Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
 
Reportagens
Café das 6
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 18.9.2012 | 15h02m
#179 anos Feira de Santana
Missa marca festejos ao Dia da Cidade

O aniversário de 179 anos de emancipação política de Feira de Santana, nesta terça-feira (18), foi celebrado com uma missa na manhã de hoje em ação de graça na Igreja Senhor dos Passos. O celebrante, Monsenhor Luis Rodrigues Oliveira, destacou o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos e agradeceu a Deus pela passagem de mais um aniversário da Princesinha do Sertão. Durante o seu pronunciamento, ele destacou a unidade entre os irmãos e o respeito a todas as religiões, sem distinção. “Este é um momento de agradecimento. Feira é uma cidade que possui um dinamismo pluralista que não nega a sua identidade. A diversidade religiosa enriquece a alma. Devemos nos respeitar e amar um aos outros. Por aqui passaram pessoas que deixaram sua marca registrada na cidade”, ressalta. A missa teve a participação do coral Estrela de Belém. Estiveram presentes no evento deputados estaduais, secretários municipais e vereadores. A data foi festejada, ainda, com diversas atividades comemorativas, como o desfile cívico na avenida Getúlio Vargas. Os festejos seguem à tarde com sessão solene na Câmara Municipal. A programação inclui palestra com Franklin Maxado sobre "O cordel na história de Feira de Santana" e lançamento do livro "O que é cordel", de sua autoria.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 18.9.2012 | 10h41m
#Brasília
Senado debate formas de ampliar usos da língua de sinais

A implantação de políticas públicas inclusivas para surdos e deficientes auditivos — o que inclui disponibilização de informações, pelos órgãos públicos, na língua brasileira de sinais (Libras) — é tema de audiência pública no Senado. A reunião, organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) está sendo realizada por sugestão dos senadores Paulo Paim (PT-RS e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que preside a sessão. Foram convidados o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Nascimento Ferreira, o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de ­Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz, e o diretor-presidente do Instituto Cultural, Educacional e Profissionalizante de Pessoas com Deficiência do Brasil (Icep Brasil), Sueide Miranda Leite.
 
 

Enviado por Da Redação - 17.9.2012 | 18h31m
#Eleições 2012/Feira de Santana
Vereador alerta para conchavo entre DEM E PPL

Vereador alerta para conchavo entre DEM E PPL
Durante a sessão desta segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, o vereador Angelo Almeida (PT), apresentou documento que revela uma compatibilidade de representantes entre coligações dos partidos Democratas e Partido Pátria Livre (PPL). O documento, extraído do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), credencia Hemerson Hevelliano Goes Cruz e Sankey Thonsom Thiago Bastos Oliveira como responsáveis pela entrega dos programas eleitorais dos referidos partidos.  “Não estou fazendo uma acusação, mas o assunto deve ser debatido. O programa eleitoral é algo totalmente estratégico, que costumamos guardar a sete chaves. Essa ‘coincidência’, sugere, no mínimo, que o DEM e o PPL dialogam entre suas propostas, o que nos leva a pensar em uma união velada entre os candidatos. Se isso estiver mesmo acontecendo, eles seguem na tentativa de querer enganar o povo feirense”, afirma o vereador. Angelo lembrou que todo candidato deve possuir um compromisso com cada cidadão. “Como alguém pode querer governar uma cidade e fazer do jeito certo se já na disputa, cria alternativas desleais? Se o candidato Adelmo se submete a ser um ‘testa de ferro’ do DEM – afinal, é o que nos leva a pensar o documento – como seria um governo administrado por ele? Se Zé Ronaldo, arruma um dublê para fazer o jogo sujo por ele, que tipo de prefeito ele será? Sinceramente, não dá pra confiar”, considera.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 17.9.2012 | 10h59m
#Brasília
Comissão discutirá revitalização de estradas turísticas na Bahia

A Comissão de Turismo e Desporto realizará nesta quarta-feira (19) audiência pública sobre o incremento do turismo no estado. O objetivo principal é avaliar a revitalização do Caminho da Bahia ou Caminho dos Currais do Sertão. O caminho, criado durante o período colonial, não estava diretamente ligado ao escoamento de metais preciosos, mas foi de fundamental importância no transporte de carne bovina, escravos e produtos europeus. Era também a principal rota de desvio do ouro e dos diamantes. Na época, o metal circulava em pó, e muitos mineradores levavam o ouro para a Bahia, onde adquiriam cabeças de gado para revender em Minas, movimentando um expressivo comércio. Assim a população mineradora podia fugir do pagamento dos tributos que eram cobrados pela Coroa. ntes disso, a Coroa Portuguesa tinha criado a Estrada Real, que é um conjunto de caminhos criados para facilitar o acesso ao Rio de Janeiro de metais preciosos como ouro e diamantes vindos do interior de Minas Gerais. Hoje, a Estrada Real passa por 199 municípios – 169 em Minas Gerais, 22 em São Paulo e 9 no Rio de Janeiro – e tem 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados de área de influência. Foram convidados: o chefe de gabinete da Secretaria de Turismo da Bahia, João Carlos Oliveira da Silva; o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) na Bahia, Pedro Galvão;  o diretor do Instituto Estrada Real, Baques Vladimir Carvalho Sanna. A reunião foi proposta pelo deputado José Rocha (PR-BA) e será realizada às 10 horas, no Plenário 11 da Câmara dos Deputados.
 
 

Enviado por Da Redação - 16.9.2012 | 15h18m
#Eleições 2012
31 candidatos a prefeito na Bahia já foram barrados pelo TRE

Pelo menos 31 candidatos a prefeito foram barrados com base na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). De acordo com levantamento do site G1, com base nas decisões da segunda instância da Justiça Eleitoral, ao todo, no país, 868 postulantes foram impedidos de disputar o pleito deste ano. O número de excluídos representa 0,2% do total de 481.156 candidaturas, inclusive para vice e vereador, registradas no país pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os candidatos que tiveram o registro indeferido em primeira instância puderam recorrer ao TRE-BA. O prazo para o julgamento dos recursos terminou no dia 23 de agosto. Nesta data, todos os processos e resultados já deviam ter sido encaminhados ao TSE. Segundo a Lei Eleitoral, os candidatos barrados em segunda instância com direito a recurso podem continuar concorrendo normalmente até a decisão definitiva do TSE. A Lei da Ficha Limpa também não impede a propaganda, mas cabe ao candidato e ao partido avaliarem o risco de continuar as campanhas depois do indeferimento. Isso porque, de acordo com a Legislação, a candidatura chamada “sub judice”, pendente de decisão final, não conta votos para a legenda no quociente eleitoral. Enquanto não há definição pelo TSE, os votos do candidato que decidiu continuar na disputa são apenas contabilizados, mas aparecem como resultado final zero enquanto “aguardam” a liberação do registro. Caso a candidatura seja barrada em definitivo, os votos são descartados. 

 
 

Enviado por Da redação - 15.9.2012 | 17h17m
#Eleições 2012/Feira de Santana
Lula pede de presente voto para Zé Neto

Lula pede de presente voto para Zé Neto

Quem duvidou teve que engolir. O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva veio à Feira de Santana, neste sábado (15), para reafirmar o apoio à candidatura do deputado Zé Neto à prefeitura. Milhares de admiradores do ex-presidente compareceram à Estação da Música, no maior ato político da campanha, promovido pela coligação “Um novo caminho para Feira” (PT-PP-PCdoB-PSB). “Eu faço aniversário no dia 06 de outubro e vou pedir um presente de aniversário ao povo de Feira de Santana: no dia 07 de outubro vote no 13, vote em Zé Neto para prefeito de Feira de Santana”, pediu Lula em seu discurso. De acordo com o ex-presidente, “Feira de Santana já teve muito coronel e muito manda-chuva. Viaduto é necessário, mas chegou a hora de votar em alguém que entende verdadeiramente o coração e a alma do povo pobre”. O ex-presidente lembrou que sua visita a Feira de Santana não estava autorizada pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, mas graças à insistência do governador Jaques Wagner, o comício foi viabilizado. “O ‘galego’ estava em Dubai e me ligou uma hora da manhã; em Londres, antes de voltar para o Brasil, ele ligou novamente. Disse que eu precisava vir em Feira de Santana, por uma dívida de gratidão”, explicou. Segundo Lula, essa dívida se deve ao desempenho de Zé Neto como líder do governo Jaques Wagner na Assembleia Legislativa.

 
 

Enviado por Da Redação - 15.9.2012 | 8h44m
#Brasília
Projeto prevê uma biblioteca pública em cada município

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 3727/12, que inclui entre os princípios do ensino, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/96), a presença de pelo menos uma biblioteca pública em cada município brasileiro. Conforme a proposta, do deputado Jose Stédile (PSB-RS), será obrigatório um acervo de no mínimo um título para cada habitante do município. Caberá ao Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas determinar a ampliação desse acervo conforme a realidade de cada município, além de divulgar orientações de guarda, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas. O projeto estabelece ainda que os municípios, dentro de sua autonomia e capacidade financeira, deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas públicas seja efetivada no prazo máximo de cinco anos. “A verdadeira função de uma biblioteca pública é promover o desenvolvimento do contexto social onde atua. Para isso, deverá atender aos diferentes tipos de usuários: infantil e adulto, alfabetizado, neoalfabetizado e não alfabetizado, o recluso e o livre, o hospitalizado, o deficiente físico e visual, entre outros”, afirma. São 11 os princípios do ensino previstos na LDB, entre eles: igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
 

Enviado por Da Redação - 14.9.2012 | 9h21m
#Eleições 2012/Feira de Santana
Vereador critica uso da imagem de Lula na campanha

A utilização da imagem do ex-presidente Lula em programas eleitorais está sendo alvo de críticas do vereador Justiniano França (DEM). Segundo o vereador do Democratas, o PT em Feira insiste em dizer que irá trazer obras com apoio de Lula. “Que apoio o ex-presidente Lula poderá dar para trazer obras, se Dilma que é a presidenta do Brasil?”, questiona. No seu entendimento, esta atitude mostra à sociedade que o apoio dado pelo ex-presidente não é viável. “O papel de Lula no atual cenário político deveria ser as explicações sobre o mensalão”, disse. Sobre obras anunciadas pelo candidato petista Zé Neto, o vereador lembrou que o novo SAC em Feira de Santana não é projeto do atual governo. “Passou mais de um ano com a obra parada propositalmente, para que fosse inaugurado próximo ao período eleitoral”. Segundo Justiniano, esta seria a única obra com recursos do Governo do Estado em Feira de Santana. Outro ponto citado pelo oposicionista é a revitalização do aeroporto João Durval Carneiro: “O candidato a prefeito do PT afirmou que o aeroporto só poderia funcionar para carga e descarga. Agora, no período eleitoral o candidato do PT em Feira mudou o seu discurso dizendo que o aeroporto poderá funcionar normalmente, com voos para diversas localidades”.
 
 

Enviado por Da Redação - 14.9.2012 | 9h06m
#Feira de Santana
Ponto facultativo no Dia da Cidade

Em virtude das comemorações alusivas ao Dia da Cidade, as repartições públicas municipais, não sujeitas a regime de plantão e que não prestam serviços essenciais à população, terão o expediente facultativo na próxima terça-feira, 18 de setembro. As atividades serão retomadas na quarta-feira (19), a partir das 07h30. Já o funcionamento das unidades que prestam serviços essenciais como policlínicas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Hospital da Criança, Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) e Vigilância Epidemiológica será mantido. O expediente no comércio local também não sofrerá alterações. O decreto nº 8.698, de 12 de setembro de 2012, foi publicado nesta quinta-feira (13) em jornal de circulação local. A comemoração alusiva ao 179º ano de emancipação político-administrativa de Feira de Santana contará com vasta programação. Haverá missa na Igreja Senhor dos Passos, às 7h20; desfile cívico na avenida Getúlio Vargas, a partir das 8 horas, e sessão solene na Câmara Municipal, às 16 horas.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 14.9.2012 | 8h33m
#Eleições 2012/Feira de Santana
José Ronaldo tem recepção calorosa na Queimadinha

José Ronaldo tem recepção calorosa na Queimadinha

“José Ronaldo já mostrou que tem competência e deve voltar para a Prefeitura de Feira de Santana”. A afirmação é de Natalícia Silva, primeira moradora da Queimadinha a cumprimentar o candidato a prefeito em visita ao bairro, na noite desta quinta-feira (13). Professora aposentada, diz de votar no democrata. “Fez muito pela cidade e é por isso que vou dar o meu voto a ele pela terceira vez”, frisou.    Também presente, o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) observou a calorosa participação dos moradores que saíram em grande número de suas casas para abraçar José Ronaldo e caminhar com ele, ouvindo as suas propostas. Colbert Filho (PMDB), por sua vez, reforçou que para alcançar a vitória é preciso ainda muito trabalho e o apoio de cada eleitor. Foto: SIlvio Tito
 
 
 

Enviado por Da Redação - 14.9.2012 | 8h31m
#Eleições 2012/Feira de Santana
Aviário faz festa para receber Tarcízio

Aviário faz festa para receber Tarcízio

O prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), candidato à reeleição pela coligação “Pra Feira Crescer Muito Mais”, visitou moradores do bairro Aviário, na noite desta quinta-feira (13).  Acompanhado da primeira-dama e deputada estadual Graça Pimenta e do candidato a vice-prefeito, o vereador Ribeiro, Tarcízio foi recepcionado de forma calorosa pelos moradores dos condomínios Aquarius e Vida Nova – Aviário I, ambos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A presença da Comitiva 12 foi festejada pelos moradores dos residenciais, que saíram de suas casas para cumprimentar e abraçar o prefeito. Foto: Reginaldo Pereira 
 
 

Enviado por Da Redação - 13.9.2012 | 16h54m
#Bahia
Assembleia instala Conselho de Ética

A Assembleia Legislativa da Bahia instalou seu Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, que terá como presidente o deputado Reinaldo Braga (PR) e vice, Bruno Reis (PRP). Os dois parlamentares foram eleitos por unanimidade durante a sessão de instalação do colegiado, essa semana. Para o presidente do Legislativo, deputado Marcelo Nilo, a criação e instalação desse colegiado supre uma deficiência da estrutura da Assembleia, além de ir ao encontro do desejo expresso da maioria dos baianos que estão atentos para eventuais desvios de conduta. Com o Conselho de Ética, ele acredita que o parlamento fica em condições de, quando for o caso, oferecer uma resposta rápida para a sociedade. Reinaldo Braga explicou que, com o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Assembleia ganhará um fórum permanente para investigar eventuais irregularidades e faltas cometidas pelos parlamentares. Também poderá punir de forma gradativa os deputados que faltarem com o decoro parlamentar, de forma que a punição seja proporcional à falha cometida. "Até hoje, o regimento da Assembleia Legislativa só prevê como única pena cabível a cassação de mandato", explicou Reinaldo Braga. Com o Conselho de Ética, acrescentou ele, serão implantadas as gradações de pena. Compõe o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar como membros titulares os deputados Reinaldo Braga, Zé Raimundo, Ângela Sousa, Aderbal Caldas, Sidelvan Nóbrega e Kelly Magalhães. Todos representantes do bloco da maioria. Pelo bloco oposicionista, os deputados Sandro Régis (PR) e Bruno Reis (PRP) e pelo bloco minoritário, o deputado Targino Machado (PSC).
 
 
 

Enviado por Da Redação - 13.9.2012 | 9h11m
#Brasília
Projeto permite ampla defesa antes da anulação de filiação partidária

O Projeto de Lei 3698/12, em tramitação na Câmara dos Deputados, estabelece que a anulação de uma filiação partidária depende de processo judicial, com garantia de ampla defesa e de contraditório. O autor da proposta, deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), explica que muitas filiações partidárias são anuladas pela Justiça quando uma pessoa muda de partido, pelo fato de o partido antigo não atualizar a lista de filiados enviada ao juiz eleitoral. Nesse caso, fica caracterizada dupla filiação partidária, o que causa a anulação de ambas as filiações. O deputado quer evitar que a anulação da filiação, provocada pelo descuido de um partido, inviabilize uma candidatura. Ele lembra que, para concorrer a um cargo eletivo, o eleitor deverá estar filiado ao respectivo partido pelo menos um ano antes da eleição. Se o projeto for aprovado, a pessoa que trocou de partido terá chance de provar que não se filiou a dois partidos simultaneamente e que comunicou sua desfiliação ao antigo partido, como determina a Lei dos Partidos Políticos (9.096/95). Conforme a lei, a comunicação da desfiliação tem que ser feita no dia imediato ao da nova filiação, tanto ao partido antigo quanto ao juiz eleitoral. Do contrário, fica configurada dupla filiação. O projeto também estabelece que a dupla filiação será descaracterizada se, antes de iniciado o processo com vistas à declaração da nulidade, o partido do primeiro vínculo encaminhar à Justiça Eleitoral a lista atualizada de filiados (provando a desfiliação do eleitor em questão). A proposta foi apensada ao PL 2211/07, que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.
 
 

Enviado por Da Redação - 12.9.2012 | 16h22m
#Eleições 2012/Feira de Santana
Vereador anuncia desfiliação do PR e apoio a Ronaldo

Vereador anuncia desfiliação do PR e apoio a Ronaldo
Foto: Jorge Magalhães
“José Ronaldo é quem reúne as melhores condições para administrar a cidade”. A declaração é do vereador Maurício Carvalho, ex-líder da bancada do governo, ao revelar o seu apoio ao candidato a prefeito pela coligação “O Trabalho Vai Voltar”, durante sessão na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 12. O vereador disse que esta é uma decisão amadurecida e deixa o Partido da República (PR), no qual foi filiado durante 12 anos, com a consciência que fez o certo. “Não seria ético um apoio a José Ronaldo ainda filiado a um partido da base do atual prefeito”, disse. 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 12.9.2012 | 12h50m
#Câmara de Feira
Petista cita complexo do ‘vira-lata’ para combater críticas do DEM

Petista cita complexo do ‘vira-lata’ para combater críticas do DEM
“Feira de Santana precisa fugir do complexo do vira-lata”, afirmou o vereador Angelo Almeida (PT), durante a sessão desta quarta-feira (12), na Câmara Municipal de Feira de Santana, ao relembrar a expressão usada pelo escritor Nelson Rodrigues, na década de 50. “Nelson Rodrigues criou esse conceito para alertar o povo brasileiro sobre a inferioridade que ele se colocava diante do mundo. Foi uma forma de acordar o Brasil na época e nos fazer perceber que erámos capazes de evoluir. Hoje, na corrida da disputa eleitoral alguns partidos querem imprimir no feirense essa identidade e induzir a comunidade a pensar que não somos capazes de realizar grandes projetos. Não podemos embarcar nessa”, alertou o vereador. Angelo estava se referindo as críticas do partido Democratas as propostas de governo do candidato petista, Zé Neto. A principal delas seria a Trivia, uma linha expressa elevada com faixas para ônibus, bicicletas e pedestres. “Quem pensa Feira como uma cidade pequena, não merece ter a chance de administrá-la. Precisamos de alguém que conhece e acredita no potencial da nossa cidade”, ressaltou. Para ele, um dos caminhos para colocar o projeto da Trivia e outros em prática é o alinhamento com o governo federal que anunciou recentemente um amplo programa de mobilidade urbana em todo país, com investimentos na casa dos R$ 50 bilhões. Atender as cidades de médio porte, como Feira de Santana, é um dos objetivos do medida.
 
 
 
 
 
 


 
 
 

 
2019
Set | Ago | Jul | Jun | Mai |
Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2018
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2017
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Alô Alô Bahia
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
O Protagonista - Augusto F.
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Portal Bk2
Reginaldo Tracajá
Ricardo Noblat
Sala de Notícia
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Terra de Lucas
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2024 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial