova de que a banda continua em excelente forma.  A Erasy, banda feirense com pouco mais de cinco anos de atividade, deverá tocar as músicas do seu álbum de estreia, “The valley of dying stars”. O público poderá, então, navegar pelas densas águas do Doom e do Stoner Metal, e conferir de perto a sonoridade arrastada do quarteto.
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 2.3.2018 | 18h13m
#Cultura
Comida de Foguete lança primeiro single

Nesta sexta-feira (2), o duo Comida de Foguete, composto pelos músicos PV (ex-Clube de Patifes e Magdelene) e Elder Dias (ex-Magdelene) apresenta o single de estreia "Do You Believe in Energy?". Durante este mês, a dupla vai lançar um single por semana, culminando com o EP com as quatro faixas e mais uma inédita, que sai no final de março. Segundo PV, a música produzida pelo Comida de Foguete pode ser chamada de alternative splicing. Em biologia, esse é um processo regulatório da expressão genética que resulta num único gene codificante para múltiplas proteínas. “E um som feito a partir... flertando com a música aleatória, minimalista, mas com uma visão essencialmente debussysta", explica o músico. Você pode conferir o primeiro single do duo nas mais diversas plataformas como Spotify, Deezer, YouTube, iTunes, entre outros, apresentado pelo selo Vitrola Portátil.
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial